Thursday 14 October 2010

Inicio do Torneio de Abertura


Finalmente arrancou o Torneio de Abertura em Maputo!
Com uma semana de atraso em relacao a programacao incial, teve inicio ontem a 1a Jornada do Torneio de Abertura de Hoquei em Patins, na Cidade de Maputo, com a realizacao de 2 jogos.
O atraso registado deveu-se a varios factores, desde da chuva que fustigou o Campo Anexo do Pavilhao do Estrela Vermelha (ex-Malhangalene), cujas aberturas laterais permitem a entrada das aguas pluviais, passando pelos constragimentos ligados a disponibilidade do referido Anexo, terminando com a transferencia da jornada para o Pavilhao do Desportivo.
A jornada de ontem, disputada no Pavilhao do Desportivo, com algumas zonas alagadas pelas chuvas que parcialmente entraram pelas laterais nao protegidas, foi uma afirmacao de todos os participantes em quererem demonstrar que desejam realmente ultrapassar todas as dificuldades e fazerem aquilo que realmente gostam: jogar hoquei!
A disponibilidade do unico Pavilhao adequado a pratica de alta competicao (o Anexo do Estrela nao reune essas condicoes) acabou por surgir como resultado dos pagamentos que a Federacao efectou ao Clube, regularizando assim uma situacao em contencioso ha algum tempo e que impedia a sua utilizacao; um passo positivo!
As 4 equipas que se fizeram presentes, apresentaram-se da melhor maneira possivel, sabendo-se das dificuldades em treinamento e organizacao, tendo os resultados finais sido desnivelados, em face daquilo que cada Clube tem feito em prol da modalidade.
Assim, o Desportivo apresentou-se em forca, derrotando a equipa do Maxaquene desfalcada de tres jogadores fundamentais, por 11-3; a equipa do Maxaquene podera redimir-se deste resultado na proxima jornada, caso todos os jogadores se facam representar.
No outro jogo da noite, o Ferroviario igualmente em forca, derrotou a equipa do Estrela Vermelha desfalcada de alguns jogadores, por expressivos 21-2; dificilmente o Estrela conseguira melhorar, caso nao haja afectacao de mais jogadores, pois apenas 5 jogadores estiveram em campo.
Os resultados nao sao nesta altura de abertura da competicao o mais importante, mas para que as bancadas fiquem recheadas de mais publico, o qual possa disfrutar de um maior nivel competitivo, algumas alteracoes teram que ser tomadas em conta: equilibrio das equipas, com uma distribuicao mais equilibrada de jogadores; o horario nocturno, ligado ao posicionamento do Pavilhao, nao atrai publico; as jornadas deverao ser realizadas ao fim de semana e em horario que coincida com o final de outras competicoes que se realizam na mesma zona, como por exemplo o futebol.
A mobilizacao do publico e fundamental para que a modalidade entre nos amantes do desporto em geral e que nao conhecem a mesma; para tal, os horarios e dias da semana deverao ser discutidos em termos de propaganda da modalidade, praticada apenas por 4 clubes e que acarreta um esforco e investimento enorme, sem que haja um retorno.
ZC55

No comments:

Post a Comment