Tuesday 5 October 2010

Estrela Vermelha de Maputo


Na foto, da esq. p/dir.
em cima: Paizinho, Carlitos, Justino, Josuel e Zefanias
em baixo: Sandro, Passarinho e Senito
Esta equipa formada a partir de 1989 ganhou todos os Campeonatos e Torneios em que participou e seria a base da equipa vencedora do Campeonato Africano em 1993 em Port-Said/Egipto.
Um dos melhores jogadores que Mocambique teve depois da Independencia, SENITO (Arsenio Esculudes Jr.), seguiu em 1991 para a Italia onde jogou profissionalmente durante duas epocas, tornando-se uma referencia no hoquei Mocambicano.
Uma das caracteristicas deste periodo aureo do hoquei em patins, foi o patrocinio de empresas ligadas ao Clube, atraves de pessoas ligadas ao hoquei; um desses patrocinadores na altura, foi a Vicom, dirigida em Maputo pelo Ze Capelao e Miguel Rousseau, dois antigos praticantes, sendo o Miguel uma das grandes figuras do hoquei antes e apos a Independencia;na Africa do Sul, sede da Vicom,o Vitor Carvalho era outro entusiastico patrocinador.
O hoquei dirigido desta forma, permitia garantir a este grupo de jogadores os seus estudos, trabalho, alojamento, alimentacao e transporte; permitia a aquisicao de material e equipamento, de deslocacoes para o estrangeiro para estagios e competicoes; a nivel da Federacao, o Presidente Dr. Hermenegildo Gamito fazia a gestao da modalidade, tendo empresas como a Mabor, Maquinag e Cabora-Bassa a ajudarem e dando patrocinios que aliviavam enormemente o Estado e a Secretaria de Estado dos Desportos de encargos com a modalidade.
Ao mesmo tempo, empresas como a Sobec, liderada pelo hoquista Luis Brito, ou a empresa Joao Ferreira dos Santos atraves do Dr.Fernando Duarte, como Presidente da Associacao de Maputo, ou ainda o hoquista Dr.Felix Mandlate, Director Nacional de Veterinaria, iam ajudando a modalidade e clubes envolvidos; o Desportivo tinha outros patrocinadores como a Socimo, o Ferroviario tinha a empresa-mae mas igualmente alguns patrocinadores individuais.
Tempos diferentes, outras mentalidades e pessoas que gostavam da modalidade e nao se aproveitavam dela para interesses e beneficios pessoais.
ZC55

No comments:

Post a Comment