Wednesday 13 October 2010

Cuca, jogador do Desportivo e da Seleccao



Uma foto do Cuca (Luis Marques), jogando pelo Desportivo em Juniores (camisola branca, no meio de 2 jogadores adversarios) num jogo disputado no antigo campo do SNECI, contra o Malhangalene, em 1976.
Nesta altura, a competicao era disputada a nivel de Juniores e Seniores, havendo varias equipas, entre as quais o Desportivo, o Ferroviario, o Malhangalene, SNECI, Academica,UFA e D.Bosco.
O Cuca teve a possibilidade de jogar e ser treinado pelo saudoso Fernando Adriao e transcrevo aqui algumas das sua proprias palavras sobre esta epoca:

"Em 1976 fui campeão pelo Desportivo de Maputo ainda jogava o Miguel Roussou, que deixou de jogar em 1976. Penso que o seu último jogo foi no Pavilhão do Sporting, também contra a equipa do Ferroviario. Recordo-me de um jogo em especial e contra o BENFICA em que estávamos a perder por 1-7 ao intervalo e conseguimos empatar este desafio a 7-7 só com 03 elementos ( Henrique Vembane na baliza, Fernando Adrião, Cuca e Zeca Santos ) O Miguel Roussou lesionou-se ao intervalo num tornozelo e teve que ir ao hospital. ( Pavilhão do Malhangalene - Grande Noite ) ainda me lembro em que baliza marcámos os golos da 2ª parte ( lado direito para quem está de frente para a mesa de jogo e banco de suplentes ) Marcou-me mesmo muito este jogo com o Fernando a "GRITAR" connosco putos que não podiamos perder esse jogo, pois derrota nem não constava no nosso vocabulário. Neste primeiro ano de Sénior foi tremendo para mim pois entrava nos jogos a tremer porque o respeitinho era muito pelos " MONSTROS " do Hoquei Patinado Em 1977 fui campeão pelo Desportivo de Maputo com Fernando Adrião e Rui Fouto ( outro jogador grande jogador (guarda redes) " desviado " pelo Rito - o que fazia a Filmarte hehehehehe. Ainda me recordo de algumas peripecias bem giras pois eu também joguei andebol no Benfica com o Rui Fouto, Paulo de Carvalho ( basquete do desportivo ) e penso que contigo também. Eram grandes cabazadas quando jogávamos com algumas equipas de Maputo. "
O Miguel Rousseau seria ainda repescado por mim na epoca 1979/80, para a equipa do Costa do Sol, terminando como Campeao Nacional, a primeira Taca conquistada pelo Costa do Sol, depois da transiccao de ex-Benfica de LM para a nova designacao.
ZC55

No comments:

Post a Comment