Sunday 30 May 2010

Associacao Academica de Mocambique

Equipa junior da Associacao Academica de Mocambique, epoca 1973-74, de hoquei em patins.
Aos 17 anos de idade, depois de completar o 7o ano no Liceu Pero de Anaia na Cidade da Beira, fui viver para a entao Cidade de Lourenco Marques, para frequentar a Universidade de LM, na Faculdade de Economia.
Antes de ir para LM, tinha disputado o Campeonato Provincial de Juniores na Beira, representando o Ferroviario da Beira, tendo esse Campeonato tido como vencedor o Ferroviario de LM, depois de ter vencido na final a equipa do D. Bosco; a minha equipa terminaria em 3o lugar, a frente da Lusalite, ultima clasificada.
Durante o Campeonato Provincial disputado na Beira e porque meus pais estavam ja a viver no Dondo, eu fiquei com a equipa do Ferroviario de LM numa das carruagens estacionadas na Estacao dos CFM da Beira, tendo como companheiros o Herculano dos Anjos, o China, o Valdinho, o Matias, o Capitao da equipa, tendo sido convidado pelo Treinador do Ferroviario de LM para jogar pela sua equipa logo que chegasse a LM.
Assim o fiz, logo depois da chegada a LM e de me alojar no Lar dos Estudantes dos CFM, inaugurando o edificio conhecido por Rosas de Mocambique, na Av.Antonio Enes (actual Julius Nyerere), mesmo por cima do Restaurante El Greco.
Ainda fiz uns dois treinos pela equipa do Ferroviario de LM, mas por outro lado tinha o convite da Academica, principalmente do seu Dirigente Jose Manuel Domingues, que me dizia ser inadmissivel que um Lopes Pereira jogasse por uma outra equipa que nao fosse a Academica; para alem disso o ambiente da equipa do Ferroviario era muito diferente do ambiente academico, onde tinha muito mais contactos, amigos, colegas e ficava mesmo ligado ao Self dos Estudantes; assim acabei por ficar na Academica, iniciando a epoca 1972-73 com o Treinador Garradas Domingues e como colegas de equipa o Toni Raujo, o Van Zeller, Passinhas, Pires, Napoles, Araujo, Bernardo, Mota; nesse ano ainda jogou connosco o Matacanha, embora passasse a maior parte da epoca castigado.
Deslocava-me nos autocarros disponiveis entre o Museu e a Associacao Academica, o campo de treinos era no Colegio D.Bosco,onde tinhamos a carrinha da Universidade que fazia o transporte entre o Self (a frente do Tico Tico) e Lhanguene, ao lado da Missao de S.Jose.
Nessa altura a AAM possuia igualmente uma equipa de Seniores que tinha dois anos antes sagrado vencedora de um Nacional Senior na Beira, com os jogadores Jorge Pauleta, Vitor Rosa, Quim Pinto, Napoles, Pinduca, Jose Mauro, Joao Boavida, Mario Pires, Joao Raposeiro, Ernesto e como Seccionista o entusiastico Pina.
(continua)

1 comment:

  1. pessoal a reno esta com um passatempo muito bom ate setembro, um stick e uma camisola do pedro gil,aproveitem http://www.hockeyreno.com/es/concurso-reno.html

    ReplyDelete