Sunday 16 May 2010

Piri-piri mocambicano



Noticia publicada no jornal "O Pais on line":


"Moçambique quer exportar novos produtos para o mercado europeu
Quinta, 11 Fevereiro 2010 10:10 Belizário Cumbe

O país quer promover produtos não tradicionais. Moçambique vai investir pouco mais de um milhão de dólares na promoção de exportações de produtos não tradicionais dirigidos especialmente ao mercado europeu.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelo Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), em coordenação com a CBI, uma organização holandesa virada à promoção de exportações nos países em vias de desenvolvimento.
O financiamento deste projecto será coberto em 63% pela embaixada da Holanda em Moçambique, sendo que os restantes 33% estarão a cargo do Instituto para a Promoção de Exportações.
De acordo com a directora-geral do IPEX, Cecília Candrinho, o país pretende introduzir no leque das exportações nacionais para Europa produtos como manga, amendoim, ananás, artesanato, assim como garantir a entrada directa naquele mercado da castanha de caju, que actualmente é importada da Índia.
A representante avançou ainda que os produtos nacionais ainda enfrentam problemas de qualidade, nomeadamente no que diz respeito às embalagens, daí que o IPEX assinou 16 memorandos de entendimento com diversas organizações, tanto nacionais e internacionais, para ajudarem na monitoria e implementação do projecto."

Pois tem sido um habito comprar piri-piri mocambicano na cadeia de distribuicao TESCO, aqui na Inglaterra, por enquanto o unico produto nao tradicional que tem estado disponivel nos mercados que visito aqui na Inglaterra.

As fotos foram tiradas hoje e sao do piri-piri que comprei para acompanhar o caril de camarao, uma prova de que as iniciativas do IPEX poderao estar a resultar, pelo menos no que se refere a este produto de muita boa qualidade, com um sabor fresco e forte picante, que me transporta ate as memorias dos tempos em que tambem o produzia no quintal da Av.Anchieta 225 (hoje sede da ADEV-Associacao Desportiva Estrela Vermelha) em Maputo.

Combinado com a producao de anturios, a criacao de patos, galinhas e esporadicamente de um leitao que chegava a porco, para alem das fruteiras existentes (manga, papaia, limao, coco, banana) ajudavam a economia caseira, em tempos de austeridade e de salarios baixos, de uma economia centralizada e socialista, em que o cartao de abastecimento garantia um minimo necessario ao consumo diario de uma familia mocambicana.

Tempos do Marechal e da "Luta Continua", da "Independencia ou morte, venceremos"!!

ZC55


No comments:

Post a Comment