Friday 17 September 2010

Seleccao no Xai-Xai


Como parte da divulgacao da modalidade e a primeira participacao de Mocambique como Pais Independente, os jogadores pre-seleccionados foram jogar a Xai-Xai, no piso do Clube de Gaza.
Na foto pode-se reconhecer:
em cima, da esquerda p/ direita:
Ferreira (Dirigente), Alfredo Nicolas (GR), Mario Goncalves, Arsenio Esculudes, Luis Marques (CUCA), Miguel Paulo, Cumba (GR) e Joao Mangue (massagista);
em baixo, esq. p/dir.: Antonio Simoes, Jose Mendes, Ze Carlos, Ze Mauro e Guilherme (roupeiro); entre mim e o Ze Mauro esta aminha filha Cristiana.
Destes jogadores, o Jose Mendes destacava-se como sendo o nosso melhor avancado,muito habilidoso, bom patinador e remate certeiro; no entanto, algo iria acontecer pouco antes da saida da equipa para o Mundial na Argentina.
Sem qualquer tipo de aviso, o Jose Mendes, de um dia para outro, desapareceu sem deixar nehum rasto: fizemos muitas perguntas, muitas diligencias e contactos, mas nada, ninguem nos dizia nada de concreto;o proprio seleccionador Fernando Adriao nao sabia de nada e apenas nos dizia que algo deveria ter passado, mas que ele nao tinha sido informado; como na altura a saida de pessoas do Pais era uma realidade e na maior parte das situacoes, uma surpresa ou accao nao contada, tal o temor que existia, acabamos por nos resignar com tal perda.
Alguns anos mais tarde, comecamos a receber algumas informacoes de que o Jose Mendes estaria na Zambezia, sua Provincia natal, possivelmente em Mocuba, que para la se teria retirado, para se juntar a sua mae; mas continuava o misterio, porque teria ele desaparecido sem nos dizer nada e ainda por cima sabendo que ele era o jogador mais influente da Seleccao e a sua ausencia se fez notar ao longo do Mundial?
Em 1990, vou de viagem para a Beira, em servico e ao mesmo tempo para levar material para uma escola de patinagem que existia na Beira e encontro-me com o Jose Mendes, o qual juntamente com os irmaos Marroquins, treinavam cerca de 30 jovens no Pavilhao dos Desportos (ex-Mocidade Portuguesa), no Bairro Central da Beira, mesmo de fronte da Catedral e antigo Hospital Rainha Santa Isabel.
Somente nessa altura o Jose Mendes me contou toda a sua odisseia: quando estava a treinar pela Seleccao e a jogar pela UFA e depois Mocambique Criquete, o Jose Mendes era correspondente do jornal Noticias da Beira em Maputo; trabalhava num escritorio por cima do Cafe Continental e escreveu um artigo que chamou a atencao das autoridades de seguranca,o que levou o envio de agentes do SNASP ao escritorio do Jose Mendes.
Durante a revista encontraram os planos de construcao de uma moradia situada no prolongamento da rua do Miradouro (ex-Duques de Connaugh), quem desce em direccao as traseiras do Hotel Polana; essa moradia pertencia ao Eng.Rui Ferreira, proprietario da UFA, onde o Mendes tinha jogado.
Depois da saida do patrao da UFA, o Mendes apoderou-se dos documentos da referida casa e ficou com eles, sem nenhuma intencao concreta, apenas por curiosidade e talvez pensando que os documentos poderiam mais tarde vir a ser uteis.
Mas por azar do Mendes, quem foi morar para essa moradia, depois do abandono do seu proprietario, foi nem mais nem menos o Presidente da ZANU Robert Mugabe, asilado politicamente na capital Mocambicana; esta-se mesmo a ver que a SNASP nao teve nenhumas duvidas sobre o envolvimento do Mendes numa operacao destinada a liquidar o Robert Mugabe e levou o Mendes para a BO e dai para os campos de reeducacao situatos em Niassa, donde viria a sair muito mais tarde.
E caso para dizer, que Mocambique nao teve melhor prestacao no Mundial da Argentina, porque o seu melhor jogador foi preso e condenado sem julgamento e enviado para a reeducacao!
Nao importava se era o melhor jogador, o que prevaleceu foi a suspeita e sem nenhuma possibilidade de defesa, o Mendes foi condenado popularmente e nos ficamos sem o nosso melhor jogador.
Depois do nosso encontro na Beira, o Jose Mendes ainda veio viver em Maputo onde tentou de novo jogar no Estrela Vermelha, mas ja nao era o mesmo jogador, as marcas deixadas pelos dificeis tempos, tinham custado imenso e o Jose Mendes era agora uma pessoa triste e acabada!
Refressou a Beira e depois nao soube mais nada sobre a sua vida.
(continua)
ZC
(Obrigado ao CUCA pela foto e inspiracao)

No comments:

Post a Comment