Noticia publicada hoje no Jornal Noticias de Maputo:
"MUNDIAL DE SAN JUAN-2011 - Selecção de hóquei inicia preparação em Pretória
Em Pretória, mais concretamente no pavilhão da ACP (Associação da Comunidade Portuguesa), a equipa nacional irá realizar jogos de controlo frente a selecção sul-africana que também se prepara para marcar presença no Campeonato do Mundo do Grupo B a realizar-se em Dornbirn, Áustria, no próximo mês.
Nesta primeira fase de preparação, a equipa moçambicana não contará com a presença dos internacionais que se encontram a jogar em Portugal (Paulo Pereira, Júlio Soares, Nuno Adrião e Bruno Adrião), devendo ser inteiramente constituída por hoquistas a actuarem no país, sendo bem provável que se registem algumas estreias de jogadores que estiveram presentes no ”Africano” ao serviço do Estrela Vermelha e que deixaram muitas boas indicações.
Pedro Tivane, técnico que irá dirigir a Selecção Nacional em Pretória, afirma que começar cedo a preparação é muito importante pois permite que se faça um trabalho mais pormenorizado em todos os aspectos (táctico-técnico e físico), bem como abre mais espaço para se fazer uma observação minuciosa em relação a condição de cada atleta.
O facto é que ver a Selecção Nacional começar com a preparação quando falta pouco menos de um ano para o Mundial, pode ser visto como uma revolução no hóquei nacional, se se atender que nas anteriores edições os trabalhos se iniciaram a poucos meses da abertura.
Refira-se, que no último Campeonato do Mundo realizado em Vigo, Espanha, no ano passado, o colectivo nacional ocupou a décima primeira posição e parte para San Juan com objectivo de melhorar essa classificação.
Na fase de grupos, Moçambique terá como adversários Portugal, Angola e o primeiro classificado do Mundial do Grupo B, que provavelmente venha a sair do trio constituído por Andorra, Holanda e EUA, na condição de candidatos fortes ao título B."
Esta noticia faz referencia a jogadores internacionais a jogarem em Portugal; de facto, apenas o jogador Julio Soares tem treinado e prepara-se para jogar, para poder participar mais uma vez (devera ser a sua ultima participacao ) num Mundial do Grupo "A"; os restantes jogadores mencionados, Paulo Pereira, Nuno Adriao e Bruno Adriao ja arrumaram os patins, desde que terminou o Mundial de Vigo e nao fazem intencoes de retornar a pratica de alta competicao.
Estao ja identificados varios jogadores que poderao substituir estes 3 ex-atletas, muito mais jovens e com muita forca de vontade em representarem as cores de Mocambique.
ZC55
Que grande jogador vai ser o Filipe. A selecção de Moçambique que se prepare para convocar este jogador, pois no médio prazo vão ter que contar com ele.
ReplyDeleteViva Moçambique
Jorge Oliveira