Sunday 12 September 2010

Historial do hoquei em Mocambique pos-Independencia


























"TRANSCRIÇÃO do DOCUMENTO: Iniciamos hoje a divulgação de alguns promenores que julgamos de interesse para os leitores no que diz respeito à preparação da equipa nacional de hóquei em patins. A preparação duma equipa não se pode fazer espontanemamente. Existe a necessidade de se criar uma infra-estrutura que lhe preste todo o apoio necessário.Uma base. Assim, foi esta a primeira preocupação que surgiu.o estabelecimento duma infra-estrutura capaz de fornecer o indispensável apoio, integrando-se na selecção propriamente dita para, em conjunto, tentarem obter os melhores resultados. Essa base foi assim constituída:"


Logo apos a Independencia, a primeira Seleccao Nacional de Hoquei em Patins foi convocada pelos treinadores Garradas Domingues e Abilio Moreira, integrando varios jogadores dos quais a maioria acabaria por sair do Pais por varias razoes pessoais, ligadas a nova politica marxista-leninista orientadora da nova Republica Popular; o principal obejctivo desta Seleccao foi defrontar a equipa da Holanda que se deslocou a Mocambique tendo realizado diversos jogos em varias Provincias.


Apos a maior parte dos jogadores desta Seleccao terem saido de Mocambique, formariam em Portugal uma forte equipa, o Sesimbra, composta pelo Carlos Pereira (RIP), Carlos Cunha, Ze Pedro Flores Cardoso, Fernando Antonio, Carlos Silveira, Ze Adriao e Toni Guedes, conquistando um titulo europeu, uma Taca equivalente a CERS, confirmando o elevado nivel tecnico existente na altura a nivel do hoquei Mocambicano.


Outros ficariam em Mocambique e fizeram parte da segunda Seleccao Nacional que participou pela primeira vez num Mundial, em 1978, na Argentina, em S.Juan; esta equipa seria orientada pelo Fernando Adriao (RIP) e jogadores como o Arsenio Esculudes, Joao Boavida, Ze Mauro e Antonio Simoes representariam pela segunda vez as cores nacionais; em Mocambique continuaria o Miguel Rousseau, um jogador equiparado ao Antonio Livramento, mas por ter optado pela nacionalidade Portuguesa, assim como o Luis Brito, outro jogador de nivel elevado, nao fizeram parte desta equipa nacional.


A preparacao da equipa nacional para o Mundial da Argentina foi feita de acordo com o Organigrama aqui apresentado e divulgado no jornal Noticias, incluindo os jogadores convocados; os elementos directivos e atletas que fizeram parte desta estrutura organizativa tiveram varios destinos, alguns dos quais ja partiram deste mundo dos vivos, deixando saudades e memorias sobre a sua participacao no historial do hoquei em patins em Mocambique.


O topo da estrutura era liderada pelo Luis Magalhaes que seria depois indigitado como Presidente da Federacao, que muito trabalhou para que a participacao no Mundial da Argentina fosse uma realidade; pouco depois do regresso a Mocambique, o Luis Magalhaes acabaria por se afastar da Federacao por razoes profissionais (na altura era desenhador na Electricidade de Mocambique) e por motivos de saude, vindo a falecer uns anos mais tarde, sem ter tido nenhum reconhecimento oficial por parte das estruturas desportivas pelo trabalho desenvolvido na manutencao da modalidade no novo Pais.


Nesta estrutura organizativa, pode-se constatar a presenca do actual Presidente da Federacao, na altura responsavel do sector de Campos e Equipamentos, juntamente com o A.Ferreira, confirmando a longa ligacao deste amante da modalidade desde os primodios da Federacao Mocambicana, de facto o unico sobrevivente deste estrutura directiva que se encontra em Mocambique, para alem de alguns atletas convocados na altura.


(continua)
ZC55

(Obs: muito obrigado ao Luis Marques, o nosso conhecido CUCA, pela documentacao e fotos colocadas no seu Facebook)

No comments:

Post a Comment