Friday 17 September 2010

Fernando Adriao como Seleccionador


A Seleccao Nacional de Mocambique participou pela primeira vez num Mundial de Hoquei em Patins, na Argentina /S.Juan, em 1978.
Esta equipa foi convocada e treinada pelo Selecionador Nacional Fernando Adriao, considerado por muitos como o melhor hoquista de todos os tempos.
Como jogador, penso haver muita documentacao e registos sobre o Fernando Adriao, mas pouco se sabe como Selecionador desta equipa Mocambicana, que participou no Mundial da Argentina/1978.
O Fernando Adriao em 1977/78 foi por mim convidado para jogar pelo Benfica, juntamente com o Luis Brito, Carlos Pinto, Alfredo Nicolas, Tome dos Santos e Felix Manjate.
A equipa do Benfica formava-se depois de um encontro entre mim e o Julio Rito, numa situacao muito peculiar: conheci o Julio Rito quando ele foi embater nas traseiras do meu carro estacionado no passeio do meio da Av. 24 de Julho, em frente da Filmarte e do entao Quartel General das FADM.
O carro acabou por ser reparado nas oficinas do entao Presidente do Benfica (seria o Sr. Santos ?) um benfiquista ferrenho, que tinha recebido a presidencia do entao Benfica de LM, depois da saida de varios dirigentes benfiquistas para Portugal ou Africa do Sul; alguns socios e simpatizantes acabariam por apoiar esta equipa, nos seus ultimos dias como Benfica, pois em 1979 mudaria para Costa do Sol, depois de um periodo transitorio em que se chamou ex-Benfica (durou ainda alguns meses ate adopcao do novo nome).
Como jogador desta equipa e tendo ao meu lado um jogador da envergadura do Fernando Adriao, apesar dos seus 38 anos de idade, tive a oportunidade de aprender alguma tecnica individual, nomeadamente na proteccao de bola, remate usando a mao esquerda como alavanca e balanceamento do corpo, defesa individual e alguma tecnica de dominio de bola;igualmente aspectos tacticos e de marcacao de livres relacionados com a forma como se jogava na altura (defesa em quadrado, em losango e alguma marcacao individual).
Estes conhecimentos e aprendisagem tiveram seu prolongamento na Seleccao,onde o Fernando Adriao deixava de ser jogador para ser apenas o treinador; estivemos concentrados um mes na Catembe, na Casa de Praia da SUT, onde o mesmo Fernando Adriao era o Director-Geral; o cozinheiro era o Samuel que muito carinhosamente nos preparava as refeicoes e onde tivemos todo o apoio que precisavamos.
A nivel de preparacao fisica, o tecnico indigitado foi o Tome dos Santos que igualmente jogava (o unico jogador de campo suplente que tinhamos nessa equipa do Benfica) e teve uma accao importante nos trabalhos de resistencia, forca e velocidade, atraves dos circuitos de manutencao que nos dava, para alem de varios "crosses" que eu detestava, pela sua monotonia e longa duracao.
Num desses "crosses", na Av.Keneth Kaunda, fomos interrompidos e saudados pelo secretario do Partido, Marcelino dos Santos, um adepto do hoquei e que estaria presente na despedida da Seleccao antes do Mundial, num Pavilhao da Malhangalene completamente repleto de apoiantes que na altura acreditavam numa auspiciosa presenca mocambicana, liderada pelo campeonissimo Fernando Adriao; na altura ainda se pensou que ele poderia jogar, mas foi categorico na sua posicao: nao iria usar a camisola nacional Mocambicana contra Portugal, apesar de na altura ter ainda a nacionalidade Mocambicana.
(continua)
ZC55

No comments:

Post a Comment