Saturday 13 November 2010

Bruno Pinto






















Bruno Pinto, jogador Mocambicano actualmente a jogar no Clube de Hóquei do Carvalhos, faz parte de uma família de desportistas que ao longo de muitos anos fizeram parte do panorama desportivo em Mocambique.
Seu avo António Soares Azevedo, praticou ciclismo no Clube Desportivo do Alto-Maé, jogou futebol no Clube Desportivo da Malhangalene e foi Seccionista do Hóquei em Patins do Clube Ferroviario de Mocambique; as fotos dos cartoes de atleta e dirigente desportivo atestam a carreira eclética do "Mais Velho"; interessante a isencao da licenca de bicicleta por ser praticante de ciclismo, através duma postura camarária; será que actualmente, uma isencao deste tipo poderia reactivar e dinamizar a modalidade de ciclismo em Mocambique, principalmente agora que se aproximam os Jogos Africanos?
A mae do Bruno, a Paula Azevedo, minha conterranea do Chiveve, praticou basquetebol igualmente no Ferroviário; seu tio Miguel jogou hóquei no Ferroviário e daí a influencia que teve nos seus sobrinhos Bruno e Paulo (sobre este escreverei mais tarde).
O Bruno joga a defesa-médio, possui uma violenta stickada de ambos os lados (é um jogador dextro), um óptimo organizador de jogo, defende muito bem e fisícamente é muito forte; os seus adversários (e ás vezes os próprios colegas) quando chocam com ele, batem e caem atordoados!
Gosta de marcar penalties, é eficaz na sua marcacao assim como nos livres directos, situacoes que de acordo com as novas regras sao fundamentais nos resultados finais dos jogos; marca muitos golos, efectua muitas assistencias e recupera rápidamente para zonas defensivas.
O Bruno tem 25 anos, pesa 88 kgs, mede 1,79m e será sem dúvida alguma uma mais valia para a equipa nacional de Mocambique, principalmente agora que alguns dos seus jogadores mais influentes deixaram de praticar a modalidade (caso do Bruno Adriao).
O Bruno tem um carácter firme e com muita dignidade, apresentacao exterior calma, fortemente determinado e motivado para representar o País que viu nascer seus progenitores.
ZC55

2 comments:

  1. Olá,

    Sou o Jacinto Silva, nasci em Lourenço Marques no ano de 1960. Vim para Portugal em Novembro de 1974. Actualmente resido em Ílhavo-Portugal.
    Relativamente à fotografia publicada – “Equipa de Hóquei dos Infantis do Ferroviário de LM, 1973”, gostaria de referir que a mesma foi tirada no campo do Desportivo de Lourenço Marques, quando vencemos o Malhangalene. Eu sou o jovem de pé do lado direito e creio que o Miguel é o jovem de pé do lado esquerdo.

    Ainda guardo o meu bilhete de identidade de atleta do Clube Ferroviário, 1973, bem como uma fotografia da Equipa de Hóquei Infantil, quase igual à está exposta no blog.

    Parabéns pelo blog e Força Moçambique!
    Um abraço.
    Jacinto Silva

    ReplyDelete
  2. Ainda estou no aguardo sobre a publicação do atleta Paulo Pinto, que muito contribuiu no histórico publicado na matéria...Abraços!

    ReplyDelete