Monday 1 November 2010

Angola organiza Mundial "A" 2013




Existe um ditado Mocambicano que diz:"Camarao que dorme a onda leva!"






Pois aí está: Angola vai organizar o primeiro Mundial do grupo "A" no Continente Africano, em 2013, conforme decisao tomada pelo CIRH durante o Mundial "B" recentemente realizado na Austria/Dornbirn.




Depois da retirada do Mundial "A" 2011 a Mocambique, com uma tentativa no meio por parte da Federacao Angolana em substituir Mocambique, a atribuicao final a Argentina/S.Juan, em 2013 será a vez de Angola, que tem apostado sériamente nesta modalidada.




Reproduzo aqui a noticia do Jornal dos Desportos de Angola hoje publicada em









"Angola pode albergar Mundial de 2013
Silva Cacuti - Hoje

Patinagem (FAP) que presenciou a reunião magna
A Assembleia-geral do Comité Internacional de Rink Hockey realizado a 29 de Outubro em Dornbirn, na Áustria, decidiu, por unanimidade, atribuir a Angola a organização do campeonato do mundo de 2013. Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP) que presenciou a reunião magna daquele organismo internacional, disse à nossa reportagem que havia na mesa da assembleia as candidaturas de Portugal, França e Chile, mas pesou o facto de em Angola a prova vir, pela primeira vez, ao continente africano.O encontro, que decorreu à margem do campeonato do mundo B, aprovou as datas dos campeonatos de juniores de Barcelos, Portugal, de 11 a 17 de 2011. Ficou também aprovada a data de 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2011para a disputa do mundial de seniores A, na cidade argentina de San Juan. Recordar que o continente esteve perto de receber a prova de 2011 cuja organização, inicialmente atribuída a Moçambique, acabou por lhe ser retirada, por alegados atrasos nos aspectos organizativos e atribuído à Argentina.Angola, que já esteve preparada para acolher a prova mundial em 1974, na Cidadela Desportiva, mas que não se efectivou devido às convulsões políticas em torno da Independência Nacional, vai entrar para a história como o primeiro país africano a acolher o evento. De resto, a FAP já tem demonstrado prontidão organizativa. Recentemente Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, presidente da FAP apresentou um pavilhão multiuso moderno na zona do Kikuxi que, especula-se, poderá ser palco do evento. O recinto com capacidade para 2000 lugares sentados é dotado de cabines de imprensa, piso de madeira, placard electrónico, entre outros. Campeonato da Argentina tem Lusófonos no mesmo grupo Pela primeira vez na história dos Campeonatos do Mundo, em San Juan, Argentina Angola, Portugal e Moçambique vão jogar a primeira fase inseridos no mesmo grupo que, agora, fica completo com a integração dos Estados Unidos da América, vencedor do campeonato do mundo B. Já é considerada a festa da lusofonia e sabe-se que muita rivalidade vai apimentar a irmandade do grupo C, a julgar, não só pela nova luta entre angolanos e moçambicanos mas também, devido ao crescimento da selecção angolana, alguma hombridade que pode haver no jogo com os portugueses.Em Vigo, angolanos e moçambicanos jogaram no mesmo grupo e o resumo ficou manchado pela tentativa dos mambas em desqualificar o conjunto angolano por alegada má inscrição de João Pinto que, aliás, acabou por não jogar o resto da prova. O Brasil, outro lusófono, vai ser cabeça-de-série no Grupo D, grupo onde também vai estar a Inglaterra, além da França e da Colômbia. O grupo B integra o terceiro país africano, a África do Sul, que depois do segundo lugar no Mundial B junta-se aos angolanos e moçambicanos na prova principal. A Argentina é cabeça de série e completam o grupo B as equipas da Itália e Alemanha. No grupo A a Espanha, campeã mundial, vai jogar com a Suiça, Chile e Holanda, terceiro classificado do mundial B."


Nesta reportagem é feita alusao ao protesto apresentado por Mocambique por irregularidades na inscricao do jogador Angolano Joao Pinto, o qual foi validado pelo CIRH com a suspensao do jogador durante o resto do Campeonato e uma multa de cerca de 500 Euros, mas sem retirada de pontos a Angola que assim beneficiou desta inverdade desportiva; o Jornal de Desporto esqueceu-se de igualmente dizer que nao era apenas o jogador Joao Pinto que estava mal-inscrito, mais dois jogadores foram irregularmente inscritos, casos do André Centeno e Tiago Sousa (guarda-redes); opinioes opostas, como sao opostas as suas lateralidades continentais!



A Federacao Mocambicana nao se fez representar nesta Reuniao do CIRH (nem sei se terá sido mesmo informada ou convidada)





ZC55



(Fotos do Website Roller Hockey UK)

No comments:

Post a Comment