Sunday 28 November 2010

Kiko Esculudes

Kiko com a Seleccao Nacional de Mocambique no Mundial de Montreux / 97 (em baixo, 3o a contar da esquerda)
Kiko numa disputa d bolacom jogador Holandes,observado a distancia pelo Paulo Pereira, durante Mundial de Oliveira de Azeméis / 2003 (foto da UK Roller Hockey)

Kiko controlando abola,preparando um passe,durante jogo do Mundial de Oliveira de Azeméis/2003 (Foto da UK Roller Hockey)


Kiko e a sua equipa de sempre, o Ferroviário de Maputo; segundo jogador da esquerda p/direita, em pé



Outro excelente jogador Mocambicano, já com várias internacionalizacoes e uma longa experiencia em competicoes internas, Kiko Esculudes, mais um membro da família Esculudes, é sem dúvida um jogador fundamentalpara a Seleccao Nacional de Mocambique que irá disoutar o Mundial da Argentina / S.Juan / 2011.


Joga normalmente a defesa -médio,mas quando necessário, pode também jogar numa posicao mais avancada.


Gosta de marcar golos, faz imensas assistencias, marca e defende muito bem; tem um remate colocado e possui alguma técnica individual que lhe permite ultrapassar o adversário nas marcacoes individuais.


É o Sub-Capitao da Seleccao e tem um relacionamento calmo e respeitador com seus colegas, técnicos, dirigentes e adversários; diria que em muitos aspectos defensivos, é como seu pai Arsénio, um dos melhores defesas-médios que Mocambique teve, mesmo antes da Independencia Nacional.


Mais um jogador que vai ser peca fundamental no xadrez da equipa nacional de Mocambique e o técnico que vier a assumir o comando da Seleccao nao poderá deixar de contar com este valioso jogador.



Um dos aspectos em que tenho tentado ajudar o Kiko, é a possibilidade de jogar num Campeonato mais competitivo; houve uma proposta de Franca que acabou por nao se realizar e depois a oferta da Federacao da Catalunha para jogar numa equipa da 2a Divisao em Espanha,mas por impedimentos burocráticos por parte da Federacao Mocambicana, ainda nao foi possível ao Kiko poder evoluir num outro nível, onde de certeza melhoraria a sua qualidade técnica, assim como as suas condicoes de vida, que neste momento em Mocambique sao muito dificeis.


Ao Kiko desejo os maiores sucessos e que consiga ultrapassar as suas dificuldades, pois trata-se de uma pessoa agradável, respeitadora e muito humilde.


ZC55

No comments:

Post a Comment