Friday 19 November 2010

Campeonato de Maputo


Teve início na passada 4a feira o Campeonato da Cidade de Maputo, a ser disputado pelas 4 habituais equipas da Cidade, único local onde existe competicao num imenso Mocambique, onde outrora quatro Provincias tinham competicao e se podia fazer um Campeonato Nacional.


Assim o Campeonato da Cidade acaba por ser tambem um espécie de Campeonato Nacional, a nao ser que uma equipa de Quelimane consiga representar numa competicao, o esforco que se fez naquela Cidade ainda há pouco tempo, mas que me parece estar agora estagnado.


De acordo com o Jornal Noticias, a equipa do Maxaquene conseguiu um empate frente ao Ferroviário, tendo sido uma surpresa; para mim é uma afirmacao e prémio para um conjunto de jogadores, técnicos e simpatizantes, que teimam em representar uma colectividade com enorme prestígio no panorama desportivo Mocambicano, mas por outro lado a equipa nao é acarinhada pelo próprio Clube.


No outro jogo o Desportivo venceu folgadamente um Estrela Vermelha que nao consegue melhorar as suas prestacoes, apesar de todo um esforco em manter viva a modalidade num clube que foi o primeiro Campeao Africano e que muito fez pelo hóquei em Mocambique.


Em relacao ao Estrela Vermelha, um clube com ligacoes ao SISE e Ministério do Interior, duas instituicoes com afectacao de fundos estatais elevados, continua a enfrentar dificuldades para apoiar a modalidade; li recentemente um artigo do jornalista Machado da Graca, em que se refere ao orcamento do SISE como sendo superior ao Ministério da Saúde e ao da Educacao,mas para o desporto e neste caso o hóquei nao me parece haver muita afectacao desse orcamento.


Publico aqui a notícia do Jornal Notícias de hoje:



Campeonato de Hóquei em Patins da Cidade de Maputo: Campeões feridos defrontam Estrela
A SEGUNDA jornada do Campeonato da Cidade de Hóquei em Patins, a disputar-se na noite de hoje, ganhou maior nível de interesse depois na primeira ronda, realizada quarta-feira, o Maxaquene ter surpreendido o Ferroviário, detentor do título, com um empate a quatro golos.
Maputo, Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010:: Notícias

Hoje, os “locomotivas”, feridos no seu orgulho, defrontam o Estrela Vermelha e a expectativa é ver até que ponto esse resultado negativo terá afectado o grupo. O encontro tem início previsto para as 20:00 horas no pavilhão do Desportivo.
Na partida que encera a ronda, o Maxaquene e o Desportivo medem forças entre si, a partir das 21:00 horas.
Entretanto, como foi referido anteriormente, na primeira jornada registou-se um resultado que estava fora das cogitações de muitos até dos mais optimistas adeptos “tricolores”. A equipa do Maxaquene pôs em sentido o campeão em título com um empate repleto de golos.
Os “tricolores” não se intimidaram com o poderio dos “locomotivas” e entraram decididos a jogar o jogo pelo jogo. Por outro lado, os “verde-e-brancos”, sem o seu capitão Kiko, o líder da colectividade, denotavam grandes dificuldades para fazerem fluir o seu jogo. O certo porém, é que os comandados de Abdul Azize chegaram a estar a ganhar, por 4-1, no final da primeira parte, um resultado que deixou boquiaberto os presentes no pavilhão do Desportivo.
Mas na etapa complementar, talvez ávidos em que o jogo terminasse naquele instante, a equipa “tricolor” desconcentrou-se e permitiu que os “locomotivas” chegassem ao empate.
O Maxaquene passou assim ao lado de uma vitória história sobre o poderoso Ferroviário.Quem tirou proveito deste resultado foi o Desportivo que recebeu e goleou o Estrela Vermelha, por 10-2. Mesmo desfalcado de muitas das suas unidades, os “alvi-negros” impuseram o estatuto de favoritos a conquista do título e obtiveram um triunfo incontestável.


ZC55



No comments:

Post a Comment