Tuesday 15 June 2010

As Vuvuzelas!


Na foto esta a maior Vuvuzela do Mundo, tocada sempre antes de um dos jogos do Mundial.
Esta localizada em Cape Town e teve como patrocinador a Hyundai, em colaboracao com outra empresa Sul-Africana (ver em http://www.chrisrawlinson.com/2010/06/hyundai-cape-town-giant-vuvuzela/)
As Vuvuzelas tem criado muita polemica, mas tudo indica que irao perdurar durante o Mundial.
Uma das minhas colegas de trabalho que e Sul-Africana, trouxe-me uma Vuvuzela para eu experimentar: nao e facil, e preciso alguma tecnica mas quando se produz o som desejado e mesmo muito forte, tal e qual um uivo de elefante.
A minha primeira tentativa com sucesso foi feita dentro da Sala de Refeicoes e foi uma autentica algazarra no meio dos meus colegas; por um lado conhecem a minha loucura pelo futebol e ate aceitam as minhas brincadeiras, mas por outro lado e mesmo incomodativo e disturbou o ambiente, pelo o que tive que parar os meus ensaios.
Mas ficou a experiencia e nao me perturba ver os jogos com o som permanente das Vuvuzelas, trata-se duma questao de habito; os cantares das claques e que desapareceram, mas ainda consegui ouvir um pouco do "God save the Queen", porque dizem ter sido inferior o numero de Sul-Africanos no jogo da Inglaterra com os EUA.
Daqui a pouco sera o Portugal versus Costa do Marfim, veremos se a musculatura e tecnica individual dos Marfineneses nao se impoe a tactica e colectivismo dos Portugueses.
ZC55

No comments:

Post a Comment