Tuesday 4 January 2011

Ano Novo, vida velha!







Com o inicio deste ano novo,a vida continua da mesma maneira como terminou em 2010; de regresso a Inglaterra,depois de umas curtas férias em Portugal, onde tive a oportunidade de ver alguns amigos e passar algum tempo com a familía, o trabalho e os estudos continuarao a ser a prioirdade neste novo ano; a realizacao do Mundial em S.Juan/Argentina, o convite para retornar ao Egipto e a possibilidade de regressar a Portugal para mais umas férias, sao de imdeiato os planos para este ano.






No inicío deste ano, uma noticía despertou-me o interesse, publicada no Jornal Noticías de Maputo, que aqui transcrevo:







Embarcação desaparecida na Beira: Não há evidências que seja pirataria
A EMBARCAÇÃO pesqueira moçambicana “Vega 5”, dada como desaparecida desde a última sexta-feira, na cidade da Beira, foi localizada a meio da manhã de ontem ao largo de Nacala a navegar em direcção ao norte. No entanto, segundo o Vice-Ministro das Pescas, com os dados até aqui disponíveis o Governo não está em condições de confirmar se se trata de um caso de sequestro, tal como vem sendo veiculado por algumas agências noticiosas.
Maputo, Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2011:: Notícias

Segundo Gabriel Muthisse, e considerando que a embarcação foi vista em movimento, é provável que por estas alturas já esteja fora das águas nacionais, a cruzar a costa da vizinha República da Tanzania ou de outros países da costa oriental do Oceano Índico.
Muthisse garantiu, todavia, que a situação está a ser devidamente monitorada com base no trabalho das instituições do Estado moçambicano e na cooperação com os países vizinhos e da região.
Ainda assim, de acordo com o vice-ministro das Pescas, todo o cuidado está sendo tomado no sentido de preservar a vida dos 24 tripulantes a bordo que, segundo dados apurados pelo “Notícias”, são dezanove moçambicanos, três indonésios e dois galegos.
“A nossa precaução em relação à vida dos tripulantes é válida para qualquer dos casos, seja um sequestro ou uma outra situação qualquer. Na verdade, está claro que, tratando-se de um sequestro, por exemplo, todo o cuidado será pouco para lidar com o assunto, tratando-se de pessoas imprevisíveis. Até ontem o barco continuava sem comunicação com o continente, razão por que todas as tentativas de contacto que vêm sendo feitas não têm surtido nenhum efeito”, disse o vice-ministro.
De acordo com informações veiculadas por várias agências internacionais, citando um comunicado da Missão da União Europeia contra a Pirataria no Oceano Índico, a embarcação terá sido sequestrada em alto mar, próximo à costa de Madagáscar.
Segundo as mesmas fontes, o facto de a comunicação com a embarcação ter sido repentinamente interrompida terá reforçado a ideia de que se trata de um sequestro, além de que – acrescentam – o barco que foi visto a escoltar o “Vega 5” é geralmente usada por piratas da Somália.
Propriedade da empresa PESCAMAR, o “Vega 5” é um barco de pesca com 24 metros de comprimento e capacidade para transportar 140 toneladas de carga. Habitualmente tem ancorado no Porto da Beira, em Sofala. Entretanto, não foi possível obter detalhes sobre a embarcação junto da firma proprietária, uma vez que os responsáveis da empresa estiveram indisponíveis durante praticamente todo o dia de ontem.






O que ressalta nesta noticía é o facto da embarcacao Vega 5 pertencer a Pescamar; lembro-me que esta embarcacao fez parte da frota pesqueira da Efripel, empresa mista entre a Emopesca.ee e a Tayo Fisheries do Japao, sediada em Quelimane e que depois foi transferida para a Pescamar, presumo como aquisicao por parte dos parceiros espanhóis no negócio da Pescamar;desde do útimo Mundial em Vigo, perante a falta de apoio e consideracao demonstrada pela Administracao da Pescanova, principal accionista da Pescamar, que esta empresa em Mocambique tem vindo a ter uma série interminável de dissabores: incendios, afundamentos e agora esta situacao; é mesmo caso para dizer que enquanto nao forem acalmados os espirítos hoquistas, a Pescamar irá continuar a sofrer prejuízos incalculáveis, muito superiores a pequena ajuda que poderiam ter dado a Seleccao de Mocambique durante o Mundial de Vigo/09.






Regresso em breve com os contactos efectuados em Portugal para o reforco da Seleccao de Mocambique e do encontro com outro grande hoquista Carlos Pinto, veterano ainda em actividade.






ZC

No comments:

Post a Comment