Tuesday 31 August 2010

Parabens Samantha


No dia 31 de Agosto de 1987, cerca das 5.30 de uma tarde soleira, quando a minha amiga enfermeira Lolo me anunciou que tinha sido novamente pai de uma menina!
Depois de muita ansiedade e espera, nascia uma bonita e rechonchuda bebe, que viria a chamar-se Samantha, ou mais tarde por outros diminutivos caseiros como Gaga, Samy ou ainda Samanterrima ou Samantolas por parte de alguns amigos.
Para mim seras sempre a minha Samy ou Gaga, como te chamaria depois a tua mana mais nova.
Que passes um dia em cheio, com a tua mana velha Cris e com as tuas amigas em Sevilha e que tenhas muitas felicidades e muita saude por muitos loongos anos!
Poppy

Sunday 22 August 2010

Escolas de Patinagem em Maputo


Nicolau Manjate, Presidente da FMP e Sandro dos Santos
Nicolau Manjate, Pedro Tivane e Gito c/ telemovel
Nicolau Manjate e Paula Pimentel
Estas fotos referem-se a distribuicao de material e equipamento pelas escolas de Patinagem de Maputo, atraves do Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem Nicolau Manjate que recentemente passou a dirigir os destinos do hoquei em patins em Mocambique.
As varias equipas constituidas com base nas Escolas do Desportivo,Estrela Vermelha e Ferroviario, receberam varios patrocinios empresariais e individuais, dos quais destaco a equipa patrocinada pelos amigos do Luis Brito, um hoquista que ficara para sempre ligado ao desporto Mocambicano pela sua forma entusiastica e dedicada, nao so ao hoquei em patins como igualmente ao futebol juvenil, numa homenagem mais do que merecida.
Espero que as Escolas de Patinagem sejam a prioridade do novo Presidente e que continue a lutar para que os miudos nao deixem de ser apoiados e que muitos mais possam juntar-se a modalidade; a visita de equipas do primeiro nivel mundial a Maputo, atraves de realizacao de Torneios Internacionais, podera ser uma alavanca no relancamento da modalidade, como aconteceu no passado, quando Mocambique conseguiu ter o melhor hoquei mundial.
ZC55



Saturday 21 August 2010

Seleccao Mocambique 1990


Seleccao de Mocambique

Torneio Internacional de Johannesburg / 1990

Pavilhao da Uniao Portuguesa

(Da esquerda para a direita)

Em cima: Celio Pimentel, Sandro dos Santos, Arsenio Esculudes (Treinador), Ze Carlos (Seleccionador Nacional), Dr.Carlos Sousa (Medico), Prof. Lazaro Sengo (Preparador Fisico), Afonso Gordandas e Pedro Tivane;

Em baixo: Pedro Pimentel (Capitao), Fulgencio Mandinga, Eurico Pereira (Passarinho/Guarda-Redes), Ernestino Gabriel (Antoninho/Guarda-Redes), Arsenio Esculudes (Senito) e Justino Miguel.

Esta Seleccao de Mocambique, em 1990 foi disputar um Torneio Internacional de Hoquei em Patins em Johannesburg, logo depois do anuncio do fim do "apartheid".

Ate essa altura, o intercambio desportivo entre Mocambqiue e a Africa do Sul estava suspenso devido a politica segregacionista do regime Sul-Africano, tendo esta equipa vencido o Torneio, contando por vitorias todos os jogos disputados.

Alguns destes atletas continuam ligados a modalidade, uns ainda como praticantes Sandro dos Santos), ou dirigentes, tecnicos (Justino e Tivane), arbitro (Antoninho) outros infelizmente faleceram (Senito assim como o Prof. Lazaro Sengo); um e o actual Vice-Ministro da Juventude e Desportos Dr. Carlos Sousa (Caze), um ex-Juiz de Xai-Xai (Gaza) Dr.Celio Pimentel, um Engenheiro de Aguas Pedro Piementel, um Psicoterapeuta (Ze Carlos), de uma forma ou outra continuam todos lutando para que a modalidade possa renascer em Mocambique.

ZC55

Hoquista celebrou casamento Presidente Samora e Graca Machel

Facto curioso:
foi um hoquista, um guarda-redes de hoquei em patins que casou o Presidente Samora Machel e Graca Machel!
Descobri este facto no website do Francisco Velasco
Marciano da Silva, era na altura o Conservador do Registo Notarial e teve como enorme responsabilidade a celebracao do casamento do primeiro Presidente da Republica de Mocambique, Marechal Samora Machel com Graca Machel (na altura Simbine, actualmente Mandela).
Este facto curioso ajuda-me a perceber o respeito e interesse que o falecido Presidente Samora tinha pela modalidade de hoquei em patins; recordo-me das sua palavras, na Recepcao oferecida no Palacio Presidencial da Ponta Vermelha em Maputo, por ocasiao do encerramento do Quarto Congresso do Partido Frelimo: Porque foi que os Portugueses nos quizeram marcar tantos golos no Mundial da Argentina? Foi porque nos mudamos o nome de Lourenco Marques para Maputo e eles nao gostaram, assim se vingaram! Nao faz mal, um dia iremos ganhar, continuem a trabalhar!
Estavam comigo o Carlton Banze e a Binta Jambane, nos os tres escolhidos para participarmos no Congresso em representacao de todos os desportistas e do desporto nacional (Hoquei em Patins, Futebol e Atletismo).
ZC55

Friday 20 August 2010

Parabens Cidade da Beira!


Baixa da Cidade

Porto de Pesca da Beira














Clube Ferroviario da Beira

Parabens a Cidade da Beira, por estes seus 103 anos de elevacao a categoria de Cidade. Parabens a minha Cidade, a beira do Indico, com o seu Xiveve, a sua Praca do Municipio,os seus cafes Capri, Scala, Riviera, o Hotel Mocambique, a Piscina do Ferroviario, o Porto de Pesca e a Estacao dos Caminhos de Ferro; o meu primeiro Clube, o Ferroviario da Beira, o Liceu Pero de Anaia, a Escola Comercial e Industrial Freire de Andrade; o ATCM e o 100 A Hora, o Grande Hotel e as praias do Macuti, Estoril, Nautico, Oceana, a Praca da India; o Bairro da Matacuane, a Munhava, a Chota, a Clube de Golfe, a Manga Loforte, o Esturro e o Maquinino; os Cinemas Nacional, S.Jorge, Olimpia, Novocine; o Pavilhao dos Bicos, o Jardim do Bacalhau, as Palmeiras, muito mais sitios e lugares para lembrar e recordar.




E todos aqueles que ao longo da minha juventude e mais tarde trabalhando para o sector pesqueiro, compartilharam momentos inesqueciveis, vai um grande abraco por este dia.



Muitos mais anos de vida e progresso para esta Cidade que continua a resistir a muitas intemperies; e tivemos muita sorte em nao termos mudao de nome depois da Independencia de Mocambique: o velho Marchal estava distraido e nao reparou que o nome da Beira afinal era do Principe da Beira em homenagem a uma figura colonial; espero que com a nova afirmacao nacionalista e cultural, baseada na mudanca da toponimia das cidades, vilas e lugares, a nossa Cidade do Futuro nao venha a mudar de nome!








ZC55

Tuesday 17 August 2010

Nicolau Manjate assume Presidencia da FMP


Nicolau Manjate, terceiro a contar da direita para a esquerda.

Apos a resignacao de Candido Coelho como Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem, assume agora os destinos do hoquei em patins Mocambicano o Nicolau Manjate, que desempenhava o cargo de Vice-Presidente para a area das Relacoes Internacionais, conforme carta enviada ao CIRH pelo proprio Candido Coelho.

O recem nomeado Presidente da Federacao Mocambicana Nicolau Manjate tem a sua frente a enorme tarefa e responsabilidade no relancamento da modalidade para patamares mais elevados, onde num passado recente e outro ainda mais longinquo, o hoquei Mocambicano apresentava-se como uma potencia a nivel mundial e africano.

Uma das primeiras accoes a levar a cabo pelo novo Presidente sera agregar a sua volta todos aqueles que estavam desavindos em relacao ao comando do Candido Coelho e com base nos Estatutos legalizados proceder a uma Assembleia Geral para nomeacao dos novos corpos dirigentes.

Nesta altura deverao todos aqueles que gostam da modalidade, reunir-se em torno deste dirigente, que desde a altura da primeira Federacao Mocambicana logo apos a Independencia de Mocambique, fez parte dos seus quadros dirigentes, tendo sido um dos apoiantes do saudoso Fernando Adriao no comando da 1a Seleccao Mocambicana num Mundial, o da Argentina/1978, assim como de outros historicos como o tambem saudoso Luis Magalhaes, do Abdul Satar, e outros dirigentes da altura, que tudo fizeram para que o hoquei nao tenha desaparecido depois da saida do Pais de muitos atletas, tecnicos, dirigentes, apoiantes e patrocinadores.

O Nicolau Manjate tem relacoes familiares proximas de dois Ministros do actual Governo de Mocambique,para alem de ser uma pessoa dedicada, calma e directa na forma como lida com as outras pessoas.

Um ultimo agradecimento ao Candido Coelho por tudo aquilo que ele fez pela nossa modalidade; mais uma vez soube demonstrar todo o seu desportivismo e sentido de responsabilidade pessoal e colectiva.

ZC55

Saturday 14 August 2010

Web site do Francisco Velasco


Finalmente esta disponivel o website do Francisco Velasco, um Campeao do Mundo, da Europa, do Mundo Latino e de Portugal, representando sempre Mocambique e suas equipas; seria igualmente Treinador e Seleccionador de varias equipas, escreveu varias teses e livros sobre a modalidade e agora oferece-nos mais um extraordinario trabalho por si elaborado.





Posso passar horas a ler as suas vivencias, experiencias, visao da modalidade, etc., um autentico Professor com direito a um Honoris Causa pela sua dedicacao, conhecimento e sabedoria relativa a uma modalidade especifica, cujos principios poderao ser aplicados a outras modalidades desportivas.



Um local de visita obrigatoria por parte de todos os amantes do hoquei em patins e nao so, tambem para muitos outras desportistas e publico em geral, aberto a sugestoes, participacoes, contribuicoes e debate, para alem de aglutinador de muitas mais historias ligadas ao historial hoquista mundial.



Um grande abraco de agradecimento ao meu primo Xico por este inigualavel trabalho!


Bem hajas Campeao!



ZC55

Thursday 12 August 2010

Noticias de Maputo


Fotos recebidas hoje de Maputo,onde apenas alguns atletas vao praticando a modalidade recreativamente.
Factores positivos: campo e iluminacao disponivel, bem equipados e animados!
Factores menos positivos: os "frangueiros"ausentes, banco de jogadores dentro de campo e tabela de fundo incompleta.
De resto, tudo na mesma: nao ha competicao, nao ha gestao nem o Presidente se demite!
Assim de longe ate parece que sao apenas estes atletas que continuam a resistir heroicamente, teimosamente nao baixando os bracos e lutando para a continuidade do hoquei em patins.
As dificuldades continuam profundamente enraizadas, decepando esforcos motivadores e aglutinadores por parte daqueles que sentem dolorosamente o paulatino enterro da modalidade!
ZC55


Thursday 5 August 2010

Associacao Academica de Mocambique (II parte)

(II parte)
A 30 de Maio publiquei a primeira parte sobre as equipas de hoquei em patins da Associacao Academica de Mocambique, entre 1972 e 1975, antes da Independencia Nacional de Mocambique.
A foto da equipa senior, onde se ve o Mario Pires, Pinduca, Ze Manuel Domingues(Dirigente), Ze Mauro, Capitao Vitor Rosa, Raposeiro, Jorge Pauleta e Joao Boavida (guarda-redes) e o Ernesto.
Esta equipa deslocou-se no final da epoca 72-73 a Africa do Sul para a disputa de um Torneio Internacional disputado na Uniao Portuguesa de Johannesburg.
Uma das condicoes impostas pela Direccao da Associacao Academica liderada pelo Romeu Rodrigues que acabava de substituir o Ivo Garrido (tinha sido compulsivamente enviado para a tropa colonial) foi a nao discriminacao racial entre os espectadores e jogadores, uma posicao assumidamente politica contra a existencia na altura do regime de apartheid sul-africano.
Esta exigencia acabaria por ser aceite pelos dirigentes do Clube Portugues da Uniao de Johannesburg, mas duvido que tenha tido uma aceitacao por parte das autoridades sul-africanas; mas la se ultrapassaram as dificuldades politicas e a equipa acabou por participar no Torneio; eu acompanhei a equipa como Tesoureiro, nao podia jogar mesmo sendo ainda junior, pois tinha tido um acidente no Lar do Estudante do Ferroviario numa brincadeira com o Hernani Domingues (jogador de futebol do Benfica LM e estudante de Engenharia).
Durante o Torneio houve um enorme "sururu" quando o Ze Mauro sofreu insultos racistas por parte de jogadores adversarios e de espectadores; foi uma confusao geral e o Treinador da Academica, Garradas Domingues teve que intervir com a sua autoridade para que o incidente terminasse. Lembro-me que apesar da exigencia de nao segregacao racial entre os espectadores, apenas um espectador nao-branco estava presente, precisamente o empregado da limpeza do estadio, tal a discriminacao que existia de uma forma natural na Africa do Sul.
No regresso a Mocambique este incidente foi analisado e condenado pela Direccao da AAM, com uma forte reaccao de contestacao por parte da equipa, que culminou com a retirada em massa desta equipa senior da colectividade estudantil, formando-se entao na epoca de 73-74 uma nova equipa senior designada por UFA.
Recentemente recolhi um comentario do Mario Pires que fazia parte desta equipa da AAM sobre a formacao da equipa da UFA que transcrevo do Facebook:
Mário Pires commented on Antonio Castro Araújo's photo: "Sim, a Académica (hóquei claro... o "tal desporto" para ELITES... credo...) acabou devido a "certos "einsteins" (?!?!) renovadpres, inovadores, pensadores, etc., etc., etc.., que "despontaram" com a "revolução dos cravos" !!! Enfim !!!Nas a Equipe, TODA ELA, não se desfez e formamos a UFA. Alguém se lembra ?Abração CASTRO."
O Mario Pires seria um dos defensores do movimento FICO que tomou conta da Radio Mocambique nos dias que precederam os Acordos de Lusaka em 7 de Setembro de 1974 e que culminaria com a morte de muitos inocentes ao longo dos dificeis dias que seguiram a assinatura do Acordo.
Transcricao:
"The first of such episodes was caused by an upheaval in the capital city on 7 September 1974, with the seizing of offices and transmitters of the Rádio Clube de Moçambique, in protest against the Lusaka Agreement signed by the Portuguese Provisional Government and FRELIMO, which provided for the handover of power exclusively to the nationalist movement. This upheaval was led by FICO (Frente Integracionista de Continuidade Ocidental – Integrationist Front for Western Continuity), a movement mostly composed by whites with which FRELIMO dissidents and other members of the black community unwilling to accept a one-party system had allied themselves. FRELIMO supporters retaliated with bloody riots in the black shantytowns surrounding the city and, during several days, thousands of people, mostly Portuguese, were barbarously slaughtered, along with blacks who had allegedly remained loyal to their employers." in http://en.wikipedia.org/wiki/Samora_Machel
Claro que me lembro ainda vividamente destes episodios todos, como poderia esquecer-me desta epoca marcante na vida de milhares de pessoas?
(continua)
ZC55

Tuesday 3 August 2010

A Festa continua!


...e a festa Africana continua, com a realizacao dos jogos da CPLP chegando ao fim!


E mais uma vez fico com vontade extrema de voltar a patinar e jogar hoquei neste piso deste imponente e majestoso Pavilhao do Maxaquene!
Voltar a viver as vitorias sobre a Seleccao de Angola, os golos marcados ao Petro de Luanda atraves dos passes recebidos do fabuloso Fernando Adriao!
Voltar a reviver a conquista do primeiro Campeonato Nacional pelo Costa do Sol, emergente do ex-Benfica de LM, com o Miguel Rousseau, Neutel de Abreu, Dadinho Muge, os juniores Americo e Nicolau como guarda-redes!
As imensas festas do hoquei e basquetebol, desde da stickada do Rui Dias nas costas do Fernando Adriao, das arrancadas do Ze Pedro Flores Cardoso, ou das stickadas do Manel Carrelo, etc.....dos 71 pontos marcados num so jogo pelo gigante Americano Greg Howard da Academica na vitoria sobre o Sporting do Nelson, Mario, Molinhas, Simango...e o Ze Freitas Branco a apitar! E o Fernandinho a desligar as luzes do Pavilhao porque o Tomane estava ainda a fazer o teste comigo na Faculdade de Economia...

Que saudades, que vontade em gritar bem alto: "Porque, Sr. Harro, nos faz chorar desta forma tao cruel? Sera que merecemos todo este desprezo porque somos diferentes?"


A LUTA CONTINUA!


ZC55