Saturday 21 August 2010

Seleccao Mocambique 1990


Seleccao de Mocambique

Torneio Internacional de Johannesburg / 1990

Pavilhao da Uniao Portuguesa

(Da esquerda para a direita)

Em cima: Celio Pimentel, Sandro dos Santos, Arsenio Esculudes (Treinador), Ze Carlos (Seleccionador Nacional), Dr.Carlos Sousa (Medico), Prof. Lazaro Sengo (Preparador Fisico), Afonso Gordandas e Pedro Tivane;

Em baixo: Pedro Pimentel (Capitao), Fulgencio Mandinga, Eurico Pereira (Passarinho/Guarda-Redes), Ernestino Gabriel (Antoninho/Guarda-Redes), Arsenio Esculudes (Senito) e Justino Miguel.

Esta Seleccao de Mocambique, em 1990 foi disputar um Torneio Internacional de Hoquei em Patins em Johannesburg, logo depois do anuncio do fim do "apartheid".

Ate essa altura, o intercambio desportivo entre Mocambqiue e a Africa do Sul estava suspenso devido a politica segregacionista do regime Sul-Africano, tendo esta equipa vencido o Torneio, contando por vitorias todos os jogos disputados.

Alguns destes atletas continuam ligados a modalidade, uns ainda como praticantes Sandro dos Santos), ou dirigentes, tecnicos (Justino e Tivane), arbitro (Antoninho) outros infelizmente faleceram (Senito assim como o Prof. Lazaro Sengo); um e o actual Vice-Ministro da Juventude e Desportos Dr. Carlos Sousa (Caze), um ex-Juiz de Xai-Xai (Gaza) Dr.Celio Pimentel, um Engenheiro de Aguas Pedro Piementel, um Psicoterapeuta (Ze Carlos), de uma forma ou outra continuam todos lutando para que a modalidade possa renascer em Mocambique.

ZC55

No comments:

Post a Comment