Saturday 21 August 2010

Hoquista celebrou casamento Presidente Samora e Graca Machel

Facto curioso:
foi um hoquista, um guarda-redes de hoquei em patins que casou o Presidente Samora Machel e Graca Machel!
Descobri este facto no website do Francisco Velasco
Marciano da Silva, era na altura o Conservador do Registo Notarial e teve como enorme responsabilidade a celebracao do casamento do primeiro Presidente da Republica de Mocambique, Marechal Samora Machel com Graca Machel (na altura Simbine, actualmente Mandela).
Este facto curioso ajuda-me a perceber o respeito e interesse que o falecido Presidente Samora tinha pela modalidade de hoquei em patins; recordo-me das sua palavras, na Recepcao oferecida no Palacio Presidencial da Ponta Vermelha em Maputo, por ocasiao do encerramento do Quarto Congresso do Partido Frelimo: Porque foi que os Portugueses nos quizeram marcar tantos golos no Mundial da Argentina? Foi porque nos mudamos o nome de Lourenco Marques para Maputo e eles nao gostaram, assim se vingaram! Nao faz mal, um dia iremos ganhar, continuem a trabalhar!
Estavam comigo o Carlton Banze e a Binta Jambane, nos os tres escolhidos para participarmos no Congresso em representacao de todos os desportistas e do desporto nacional (Hoquei em Patins, Futebol e Atletismo).
ZC55

1 comment:

  1. Caro Zé Carlos

    Bravo. Está um Site interessante. Nunca são demais.

    Primo Chico

    ReplyDelete