Sunday 25 September 2011

Mensagem enviada a equipa Mocambicana





Excelentes fotos do jogo entre Moçambique e os Estados Unidos da América que podem ser vistas no site:



Entretanto posso agora aqui colocar a minha mensagem enviada a Seleccao Nacional antes deste primeiro jogo:

MENSAGEM PARA A SELECCAO NACIONAL DE MOCAMBIQUE

Meus irmaos!

Chegou a hora da verdade; chegou o momento em que tudo o que foi feito e realizado até hoje vai ser avaliado dentro do campo.

Para hoje chegarmos aqui, a este momento da verdade, muitas lutas e perdas foram necessarias; foram muitas as horas de trabalho duro, de treino desgastante, de viagens cansativas, de imensos contratempos, de sacrificio e sofrimento.

Hoje estamos aqui porque houveram outros que criaram condicoes para que esta presenca neste Mundial fosse possível; é o momento para lembrar de todos aqueles que se dedicaram à nossa modalidade e que sacrificaram grande parte das suas vidas pelo nosso hóquei.

O Pai Pimentel, o Pai Sigalete, o Sénito, o Madivate, o Pereira, o Nogueira, o Brito, o Duarte, o Adriao, o Cumba, o Félix, o Sengo, o Gomes, e muitos mais, todos aqueles que já partiram, mas que muito fizeram para que hoje voces podessem estar aqui a representar o Hóquei em Patins, o Desporto e o Povo Mocambicano; todos eles, estao aqui connosco neste momento, para nos fazer lembrar e sentir aquilo que eles nos ensinaram.

Conseguimos mais uma vez fazer aquilo que poucos pensaram ser possível: juntamos gerações separadas geográficamente, mas que sempre estiveram ligadas culturalmente; o sentimento de uniao e interajuda deste grupo sempre existiu, muito antes dele se ter fisicamente juntado, porque espiritualmente estiveram sempre ligados; quantas vezes nao ouviram vossos pais, familiares falarem sobre esse País chamado Moçambique? Quanta nostalgia e saudade rodeavam as conversas em torno da vivencia nessa terra mágica chamada Moçambique? São sonhos tornados realidades! São histórias tornadas verdadeiras!

Neste momento conseguimos reunir afinidades, amigos, familiares, simpatizantes de dois Países que sempre estiveram ligados, materializando a união entre dois Povos que se complementam, apesar das distancias fisicas; conseguimos elevar o nosso espirito de solidariedade desportiva.

A nossa tradicao e historial no hóquei dá-nos o direito de reclamar que somos melhores que o nosso adversário; temos conhecimento, experiencia, habilidade e técnica, para vencer jogos!

É um imenso orgulho, honra e responsabilidade ter ao peito esse emblema que simboliza a esperanca de uma vida melhor em cada Mocambicano!

Chegou a hora e o momento decisivo!

Entrem em campo com um só objectivo: GANHAR! VENCER! TRIUNFAR!

Estamos Juntos e Juntos Venceremos!

MOCAMBIQUE HOYE!

A Luta Continua!

Do vosso sempre Zé Carlos;

Vôvô não dorme!

No comments:

Post a Comment