Tuesday 27 September 2011

Cazé decisivo na primeira vitória internacional

Foto de despedida da Selecção Nacional de Hóquei em Patins ao Vice-Ministro da Juventude e Desportos, Dr.Carlos Sousa (Dr.Cazé, o quarto da esquerda para direita, em cima)

A primeira vitoria do Desporto Mocambicano, pós-Independência, fora do País, foi alcançada pela equipa de hóquei em patins do Benfica de LM, em 1979, num Torneio Internacional realizado em Luanda.

Fizeram parte dessa equipa os seguintes jogadores:

Rui Fouto e Fusa (Carlos Sá) como guarda-redes;

Carlos Pinto, José Carlos, Luis Brito, Neutel de Abreu e Cazé (Carlos Sousa);

O Treinador era o Campeão do Mundo Fernando Adrião; o massagista era o João Mangue; acompanhavam ainda a equipa o Delegado e o Chefe de Delegação Julio Neto.

Viajamos de Maputo para Luanda, num vôo da TAAG, passando por Lusaka e já a bordo a nossa presença fez-se sentir no seio das hospedeiras; algumas delas seriam nossas fãns ate ao final do Torneio.

No primeiro jogo jogamos com a segunda equipa de Angola, o Futebol Clube de Luanda e ganhamos por 6-2; no segundo jogo, mais equilibrado, ganhamos a um Misto de Luanda por 2-1; a final foi disputada com o Petro Atlético de Luanda e ganhamos esta final por 2-1.

Durante o jogo da final, ainda na 1a parte, quando ganhavamos por 1-0, fui agredido traiçoeiramente pelo jogador Viegas, com uma sticada na cabeca, quando estava a disputar um lance na nossa defensiva; uma agressão por traz, nao tive nenhuma hipótese de me esquivar e um corte enorme na minha nuca, fazia jorrar sangue abundantemente; tive que sair do jogo e ir para o Hospital de Luanda, onde fui suturado com 8 pontos.

Para me susbstituir, entrou o Cazé e foi através da sua entrega e abnegacão, que conseguimos defender o resultado até meados da 2a parte, altura em que regressei do Hospital; ainda me preparava para de novo entrar, calçando os patins (quando fui para o Hospital, apenas descalcei os patins e tirei as luvas) e de novo a nossa equipa aumentava a vantagem para 2-0, um golo do Neutel de Abreu; durante o tempo em que estive fora do rinque, o Cazé foi sempre uma seta apontada para a equipa adversária, tendo tido várias oportunidades de marcar, colocando mesmo uma bola ao poste; a defender, a sua entrega foi fundamental para conseguir travar os angolanos e no meu regresso ao campo para o substituir, o Cazé foi muito aplaudido por todo o estádio; até ao final da partida, ainda sofremos um golo de grande penalidade marcado pelo melhor jogador angolano.

Foi assim, graças a entrega e sacrifício do Cazé que conseguimos a primeira vitória num Torneio Internacional; no regresso a Maputo, seríamos recebidos pelo Governador José Moiane, que ainda este ano, na minha estadia em Maputo, me encontrou no BIM e se lembrou da homenagem efectuada na altura.

Aqui fica o registo de um dos maiores embates entre equipas de Moçambique e Angola, uma velha rivalidade que hoje mais uma vez irá acontecer, dentro de uma hora, quando iniciar o Moçambique x Angola, para decisão de passagem para os quartos de final do Mundial de S. Juan, na Argentina.

5 comments:

  1. Pois é Zé, temos de pôr a tua memória a funcionar em pleno e começar a gravar/registar essas mesmas memórias. Darão com certeza 1 livro e pêras. Mas aí na tua memória desta primeira vitória internacional (em terra dos kambas, ainda por cima), falta a festa da vitória no Hotel Costa do Sol. Eh, eh, eh!!! E as pedradas e as "moedadas" da "simpática" assistência no fim do jogo, para coroar a nossa vitória. Mas das angolanas nunca tivemos razão de queixa. Abraços. Que os que já partiram estejam a curtir lá em cima ou onde estiverem.

    ReplyDelete
  2. O nosso Motorista era um grande jogador de futebol, e tudo fez p/nos arranjar uns barris de cerveja; depois com a ajuda de uma bomba de ar p/encher pneus, lá íamos tirando a cerveja dos barris! O Secretário de Estado do Desporto,Rui Mingas, só perguntava pelo Fernando Adrião:"Mas porque é que ele não me veio visitar?";respondia-lhe o "Busca-Polos":"Excelência,ele está muito ocupado a dar autógrafos, mas há-de vir..."!!

    ReplyDelete
  3. O melhor jogador angolano era o Fragata, que depois chegou a Capitão do Exército e mais tarde seria condenado a morte por tráfico de diamantes; no entanto,por ter jogado pela Selecção de Angola, safou-se ao fuzilamento!

    ReplyDelete
  4. Acho q o motorista era o Queiroz, 1 malabarista e tecnicista c/ a bola de futebol. Qd íamos a voar, logo as hospedeiras nos foram avisando q as farras em Luanda duravam até de madrugada, e nós 1 pouco admirados lá fomos acreditando. Eis senão quando, ao nos levarem à 1a. farra, numa em q estariam aí 1s 2 dezenas de farristas (contando connosco), e qd chegou à meia noite e nos quisemos vir embora, logo percebemos pq é q as farras demoravam até de manhã: é q havia recolher obrigatório!! Pois, o Fragata foi indultado.

    ReplyDelete
  5. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ... ...
    BOMBA DE AR

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=bomba+de+ar&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    ReplyDelete