Sunday 6 February 2011

Senito e Raúl Madivate




Senito (Arsénio Esculudes Júnior) e Raúl Madivate foram dois dos melhores jogadores Mocambicanos de hóquei em patins, depois da Independencia Nacional de Mocambique, que nos deixaram quando ainda tinham muito para dar a modalidade.


Os dois partiram mais ou menos no mesmo período, meados de 2006, ambos vitímas de doenca e cuja degradacao fisíca ocorreu num espaco de tempo muito curto.


Os dois fizeram parte das minhas equipas a nível de Clubes e Seleccao Nacional, tendo jogado com eles e posteriormente treinado ambos os jogadores, no Estrela Vermelha, nos Campeonatos Mundiais e Africanos e Torneios de Montreux (Taca das Nacoes).


Ambos eram exímios patinadores, com um bom domínio de stick e bola, bom drible e potentes remates colocados, jogando para a equipa e sobressaindo em lances individuais que marcavam a diferenca.


De temperamento diferenciado, ambos eram bons amigos, respeitadores e gostavam de brincar e usavam o humor como uma forma divertida de comunicacao; estive com ambos pela última vez, precisamente no Estrela Vermelha em Maputo, depois de um treino da Seleccao que se preparava para o Mundial em S.José nos EUA e um jogo de veteranos contra uma equipa mais nova; ao Sénito dei-lhe como recordacao um stick Reno Azul e ao Raúl Madivate deixei públicamente um pedido de apoio, através do Programa Radiofónico sobre Automobilismo do António Marques, para ajudarem o Raúl pois ele já se encontrava muito doente.


Que ambos descansem em Paz!!


ZC

No comments:

Post a Comment