Sunday 27 February 2011

2011 Ano Samora Machel




Por ocasiao dos 25 anos do acidente de Mbuzini, onde o primeiro Presidente de Mocambique Samora Moisés Machel viria a falecer, juntamente com vários membros da sua comitiva presidencial, comemora-se em 2011 o Ano de Samora Machel, nao só em Mocambique assim como na Diáspora.


Assim participei ontem num encontro organizado pelo Alto Comissariado de Mocambique para o Reino Unido, onde estiveram presentes vários conhecidos e amigos, tendo igualmente tido a oportunidade de conhecer mais alguns Mocambicanos a residirem aqui no Reino Unido.


Para além da presenca habitual do nosso simpático e prestável Alto Comissário António Gumende, da incansável Attaché Sra. Hanifa, a D.Hilda, a Sandra Mussagy, o Hiuane Abacar, todos estes membros do Alto Comissariado,muitos convidados fizeram-se presentes.


Foi Mestre de Cerimónias o Juliano Saranga e o principal orador o Virgíio Juvane, nosso representante na Commonwealth do sector da Educacao; partilharam ainda suas experiencias vividas com o Presidente Samora dois antigos guerrilheiros, o Miguel e a Maria, esta companheira inseparável de Josina Machel.


Um dos oradores foi precisamente o neto do Presidente Samora e filho do Idelson Machel (também falecido há alguns anos por razoes de saúde) tambem com o mesmo nome do seu avo, Samora Machel; o filho do Professor Aquino de Braganca, que faleceu no mesmo acidente aéreo, esteve igualmente presente e levantou a questao que ainda hoje, nao se sabe exactamente o que contribuiu para o referido acidente.


Eu tive igualmente a oportunidade de contar um dos episódios vividos com o Presidente Samora e a audiencia gostou da forma como me referi ao Presidente, imitando-o na sua maneira de dirigir as pessoas.


Entre os amigos presentes, os manos de Birmingham Mussá Ali e Preciosa, o Humberto Heliotrope, o Marino Rodrigues, as sobrinhas do Arsénio Esculudes Célia e Elsa Santos, os filhos e a esposa do Sérgio Sousa de Manica, a Evelisse Ferreira (que acompanhou o Presidente Samora desde do Rovuma até ao Tofo, onde foi aprovada a primeira Constituicao da República Popular), os sobrinhos do hoquista da Seleccao de Mocambique José Soares e muitos mais que agora nao me lembro dos nomes.


Ao longo das intervencoes, foram projectadas imensas fotografias do Presidente Samora e muitas pessoas que nelas aparecem fizeram-me lembrar momentos inesqueciveis de uma juventude passada num País que acabava de nascer, cheio de esperancas de um mundo melhor.


Terminei a noite num Restaurante onde encontrei o primo Joao Correia Mendes que nao o via desde 2000, onde fui juntamente com o Marino Rodrigues, este uma companhia serena e calma, sempre pronto a acompanhar-me; com o Joao foram recordacoes e mais vivencias, onde o tema principal foi o Mini-Golfe e as imensas farras e loucuras passadas naquele que é um dos símbolos de uma fase importante da minha vida.


Um dia em cheio, muitas pessoas, amigos e familiares, que me fizeram sentir mais perto de Mocambique e suas gentes, em volta da figura incontornável de Samora!


ZC


No comments:

Post a Comment