Friday 12 February 2010

Igreja de Santa Ana no Dondo


Revivendo o passado e o principio das minhas vivencias, hoje viajei ate ao Dondo, berco da minha infancia, local onde dei os meus primeiros passos, nao so fisicos como espirituais, etereos e alcoolatos. E nesta Vila, que os Caminhos de Ferro Centro em Mocambique se dividem em duas linhas principais,uma que liga o Porto da Beira com o Zimbabwe e outra com Moatize,tendo ainda um ramal de ligacao entre a pedreira de Muanza e a fabrica de cimentos da Nova Maceira. Aqui viviam os meus pais e irma, quando em 1955, as primeiras horas de uma manha chuvosa de um Primeiro de Maio,tiveram que ir ate a Beira, onde por volta das 6 horas da manha, no Hospital Central Rainha Santa Isabel, nascia um bebe robusto e pesado que se chamaria Jose (nome do avo paterno) Carlos (nome do avo materno) Correia Mendes (apelido materno) Lopes Pereira (apelido paterno); penso que na altura meus pais terao feito alguma promessa, que como promessa que foi nao falam sobre ela, mas logo apos a construcao da Igreja de Santa Ana nos finais da decada de cinquenta, ofereceriam uma imagem da Santa Ana, adquirida em Braga, que por muitos anos ficou na referida Igreja, nao sei se ainda por la estara. Nesse periodo viviamos no Bairro Ferroviario, perto da Estacao de Caminhos de Ferro e poucas sao as minhas memorias desse tempo,mas ainda me recordo de alguns episodios, que vos contarei numa proxima ocasiao.
Por hoje fico por aqui,que tenham um bom fim de semana, eu estarei a trabalhar.................
Saudacoes
Jose Carlos C.M.L.Pereira

No comments:

Post a Comment