Monday 4 January 2010

Primeiro post

Pois aqui esta o meu primeiro post!!
Ao principio,nao tinha nenhuma intencao em fazer este Blog,mas depois de algumas pessoas amigas me terem sugerido e ao percorrer um outro blog,encontrei esta via rapida e da qual nao estava a espera, decidi-me e aqui estou.
Pensava que fazer um Blog seria muito complicado, que iria consumir muito tempo e depois os leitores ficariam defraudados, etc., uma serie de desculpas, mas eis que chegou a altura e espero poder ao menos manter uma certa regularidade na sua actualizacao, assim como aprender um pouco como fazer a gestao do mesmo.
Ao debrucar-me um pouco sobre esta iniciativa, deparo com algumas dificuldades iniciais, tais como nao ter um teclado apropriado para escrever em portugues, ou ainda nao descobri, nem tentei saber como introduzir caracteres especificos, ou melhor ainda, ate sei,mas da muito trabalho.
Por outro lado, vivendo actualmente na Inglaterra e ter que diariamente falar, escrever e pensar em ingles, faz-me perder um pouco, senao muito, como escrever em portugues correctamente,mas se calhar ate esta forma de escrita acaba por ser tambem original, pois a influencia inglesa podera criar uma diferente escrita em portugues.
Entao agora que li num outro blog, o melhor blog para mim,o do Professor Carlos Serra (Oficina de um Sociologo),que num futuro nao muito distante, o ingles sera a lingua mais falada em Mocambique, ficando o portugues apenas como algo mais arcaico e para um limitado numero de pessoas, tal como ja aconteceu,por exemplo em Goa, onde depois de 48 anos da ocupacao indiana e retorno do territorio a India, o portugues quase que desapareceu, nao quero perder a oportunidade de me poder expressar na minha lingua materna.
Talvez uma outra razao para iniciar este blog, e uma tentativa de distraccao daquilo que realmente preciso de fazer, ou seja, estudar, mas se calhar ate vou poder aqui partilhar com voces como e que os meus estudos estao a correr, portanto uma coisa justifica a outra.
Bem,por agora e por hoje fico por aqui, espero poder voltar no mais curto espaco de tempo, talvez para vos contar como escolhi o nome para este blog, ou se calhar, contar-vos um pouco da minha propria historia de vida.
Saudacoes
Ze Carlos

13 comments:

  1. Olá Zé Carlos
    Aqui estou eu a dar-te um "Alô" no teu Bairro Ferroviario que agora passa a seu nosso! Essa questão da Lingua Portuguesa é incrível. Pensar-se que daqui a umas décadas, o português é "arcaico" em Moçambique é inacreditável. A CPLP tem que lutar contra isso...
    BOM ANO AMIGO!
    A.M.

    ReplyDelete
  2. É bom não acreditar em tudo o que dizem os economistas e... os sociólogos.

    ReplyDelete
  3. Ola velho companheiro.Parabens pela iniciativa e pelo assunto aquija colocado.
    Tens toda razão relativamente á lingua portuguesa mas existe um culpado para isso- O ESTADO PORTUGUES.
    Senao vejamos; todos sabemos que as linguas sofrem mutações e vão se misturando com novas palavras que vão sendo inventadas ou substituidas .O exemplo mais flagrante é aqui no Brasil onde existem palavras que ainda sao usadas mas em Portugal passaram de moda. A lingua é o ELO mais forte para a ligação e relacionamento entre povos só que Moçambique sempre foi um filho bastardo de Portugal e,pela distância, nunca teve o mesmo tratameno que Angola (mais rica).Porém nao podemos ser tão pessimistas pois até mesmo em Portugal as novas ELITES se tratam com expressões inglesas porque sentem vergonha de serem portugueses.Só quem viaja o mundo( e eu conheço-o quase todo) é que pode constatar que portugueses em viagem apenas falam o minimo possivel.Paralelamente temos o exemplo dos nossos emigrantes que vivem em outros países da Europa ou mesmo America e Canadá que, quando vêm a Portugal só falam a lingua do país de acolhimento.Curioso é que os Brasileiros sentem orgulho da lingua de Camões e a divulgam e usam melhor que os portugueses,sem receios, sem timidez e sem vergonha.A nova geração de politicos e governantes portugueses que já nasceram em berços de ouro construidos pelo suor e pela pobreza de seus antepassados, nao sabe valorizar o sacrificio de quem teve de desbravar terras e ensinar povos para se poderem comunicar.Pescar hoje é facil;o dificil é construir a cana de pesca e isso não acho ser possivel mais em Portugal..... Já agora uma palavra para quem nao acredita em Sociologos.....Joaquim no Brasil é sinónimo de analfabeto.
    Feliciades. Herculano

    ReplyDelete
  4. Zé carlos explica ao teu amigo "Herculano" quem é o teu amigo "Joaquim"... Pelos vistos ele não entendeu o sentido do que ficou dito... mas não era para ele...

    ReplyDelete
  5. Oi Sir Charles,

    Bem vindo ao mundo dos blogs. Eu já tenho o meu há algum tempo embora não o tenha actualizado com a regularidade que desejaria. Mas passa por lá para dares uma vista de olhos: http://prediotempo.blogspot.com.

    Um abraço grande,
    Rui

    ReplyDelete
  6. Meu pai amigo! Fico feliz por teres tido esta iniciativa do blog! Assim já poderás partilhar os teus pensamentos com quem se interessa por eles. Já estou ansioso para o novo post. Beijinhos e abraços

    ReplyDelete
  7. Meu amigo Zé
    Até que enfim que as memórias de tempos idos vão ser passados para o "papel" digo, BLOG.
    Conta comigo para ler com muito interesse.
    Jorge

    ReplyDelete
  8. Muito obrigado;
    as vossas respostas e comentarios incentivam-me a continuar;
    vou agora postar algo em continuacao do anterior e actualizando o que se esta a passar por aqui.......
    ate ja;
    abracao
    Ze Carlos

    ReplyDelete
  9. Grande Zé!!!!!!!
    parabens pelo degreeeeeeee!!!!!!!
    orgulhoso de ti AMIGO!
    estou curioso pela historia do bairro ferroviario!

    Abraço

    Jorge Venceslau

    ReplyDelete
  10. Olá Zé Carlos!
    Finalmente nos reencontramos, depois daqueles contactos a propósito do nosso querido amigo Arnaldo!
    Parabéns pelo teu Blog, uma ferramenta
    que estava a fazer-te falta para divulgares as muitas histórias que tens da tua vivência moçambicana e agora a nova vida junto dos camones!
    Parabéns também pela tua recente formação universitária em Inglatrerra, cuja notícia e foto recebi!
    Mantenho o convite para te receber em minha casa, aqui na terra dos Joaquins!
    Grande abraço e conta comigo como mais um dos teus muitos leitores!
    Se tiveres um tempinho, dá uma olhadela pela última postagem do meu Blog http://faunabraviademocambique.blogspot.com
    Grande abraço!
    Celestino

    ReplyDelete
  11. Foi com agrado que descobri este blog graças ao Pedro Antunes.Espero que te corra bem esta aventura.Quanto à questão do português em Moçambique, acho que não vai acontecer o mesmo que aconteceu em Goa.São casos e dimensões totalmente diferentes.Agora se me disserem que em Macau é provável que se deixe de falar português, aí infelizmente vou ter de concordar, caso a CPLP não tome medidas. QUanto a Moçambique, cada vez mais o português vai entrar no mundo dos negócios, através de Angola e Brasil, portanto Moçambique não tem tanto a perder, falando a nossa Língua.Acho que o sociologo que disso isso, não deve é gostar muito da nossa Língua.Abraço Zé carlos e boa sorte

    ReplyDelete
  12. Já agora aqui fica;
    De acordo com o artigo 10 da nova Constituição , de 2004, "Na República de Moçambique, a língua portuguesa é a língua oficial". No entanto, consoante o Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 1997, ela é língua materna de apenas 6% da população, número que, na cidade de Maputo, chega aos 25%, apesar de cerca de 40% dos moçambicanos terem declarado que a sabiam falar (em Maputo, 87%).

    O artigo 9 da Constituição diz ainda: "O Estado valoriza as línguas nacionais como património cultural e educacional e promove o seu desenvolvimento e utilização crescente como línguas veiculares da nossa identidade". Em Moçambique foram identificadas diversas línguas nacionais, todas da grande família de línguas bantu, sendo as principais (de sul para norte): XiTsonga, XiChope, BiTonga, XiSena, XiShona, ciNyungwe, eChuwabo, eMacua, eKoti, eLomwe, ciNyanja, ciYao, XiMaconde e kiMwani.

    Mercê da considerável comunidade asiática radicada em Moçambique, são também falados o urdu e o gujarati.

    ReplyDelete
  13. Obrigado Ricardo pela informacao.

    Saudacoes

    Ze Carlos

    ReplyDelete