Tuesday 19 January 2010

Mais uma semana

Inicio de outra semana, ontem dia de aulas, cerca de 5 horas de viagem para ir e voltar da Universidade em Bristol, enfim um sacrificio que espero seja compensado futuramente; estes dias tem sido pautados pelo bom tempo, pouca chuva e algum sol, mas de novo ha previsao de mais neve, talvez nao chegue aqui ao Sudoeste, mas la mais para o Centro e Norte haverao de certeza mais nevoes.
Enquanto conduzia, viajei ate ao passado e fiz a ponte com o presente, lembrei-me dos tempos da Associacao Academica de Mocambique, da antiga Universidade de Lourenco Marques; ainda no 7o ano,no Liceu Pero de Anaia na Beira, em principios de 1972, dizia eu para o Mia que teriamos que nos "associar" ao movimento estudantil existente na altura em LM; nessa altura alguns dos principais dirigentes estudantis onde se incluiam os meus primos Arnaldo e Chico Lopes Pereira, o Ivo Garrido (entao Presidente da AAM) tinham sido enviados com residencia fixa para locais reconditos da Provincia, sob a alcada e vigilancia da PIDE e do Exercito; outros eram enviados compulsivamente para a tropa colonial, como foi o caso do outro irmao e primo Ze Manuel Lopes Pereira; a chegada a LM e primeiros passos na AAM,o meu apelido ja levantava suspeitas e acabei por ingressar no departamento de Hoquei em Patins como Tesoureiro, sendo o Director de Departamento o Ze Manuel Domingues, estavamos em meados de 1972; logo no ano seguinte ficaria eu como Director do Departamento, os seniores da AAM foram todos para a UFA e eu fiquei com 2 equipas de Juniores, jogando igualmente numa delas; presidia entao a Associacao Academica o Romeu Fernandes e a minha participacao a nivel da AAM estava maioritariamente ligado ao hoquei e a malta do basquetebol, o recem falecido Ze Manuel Coelho,o Pedro Neves e o grande socio Luis Fernando Teixeira Neves, colega da Faculdade de Economia, o Manuel Lima, etc; nessa altura, um movimento estudantil mais radical, o LEMA (Liga de Estudantes Mocambicanos Anti-Imperialista) onde militavam os mais revolucionarios , entre os quais o Caze, Ze Murta, Xoxo, Martinho, Pinto entre outros acabava de surgir, como forma de contestacao a actuacao reformista da Direccao da AAM e evidenciando uma acentuada inclinacao ideologica com a Frelimo; a ligacao com o presente continua a ser a presenca dos dois medicos Ivo Garrido e Carlos Sousa (Caze) no novo Governo Mocambicano recem nomeado, os dois fizeram parte desse movimento estudantil e hoje continuam juntos na mesma luta, apesar das divergencias ideologicas dum passado comum.
Entretanto encontrei um outro blog onde um dos post comenta sobre este periodo http://doismaisdoisigualacinco.blogspot.com/2005/12/inocncia-das-idades-2.html
Fico por aqui, espero nao me ter enganado muito na descricao dos factos, alguem que os rectifique!
Saudacoes
Ze Carlos

No comments:

Post a Comment