Monday 22 August 2011

Nicolau Manjate






Um verdadeiro amigo, um Senhor que gosta de ajudar e estar sempre presente em tudo aquilo que se relaciona com o hóquei em patins e não só; logo depois da minha chegada a Maputo, pelas primeiras horas da manha, veio ter comigo e fomos de imediato dar uma volta pela cidade, tendo-me depois levado para o seu escritório que viria a ser meu, durante as 3 semanas em que estive em Maputo, de 11 de Março a 1 de Abril/2011.

Várias foram as acções que fizemos em conjunto, muitas noites a trabalhar depois dos treinos da Selecção ou dos jogos competitivos, um encontro oficial com o Vice-Ministro da Juventude e Desportos, um jantar familiar com sua esposa em sua casa, varias refeições em conjunto em restaurantes, viagem fora de Maputo, encontro com o actual Presidente do Conselho Constitucional Dr.Hermenegildo Gamito e outros hoquistas; entrevistas em conjunto para a TVM, RM e jornais desportivos; angariação de apoios , patrocínios e a filiação da Liga Muçulmana na modalidade de Hóquei em Patins; treinos, vistos em Embaixadas, emails, bancos, contas, financiamento, transferências, enfim tudo aquilo que foi necessário tratar a nível individual, lá estava o amigo Nicolau empenhado em resolver, ajudar e avançar em conjunto; inesquecível o apoio que sua família igualmente me deu, nomeadamente seu irmao Major Manjate na regularização da minha carta de condução, assim como os pratos deliciosos que sua esposa me agraciou em sua casa, fizeram dos momentos vividos com este Senhor do Hóquei, como sentindo em casa, protegido, seguro e confiante.

Momentos tristes foram igualmente passados juntos, na altura do falecimento do seu sobrinho e do Pai Pimentel na mesma altura; mesmo assim, o Nicolau não se deixou afectar por todos estes eventos e me deu uma grande lição: "Zé, tens que te habituar aqui em Moçambique a por nos teus planos semanais ou mensais, um funeral, um casamento e uma conferencia!!".

Muito obrigado brada Nicolau, Sr. Presidente, bem hajas!!

ZC

No comments:

Post a Comment