Friday 3 December 2010

...e o frio e a neve continuam!


Tem sido uma semana dificil, com muito frio, neve e gelo; uma das cidades mais próximas onde me encontro, hoje atingiu temperaturas negativas de - 10 graus centígrados! (em Yeovil, North Dorchester).


Ir diáriamente para o trabalho torna-se numa aventura arriscada e perigosa, pois nao tendo um carro equipado para este tipo de condicoes, nao é fácil ter uma conducao segura.

Ontem, a caminho do trabalho, ainda antes das 9 horas da manha, em velocidade reduzida, numa estrada intermediária, acompanhado por um colega que tem medo de conduzir nestas condicoes, tive que utilizar uma das técnicas usadas na conducao em terras arenosas: de frente, o camiao com pá-carregadora montada na frente para limpeza da neve, surgiu em velocidade considerada por mim como elevada, levantando e espalhando para os lados a neve da estrada,levou-me a imobilizacao do meu carro, atirando-o contra os arbustos e vala que ladeiam a estrada de forma a imobilizá-la e deixar passar o camiao que nao reduziu a velocidade nem se afastou um milímetro da sua direccao; ainda bem, porque se tentasse travar, de certeza que perderia a aderencia e controle do mesmo e aí poderia vir mesmo para cima de nós.

Felizmente que o carro nao ficou imobilizado na vala, apenas uns riscos na pintura, consegui recuar e colocar de novo na estrada, prosseguindo a viagem até ao destino. O meu colega que já por várias vezes me acompanhou nestas aventuras em neve e gelo, estava calmo, pois sentiu que a manobra era segura; chegado ao parque da Clínica, sem nenhum carro presente, estacionei o carro em marcha-atraz com um rodopio de 360 graus, como corolário de um final seguro!

ZC55

No comments:

Post a Comment