Friday 26 March 2010

Gastronomia e habitos culturais


Nem so de hoquei em patins tem sido a minha vivencia diaria: ser convidado por familiares dos meus jogadores a ter refeicoes ou a participar em cerimonias comemorativas, tem sido uma outra faceta desta minha estadia no Cairo.
Tenho comido deliciosos pratos tradicionais, todos eles confecionados caseiramente, experienciando paladares e cheiros novos e que me suscitam a curiosidade em saber os nomes e como sao preparados; alguns deles irei provavelmente experimentar em casa, mas ainda preciso de voltar a perguntar e registar algumas receitas; tenho tambem ido a restaurantes tradicionais depois dos treinos e a alimentacao tem aigualmente as suas caracteristicas especificas, onde nao faltam doces, sorvetes, bolos, sumos e muita agua que a secura do deserto aqui mesmo proximo requer a todo os momentos.
Hoje visitei as piramides e esfinge em Gize e conto colocar algumas fotos logo que disponiveis; fiz amizade com o Casanova, Moises e Michael, tres fedorentos e rabugentos camelos, mas que nao deixam de ser comicos, apesar dos resmungos de contestacao sempre que sao obrigados a dobrarem-se para permitirem o apeamento e montagem nos seus largos lombos.
Hoje efectuei duas sessoes de treino, uma de manha e outra a noite e a reaccao foi boa por parte dos jogadores que tem interiorizado as minhas instrucoes perfeitamente, apesar da barreira linguistica, mas o ingles tem minimizado as dificuldades e tenho tambem aprendido algumas palavras em arabe e ja comecei a escrever a numeracao.
Ontem a noite, vespera do dia de descanso que e a sexta-feira fui a um cafe-disco, onde pude apreciar a mistura do tradicional e do moderno: as cachimbadas em ahbli babs, os chas e cafes turcos, a cancao e musica tradicional, as separacoes entre homens e mulheres, as dancas exoticas com uma mistura de alegria e de bem estar saudavel que permanece constantemente no semblante das pessoas.
Apercebi-me das excelentes relacoes entre a maioria muculmana e a minoria crista, passei ao lados dos 2 cemiterios adjacentes um do outro e o respeito e amizade que existe entre estas duas comunidades, um verdadeiro exemplo a ser seguido.
A seguranca e fenomenal, em todo o lado se vem policias e agentes de autoridade, a paisana ou fardados, uma sociedade muito vigiada mas que tem os seus beneficios.
Continuo pasmado com o transito e forma de conducao, os nossos chapas em Maputo tem ainda muito que aprender para chegarem a este nivel desenfreado e sincronizado de uma conducao caotica e desregrada......ainda nao consegui perceber o significado desta atitude em relacao a esta sociedade.
As fotos que acompanham este post referem-se a uma das refeicoes em companhia do Nido e a outra foi tirada a porta da casa do meu jogador, uma casa que mais parece um palacio, mas nesta nova cidade do Cairo, bairros estao a ser construidos roubando ao deserto espacos, demonstrando a diferenca deste novo Egipto em relacao ao que conheci ha 17 anos.
Saudacoes e ate breve aqui no blog (em Maputo ainda nao sei!!)
Ze Carlos

No comments:

Post a Comment