Tuesday 6 July 2010

Mundial Grupo "A" em S.Juan


Agora e definitivo: o Mundial vai realizar-se em S.Juan, uma das capitais mundiais de Hoquei em Patins; ja tinha sido noticiado num outro portal e agora aparece no Mundo OK do Nelson Alves(http://www.mundook.net/news/3446-san-juan-acolhe-mundial-de-2011.html)



Tenho optimas recordacoes de S. Juan, de suas gentes e deste Pavilhao. Foi aqui que pela primeira vez joguei um Mundial, em 1978, tendo como meu Treinador essa grande figura inesquecivel do hoquei mundial, Fernando Adriao; faziam ainda parte da equipa nacional mocambicana os 2 guarda-redes Alfredo Nicolas e Joao Boavida, os defesas Carlos Pinto, Antonio Simoes, Arsenio Esculudes e Miguel e como avancados eu, o Americo Tavares, Jose Mauro e Neutel de Abreu; dirigia a Federacao o Magalhaes, o Tesoureiro era o Satar, o massagista Joao Mangue, acompanhados pelo Joao de Sousa da Radio Mocambique.




Foi uma viagem inesquecivel, saindo de Maputo para Roma, estadia por uma noite, com a explosao de uma viatura pelas Brigadas Vermelhas proximo do Hotel onde pernoitamos; saida para Paris, com escala em Pisa para reabastecimento, por greve dos abastecedores de combustivel em Roma; chegada a Paris, longa espera antes de embarcar para o Rio de Janeiro, com transiccao para outro aeroporto da Gavea e saida para Bueno Aires.



Chegada a Bueno Aires, nao tinhamos visto de entrada, valeu-nos a celebridade do Fernando Adriao para sermos levados ate a Casa de S. Juan em Buenos Aires e ai obtivemos autorizacao de entrada e estadia; depois de uma noite repousante em Bueno Aires, na manha seguinte novo voo para Mendoza e entao viagem de autocarro para S.Juan, acompanhados por um cortejo enorme de simpatizantes, pois eramos a primeira equipa a chegar e ainda por cima vinda de Africa. Levamos 4 dias e 3 noites para chegarmos ao destino, tudo isto porque nao pudemos viajar atraves da Africa do Sul, pelo boicote ao aparthied existente na altura.



Em 2001 Mocambique participou de novo no Mundial de S. Juan tendo obtido a sua melhor classificacao de sempre em Mundiais , um oitavo lugar; foi a estreia do Bruno Adriao pela Seleccao de Mocambique, apadrinhada pelo seu pai Fernando Adriao, na altura Secretario Geral do CIRH, liderado pelo Jose Castel Branco; Mocambique contava ja desde do Mundial de Macau/98 com o guarda-redes Nuno Adriao e juntamente com os jogadores Bruno Pimentel, Senito e outros, treinados pelo Pedro Pimentel, conseguiram ganhar a Suica e passaram para os quartos de final onde perderam todos os restantes jogos; uma vitoria apenas e 4 derrotas e conseguiu a melhor classificacao de sempre!


Como sera agora a participacao mocambicana? Qual sera a disposicao das entidades envolvidas na organizacao do falhado Mundial em Maputo em relacao ao envio da equipa mocambicana a este Mundial de S.Juan? Perguntas que ficam no ar, mas a minha previsao e especulacao e que Mocambique nao ira participar, como retaliacao pela nao entrega do Mundial a Maputo; depois sera a descida para Grupo "B" e entao tentar de novo a subida ao Grupo "A", porque nao realizando a competicao em Maputo no ano 2012? Seria comecar de novo por baixo, jogando em casa e com grandes possibilidades de vencer o Mundial "B", dinamizando a modalidade atraves de um inicio pela base............apenas previsoes, nada de concreto, minha pura especulacao, oxala esteja errado.


ZC55

2 comments:

  1. VEndo a tua previsão talvezz não seja assim tão má a não participação de moçambique no próximo mundial.se tudo decorre se segundo apresentas aqui seria um belo filme :).primeiro Maputo 2012 e depois Maputo 2013. Seria com certeza a melhor forma de ressuscitar o HP em Moçambique

    ReplyDelete
  2. Veremos Xaral, o k ira acontecer;

    Para jah o Africano afigura-se como um amortecedor para as sucessivas desilusoes recentes;

    Concentracao primaria estah apontada p/ Pretoria dentro de 10 dias........

    saudacoes

    ZC55

    ReplyDelete