Saturday 13 March 2010

Sentir a Frelimo!

Ter o privilegio de ver e falar com o Camarada Marcelino dos Santos, e sentir a Frelimo! O Dr.Marcelino dos Santos e a historia e vivencia da Frente de Libertacao e do Partido, ele e dos poucos sobreviventes da linhagem nacionalista libertadora do continente africano, a par do Presidente Mandela, que ainda se encontra entre nos. Estive recentemente com este Heroi vivo na residencia do Alto Comissario de Mocambique no Reino Unido onde falamos do desporto, do nosso hoquei em patins e recordamo-nos da despedida da Seleccao Mocambicana antes do Mundial da Argentina de 1978, "foi muito bonito, todos nos acompanhavamos os relatos", essas as suas recordacoes; em 1979, seria convidado juntamente com o Carlton Banze e a Binta Jambane, para participar no 4o Congresso da Frelimo e a um jantar na Presidencia da Republica, onde o Camarada Marcelino me apresentou o falecido Presidente Samora Machel e este me perguntaria: "Sabe porque os portugueses ganharam por tantos golos? Foi porque se queriam vingar da mudanca do nome de Lourenco Marques para Maputo!", uma forma eloquente de minimizar o desastre que tinha sido o jogo inaugural do Mundial na Argentina, onde perdemos por 19-0!!
Lembramos dos jogos que o Camarada Marcelino assistia regularmente, as varias Tacas que me entregou como Capitao de equipa do ex-Benfica de LM e depois Costa do Sol, dos seus incentivos na preparacao para o Mundial, dos nossos encontros com o saudoso Luis Brito e do seu Bebec.
Este veterano da luta armada foi igualmente um desportista, jogava futebol pelo Chamanculo, a defesa esquerdo, tendo como mais serio adversario o Malanga, tendo jogado com varios atletas que na altura se distinguiram como o Fernando Pires e Albasini; as memorias desportistas deste poeta e historiador, economista e estadista, merecem ser registadas em algum lado, pois nos esquecemos que existe um atleta e uma alma desportista nesta notavel figura politica.
O que me deixou surpreso foi ele nao saber (ou entao nao quiz manifestar-se) sobre a realizacao do Mundial de hoquei em patins em Maputo/2011; como e possivel haver um Mundial de Hoquei e o principal apoiante e visitante das inumeras jornadas hoquistas nao estar informado? Como e possivel a Frelimo nao estar informada? Logo que me foi possivel, falei com o Presidente e Vice-Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem para o contactarem e informarem sobre este enorme objectivo, que so podera ter sucesso se a Frelimo o interiorizar.
Falamos igualmente de aspectos correntes da vida Partidaria, da economia mundial, do colapso do capitalismo, do futuro do Pais, ficando prometido um novo encontro, se calhar em terras mocambicanas, onde me prontifiquei a fazer um chacuti, para digerirmos entre politica e desporto!
Saudacoes
Ze Carlos

No comments:

Post a Comment