Wednesday 28 September 2011

Video do Golo de Ouro



Na foto, o jogador Moçambicano Bruno Pinto, controlando a bola, viria a marcar um grande golo, com uma sticada "Pranchada" logo a entrada do meio campo adversário, dando a vitória a Moçambique, com o Golo de Ouro!

Para ver aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=r30O9_Us2F8&feature=related

Ironia do destino:

O passe para o Bruno Pinto é feito pelo árbitro!

Reparem na jogada: o jogador angolano ganha a disputa de bola a dois, vai até a tabela e faz o passe atrasado para a sua defensiva; o passe é feito junto a tabela e na linha de passe, está o árbitro, que nao consegue saltar para deixar a bola passar, acabando a bola por lhe bater num pé, desviando-se para o meio do rinque, onde o Bruno recolhe a bola, avanca com a mesma e a entrada do meio campo de Angola, "dispara" forte, sem possibilidades de defesa do guarda-redes, que parece-me estar encoberto por um dos seus colegas! Se os árbitros beneficiaram Angola na marcacao das faltas, um deles fez-nos o passe para a Vitória (este lance é uma situacao normal de jogo e nao é sancionada)., Deus é Grande!!

Tuesday 27 September 2011

Moçambique 4 - Angola 3







MOCAMBIQUE 4 - ANGOLA 3

Golo de Ouro dita vitória Moçambicana!!

Pedrada do meio da rua do Bruno Pinto, a fazer a diferença e a colocar Moçambique entre os 8 melhores do Mundo!!

Os Angolanos vao disputar a não descida p/ Grupo "B" (ainda vão ter que organizar o Mundial "B" em casa antes do "A"...)

(Obs: O guarda-redes angolano ainda está a procura da bola..., eh eh eh )!!

MOÇAMBIQUE HOYE!!!!!!!!!!!!!!

A LUTA CONTINUA!!!

VITÓRIA É CERTA!!!!!!!!!!!!!

Que venham os Brazucas!!

Cazé decisivo na primeira vitória internacional

Foto de despedida da Selecção Nacional de Hóquei em Patins ao Vice-Ministro da Juventude e Desportos, Dr.Carlos Sousa (Dr.Cazé, o quarto da esquerda para direita, em cima)

A primeira vitoria do Desporto Mocambicano, pós-Independência, fora do País, foi alcançada pela equipa de hóquei em patins do Benfica de LM, em 1979, num Torneio Internacional realizado em Luanda.

Fizeram parte dessa equipa os seguintes jogadores:

Rui Fouto e Fusa (Carlos Sá) como guarda-redes;

Carlos Pinto, José Carlos, Luis Brito, Neutel de Abreu e Cazé (Carlos Sousa);

O Treinador era o Campeão do Mundo Fernando Adrião; o massagista era o João Mangue; acompanhavam ainda a equipa o Delegado e o Chefe de Delegação Julio Neto.

Viajamos de Maputo para Luanda, num vôo da TAAG, passando por Lusaka e já a bordo a nossa presença fez-se sentir no seio das hospedeiras; algumas delas seriam nossas fãns ate ao final do Torneio.

No primeiro jogo jogamos com a segunda equipa de Angola, o Futebol Clube de Luanda e ganhamos por 6-2; no segundo jogo, mais equilibrado, ganhamos a um Misto de Luanda por 2-1; a final foi disputada com o Petro Atlético de Luanda e ganhamos esta final por 2-1.

Durante o jogo da final, ainda na 1a parte, quando ganhavamos por 1-0, fui agredido traiçoeiramente pelo jogador Viegas, com uma sticada na cabeca, quando estava a disputar um lance na nossa defensiva; uma agressão por traz, nao tive nenhuma hipótese de me esquivar e um corte enorme na minha nuca, fazia jorrar sangue abundantemente; tive que sair do jogo e ir para o Hospital de Luanda, onde fui suturado com 8 pontos.

Para me susbstituir, entrou o Cazé e foi através da sua entrega e abnegacão, que conseguimos defender o resultado até meados da 2a parte, altura em que regressei do Hospital; ainda me preparava para de novo entrar, calçando os patins (quando fui para o Hospital, apenas descalcei os patins e tirei as luvas) e de novo a nossa equipa aumentava a vantagem para 2-0, um golo do Neutel de Abreu; durante o tempo em que estive fora do rinque, o Cazé foi sempre uma seta apontada para a equipa adversária, tendo tido várias oportunidades de marcar, colocando mesmo uma bola ao poste; a defender, a sua entrega foi fundamental para conseguir travar os angolanos e no meu regresso ao campo para o substituir, o Cazé foi muito aplaudido por todo o estádio; até ao final da partida, ainda sofremos um golo de grande penalidade marcado pelo melhor jogador angolano.

Foi assim, graças a entrega e sacrifício do Cazé que conseguimos a primeira vitória num Torneio Internacional; no regresso a Maputo, seríamos recebidos pelo Governador José Moiane, que ainda este ano, na minha estadia em Maputo, me encontrou no BIM e se lembrou da homenagem efectuada na altura.

Aqui fica o registo de um dos maiores embates entre equipas de Moçambique e Angola, uma velha rivalidade que hoje mais uma vez irá acontecer, dentro de uma hora, quando iniciar o Moçambique x Angola, para decisão de passagem para os quartos de final do Mundial de S. Juan, na Argentina.

Monday 26 September 2011

Mocambique 3 - Portugal 7






Boa prestacao da equipa Mocambicana; estivemos melhor na 2a parte; o resultado da 1a parte foi muito disnivelado; os primeiros dez minutos equilibrados, c/ um excelente golo inaugural por Mocambique; depois do empate, alguma desconcentracao e talvez o cansaco fisico dos mesmos jogadores desde principio de um jogo c/ elevado ritmo competitivo; depois as necessárias substituicoes, onde sofremos golos originados por falta de concentracao e entrada em jogo do jogador que entra a substituir; o Igor esteve muito bem no geral, reaccao tardia em 2 golos; no computo geral uma das melhores prestacoes de Mocambique em Mundiais;obgd equipa pelo empenho!Até logo, descansem bem, pois em menos de 17h estarao de novo em actividade; abraco; ZC

ET: As duas equipas estao de parabens pelo extremo desportivismo demonstrado ao longo de toda a partida; nem sequer um cartao (pelo menos nao me apercebi...); no capítulo disciplinar ganharam as 2 equipas!

(Fotos do site do Mundial de S.Juan)

Sunday 25 September 2011

Mensagem enviada a equipa Mocambicana





Excelentes fotos do jogo entre Moçambique e os Estados Unidos da América que podem ser vistas no site:



Entretanto posso agora aqui colocar a minha mensagem enviada a Seleccao Nacional antes deste primeiro jogo:

MENSAGEM PARA A SELECCAO NACIONAL DE MOCAMBIQUE

Meus irmaos!

Chegou a hora da verdade; chegou o momento em que tudo o que foi feito e realizado até hoje vai ser avaliado dentro do campo.

Para hoje chegarmos aqui, a este momento da verdade, muitas lutas e perdas foram necessarias; foram muitas as horas de trabalho duro, de treino desgastante, de viagens cansativas, de imensos contratempos, de sacrificio e sofrimento.

Hoje estamos aqui porque houveram outros que criaram condicoes para que esta presenca neste Mundial fosse possível; é o momento para lembrar de todos aqueles que se dedicaram à nossa modalidade e que sacrificaram grande parte das suas vidas pelo nosso hóquei.

O Pai Pimentel, o Pai Sigalete, o Sénito, o Madivate, o Pereira, o Nogueira, o Brito, o Duarte, o Adriao, o Cumba, o Félix, o Sengo, o Gomes, e muitos mais, todos aqueles que já partiram, mas que muito fizeram para que hoje voces podessem estar aqui a representar o Hóquei em Patins, o Desporto e o Povo Mocambicano; todos eles, estao aqui connosco neste momento, para nos fazer lembrar e sentir aquilo que eles nos ensinaram.

Conseguimos mais uma vez fazer aquilo que poucos pensaram ser possível: juntamos gerações separadas geográficamente, mas que sempre estiveram ligadas culturalmente; o sentimento de uniao e interajuda deste grupo sempre existiu, muito antes dele se ter fisicamente juntado, porque espiritualmente estiveram sempre ligados; quantas vezes nao ouviram vossos pais, familiares falarem sobre esse País chamado Moçambique? Quanta nostalgia e saudade rodeavam as conversas em torno da vivencia nessa terra mágica chamada Moçambique? São sonhos tornados realidades! São histórias tornadas verdadeiras!

Neste momento conseguimos reunir afinidades, amigos, familiares, simpatizantes de dois Países que sempre estiveram ligados, materializando a união entre dois Povos que se complementam, apesar das distancias fisicas; conseguimos elevar o nosso espirito de solidariedade desportiva.

A nossa tradicao e historial no hóquei dá-nos o direito de reclamar que somos melhores que o nosso adversário; temos conhecimento, experiencia, habilidade e técnica, para vencer jogos!

É um imenso orgulho, honra e responsabilidade ter ao peito esse emblema que simboliza a esperanca de uma vida melhor em cada Mocambicano!

Chegou a hora e o momento decisivo!

Entrem em campo com um só objectivo: GANHAR! VENCER! TRIUNFAR!

Estamos Juntos e Juntos Venceremos!

MOCAMBIQUE HOYE!

A Luta Continua!

Do vosso sempre Zé Carlos;

Vôvô não dorme!

MOCAMBIQUE 10 - EUA 1






Primeira vitória da Selecção Nacional de Moçambique no Mundial da Argentina, que ontem começou a ser disputado na cidade simbólica de S. Juan.

Esta vitória alcançada na 1a jornada do grupo onde a equipa Moçambicana está inserida, dá animo e esperança de que conseguirá chegar aos quartos de final.

Foi a primeira vez que Moçambique consegue um resultado tão dilatado e avassalador contra os EUA; em todo o historial de jogos entre as duas Selecções,esta vitória confirma a diferença de nível actualmente existente.

Amanha será o jogo com Portugal; um jogo em que a pressão para ganhar não existe o que poderá até proporcionar um jogo equilibrado entre as duas equipas; naturalmente que Portugal apresenta-se como favorito, mas surpresas parece ser uma das características desta equipa rejuvenescida com a entrada de 4 novos jogadores que actuam em Portugal e que conhecem bem o tipo de jogo da equipa Portuguesa.

A seguir será contra Angola,um jogo decisivo em que estarão frente a frente as duas melhores equipas africanas. Ganhar a Angola é imperativo e caso não apareçam lesões, tal será possível.

Os meus parabéns a equipa Moçambicana!

ZC

Saturday 24 September 2011

Mundial Hóquei em Patins em S.Juan / Argentina 2011



O icar da Bandeira Nacional em S.Juan confirma a presenca da Seleccao Nacional de Mocambique, que vai disputar já amanha com os EUA o primeiro jogo da fase de apuramento de grupo do 40 Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, onde igualmente se encontram as equipas de Angola e Portugal.

Depois de um estagio pré-competitivo em Barcelona, onde a equipa teve oportunidade para a criacao de um grupo de trabalho e aperfeicoamento técnico-competitivo, a mesma dividiu-se em duas partes: uma delas seguiu viagem directamente de Espanha para a Argentina e a outra parte regressou a Mocambique, tendo embarcado de novo passado alguns dias.

Depois de viagens prolongadas e cansativas, a equipa reuniu-se de novo em S.Juan, tendo efectuado um jogo treino que resultou num saldo positivo, reanimando e reencontrando o espirito competitivo para o inicio do primeiro jogo, logo pela manha (11 horas locais em S.Juan).

O resultado deste jogo com os EUA será determinante para as aspiracoes da equipa Mocambicana, que pretende alcancar uma posicao ainda melhor do que aquela conseguida em 2001 (oitava posicao).

Enviei uma mensagem de apoio a equipa que em breve divulgarei aqui no meu blog (logo apó a mesma ser lida aos jogadores).

Boa sorte Mocambique!

ZC

Sunday 4 September 2011

Mundial S. Juan 2011



De acordo com o Jornal Noticias de Moçambique, a Selecção Nacional de Moçambique viajou neste final de semana para Barcelona, para ali iniciar um estágio pré-competitivo, antes do arranque do Mundial "A" de Hóquei em Patins em S.Juan, Argentina, a partir de 24 de Setembro.

A concretização deste importante passo do planeamento inicial de preparação da equipa Moçambicana, significa que houve um esforço enorme e uma responsabilidade por parte da Federação Moçambicana de Patinagem, que conseguiu por em prática as acções delineadas.

Sei que não foi fácil chegar a esta fase de preparação, mas a entrega dos atletas, dos Técnicos, particularmente do Pedro Tivane que depois teve o apoio do técnico Português Pedro Nunes, dos dirigentes e apoiantes, assim com do empresariado e Governo Moçambicano, foram determinantes para a materialização deste importante etapa.

Em termos competitivos, foram anunciados os atletas que irão compor a Selecção; desde já uma importante baixa, a dispensa do atleta Paulo Pereira, que foi sempre o nosso melhor marcador nos Mundiais em que ele representou Moçambique, por razoes pessoais e profissionais; infelizmente o Paulo não pode participar neste estágio e assim não poderemos contar com um jogador experiente e elemento fundamental na coesão e trabalho de grupo; quero aqui deixar o meu muito obrigado ao Paulo por tudo aquilo que ele fez pelo Hóquei em Moçambique e desejar-lhe as maiores felicidades e sucessos pessoais; por outro lado sei que ele poderá sempre que quiser continuar a ajudar o nosso Hóquei através de outras acções, como por exemplo de formação e apoio técnico.

Em relação aos restantes atletas convocados, a mais valia dos atletas a jogarem em Portugal, nomeadamente o guarda-redes Igor Alves, o defesa-médio Bruno Pinto e os avançados Marinho e Frederico Saraiva, irão constituir um reforço importante e juntamente com outros atletas já acostumados a estas andanças, penso que poderemos equilibrar os jogos com os EUA (o primeiro adversário no dia 25 de Setembro), com Angola e conseguir um resultado condigno com Portugal o adversário quase impossível em ganhar, um sério candidato a conquista deste Mundial, como o tem sido tradicionalmente.

A todos desejo um óptimo estágio e muita sorte no Mundial e o alcance de uma posição que seja melhor do que a alcançada em 2001, ou seja, a oitava posição.

Forca pessoal, estamos juntos!

ZC