Sunday 27 February 2011

2011 Ano Samora Machel




Por ocasiao dos 25 anos do acidente de Mbuzini, onde o primeiro Presidente de Mocambique Samora Moisés Machel viria a falecer, juntamente com vários membros da sua comitiva presidencial, comemora-se em 2011 o Ano de Samora Machel, nao só em Mocambique assim como na Diáspora.


Assim participei ontem num encontro organizado pelo Alto Comissariado de Mocambique para o Reino Unido, onde estiveram presentes vários conhecidos e amigos, tendo igualmente tido a oportunidade de conhecer mais alguns Mocambicanos a residirem aqui no Reino Unido.


Para além da presenca habitual do nosso simpático e prestável Alto Comissário António Gumende, da incansável Attaché Sra. Hanifa, a D.Hilda, a Sandra Mussagy, o Hiuane Abacar, todos estes membros do Alto Comissariado,muitos convidados fizeram-se presentes.


Foi Mestre de Cerimónias o Juliano Saranga e o principal orador o Virgíio Juvane, nosso representante na Commonwealth do sector da Educacao; partilharam ainda suas experiencias vividas com o Presidente Samora dois antigos guerrilheiros, o Miguel e a Maria, esta companheira inseparável de Josina Machel.


Um dos oradores foi precisamente o neto do Presidente Samora e filho do Idelson Machel (também falecido há alguns anos por razoes de saúde) tambem com o mesmo nome do seu avo, Samora Machel; o filho do Professor Aquino de Braganca, que faleceu no mesmo acidente aéreo, esteve igualmente presente e levantou a questao que ainda hoje, nao se sabe exactamente o que contribuiu para o referido acidente.


Eu tive igualmente a oportunidade de contar um dos episódios vividos com o Presidente Samora e a audiencia gostou da forma como me referi ao Presidente, imitando-o na sua maneira de dirigir as pessoas.


Entre os amigos presentes, os manos de Birmingham Mussá Ali e Preciosa, o Humberto Heliotrope, o Marino Rodrigues, as sobrinhas do Arsénio Esculudes Célia e Elsa Santos, os filhos e a esposa do Sérgio Sousa de Manica, a Evelisse Ferreira (que acompanhou o Presidente Samora desde do Rovuma até ao Tofo, onde foi aprovada a primeira Constituicao da República Popular), os sobrinhos do hoquista da Seleccao de Mocambique José Soares e muitos mais que agora nao me lembro dos nomes.


Ao longo das intervencoes, foram projectadas imensas fotografias do Presidente Samora e muitas pessoas que nelas aparecem fizeram-me lembrar momentos inesqueciveis de uma juventude passada num País que acabava de nascer, cheio de esperancas de um mundo melhor.


Terminei a noite num Restaurante onde encontrei o primo Joao Correia Mendes que nao o via desde 2000, onde fui juntamente com o Marino Rodrigues, este uma companhia serena e calma, sempre pronto a acompanhar-me; com o Joao foram recordacoes e mais vivencias, onde o tema principal foi o Mini-Golfe e as imensas farras e loucuras passadas naquele que é um dos símbolos de uma fase importante da minha vida.


Um dia em cheio, muitas pessoas, amigos e familiares, que me fizeram sentir mais perto de Mocambique e suas gentes, em volta da figura incontornável de Samora!


ZC


Thursday 17 February 2011

Melhoras Bekas!!


Zé Carlos, Frances Rodrigues e Candido Coelho no Mundial de Montreux (2007)


O meu estimado amigo Bekas (Candido Coelho) encontra-se hospitalizado há duas semanas, numa Clínica em Maputo, depois de ter tido um AVC, recaindo novamente pouco depois de ter sido internado e tudo indica que amanha terá alta .


Estas informacoes foram-me prestadas pelo seu filho Eric, quando hoje me lembrei de telefonar para o Bekas e saber como ela estava de saúde.


Já aqui me tinha referido numa carta pessoal que lhe enviei, a minha preocupacao com o seu estado de saúde, agravado pelo enorme esforco que estava a realizar no comando da Federacao Mocambicana de Patinagem; na altura pedi-lhe que deixasse esse cargo, porque estava a sacrificar-se a si mesmo e seus familiares, por uma causa que exige enorme esforco fisíco, mental e emocional, e o Bekas nao estava em condicoes de poder continuar a frente do hóquei em patins em Mocambique.


O que me faz ficar igualmente triste, é saber da sua situacao em Maputo, a milhares de quilómetros de distancia, e os seus amigos e companheiros da Federacao nada me dizerem, nem sequer sabem o que se passa com o Candido Coelho.


Daqui faco um apelo a todos aqueles que se encontram mais perto do Bekas, para que neste período difícil da sua vida, o possam apoiar e acarinhar visitando-o no Hospital ou em sua casa, provávelmente a partir de amanha.


O Candido Coelho é uma figura importante no Desporto Nacional em Mocambique, uma lenda viva, que merece o respeito e apoio de todos aqueles que sentem o desporto como parte integrante das suas vidas.


Daqui de longe, envio um grande abraco e os votos de rápidas melhoras e uma franca e forte recuperacao!


ZC

Saturday 12 February 2011

Egipto











Finalmente o Presidente Mubarak cedeu e assim parece que a situacao agitada em que se encontrava o Egipto vai mudar, para destinos que o próprio Povo Egípcio escolher e se forem criadas condicoes para novas eleicoes justas e livres, o que parece-me nao ser fácil.








No entanto, agora que a normalidade parece retornar, o hóquei em patins poderá continuar a rolar; o Clube Al Dahklyea tinha-me convidado novamente para orientar um plano de treinamento em plena competicao por 2 semanas, a partir deste próximo dia 15 de Fevereiro, mas que no entanto foi adiado devido a situacao, para uma outra data.








Daqui envio aos meus atletas, dirigentes e demais apoiantes votos de que a modalidade retorne e a competicao seja disputada no seu melhor; a possibilidade de se realizar um Torneio Internacional fica igualmente adiada, até que sinais mais positivos e concretos sejam vislumbrados neste ainda nublado cenário político.








ZC

Sunday 6 February 2011

Senito e Raúl Madivate




Senito (Arsénio Esculudes Júnior) e Raúl Madivate foram dois dos melhores jogadores Mocambicanos de hóquei em patins, depois da Independencia Nacional de Mocambique, que nos deixaram quando ainda tinham muito para dar a modalidade.


Os dois partiram mais ou menos no mesmo período, meados de 2006, ambos vitímas de doenca e cuja degradacao fisíca ocorreu num espaco de tempo muito curto.


Os dois fizeram parte das minhas equipas a nível de Clubes e Seleccao Nacional, tendo jogado com eles e posteriormente treinado ambos os jogadores, no Estrela Vermelha, nos Campeonatos Mundiais e Africanos e Torneios de Montreux (Taca das Nacoes).


Ambos eram exímios patinadores, com um bom domínio de stick e bola, bom drible e potentes remates colocados, jogando para a equipa e sobressaindo em lances individuais que marcavam a diferenca.


De temperamento diferenciado, ambos eram bons amigos, respeitadores e gostavam de brincar e usavam o humor como uma forma divertida de comunicacao; estive com ambos pela última vez, precisamente no Estrela Vermelha em Maputo, depois de um treino da Seleccao que se preparava para o Mundial em S.José nos EUA e um jogo de veteranos contra uma equipa mais nova; ao Sénito dei-lhe como recordacao um stick Reno Azul e ao Raúl Madivate deixei públicamente um pedido de apoio, através do Programa Radiofónico sobre Automobilismo do António Marques, para ajudarem o Raúl pois ele já se encontrava muito doente.


Que ambos descansem em Paz!!


ZC

Saturday 5 February 2011

Fernando Duarte




Fernando Duarte, um Beirense dedicado ao Hóquei!




Quanta falta fazes meu irmao!




Partiste sem dizeres adeus; despedi-me de ti pela última vez, ali no Parque do antigo Pavilhao do Parede FC, quando a Seleccao de Mocambique terminou o seu treino, na sua preparacao para o Mundial de Réus, em 1999; seguiste com a Seleccao, como era teu hábito acompanhar sempre a nossa equipa nacional em Mundiais, como foi na Coruna, em Macau e Andorra.




Súbitamente a triste notícia do teu desaparecimento, em pleno Mundial e quando Mocambique jogava; nao mais te vi, mas me lembro das muitas vivencias e histórias comuns: desde da Beira, depois em Maputo, passando pela Ilha da Reuniao, para além dos Mundiais.




Ter-te ao nosso lado era garantia de boa disposicao, teu riso único e tua forma peculiar de comunicacao, sempre me alegrava; algumas vezes perdi a cabeca em jogos, onde tu pacientemente te sentavas na mesa e controlavas os tempos, as paragens de jogo, etc; mas nunca perdes-te a calma, por seres tu a própria calma, um exemplo de tolerancia e convívio amigável.




Tinhas uma dedicacao única as Escolas de Patinagem, teu lema central e de visao sobre o desenvolvimento e garantia da modalidade; até hoje, ainda nao conseguimos substituir-te, pois és insubstituível.




Fizeram-te algumas homenagens, mas nunca serao suficientes para exaltar teus feitos e teu legado; fazes falta e espero que estejas em paz e sossego, onde quer que estejas; tenho saudades tuas, grande Doutor!!




ZC

Friday 4 February 2011

Associacao Académica de Mocambique


Equipa de Juniores da AAM, em 1973



em cima,esq./dir.: Júlio Hingá (Treinador),Bernardo, Joao Nápoles, Zé Carlos e Pires.

em baixo, esq./dir.: Tony Araújo, , Passinhas (GR) e Araújito.


Esta equipa disputava os lugares cimeiros com as equipas do D.Bosco e Ferroviário, tendo-se classificado em terceiro lugar no Distrital e Provincial na época 1973/74, sendo extinta a partir dos finais de 1974 quando a maioria dos seus jogadores saíram de Mocambique.
A Associacao Académica ficaria depois muitos anos sem ter hóquei em patins, regressando depois em inicíos de 1990, com uma equipa constituída por jogadores já veteranos, mas que acabavam sempre a primeira parte dos jogos a ganhar. Esta equipa durou apenas um ano e depois disso, nunca mais a Académica teve uma equipa de hóquei, apesar de ter um Pavilhao coberto e que depois da sua reabilitacao corrente, poderia vir a ter uma Escola de Patinagem.
Aqui fica o desafio ao novo elenco da Federacao Mocambicana de Patinagem em Mocambique.
ZC

Lar do Ferroviário

Foto: da esquerda p/direita: Zé Carlos, Jorge Matos Preto, Zé Luís dos Santos, Joao e Carlos Figueiredo


Em meados de 1972, cheguei ao Lar do Ferroviário na ex-LM, que acabava de ser inaugurado, no prédio conhecido como "Rosas de Mocambique", no enquadramento do inicío da 24 de Julho com a actual Julius Neyrere. Pelaprimeira vez, saía da casa dos meus pais no Dondo, depois de ter concluído o entao sétimo ano do Liceu Pero de Anaia, rumando para a Faculdade de Economia.


Vive nesse Lar momentos marcantes da minha juventude, que ficarao para sempre na minha memória, recordacoes gratas e bons amigos, estando aina em contacto com alguns deles como o caso do Jorge Matos Preto e do Zé Luís dos Santos.
ZC

Solidariedade para com o Egipto







Ao longo destes ultimos 11 dias, o Egipto tem passado por momentos difíceis e conturbados; nesta altura, nao poderia deixar de mandar um abraco de solidariedade aos meus irmaos Egípcios, em particular a familia hoquista, desejando que um futuro melhor para todos seja alcancado o mais rápidamente possivel.

Um grande abraco deste irmao que nao vos esquece






ZC