Sunday 2 October 2011

OS NGONHAMAS GUERREIROS



Esta foto diz tudo: a equipa Moçambicana de Hóquei em Patins, termina o Campeonato Mundial de S.Juan, na Argentina, na quarta posição; coloca-se entre as actuais 4 melhores selecções do Mundo e será cabeça de série (Grupo D) no próximo Mundial em Angola/2013 (caso não alterem de novo os critérios de formação de grupos, para satisfazer eventuais interesses obscuros).

Ao longo desta última semana, foram várias as ocasiões vividas com muita intensidade; nos jogos contra Angola, Brasil e Espanha, esta equipa deu-nos alegrias, entusiasmo, excitação, ansiedade, felicidade, esperança e muitos mais sentimentos positivos, culminados com uma sensação de tristeza quando sofremos o golo de ouro contra a Espanha; o nosso sonho em chegar a final caía e depois no último jogo contra Portugal para o terceiro lugar, a forca anímica durou pouco (ainda conseguimos marcar primeiro), mas o cansaço fisico e motivacional acabaria por não nos deixar fazer um jogo mais equilibrado, contra uma Selecção Portuguesa que vinha de luto e ferida no orgulho, depois de na noite anterior ter sido violentada pela equipa de arbitragem.

Fica para a história o nome de Moçambique registado entre os melhores do Mundo; mas a realidade é bem diferente, todos nós sabemos disso; agora a questão que surge, como iremos capitalizar da melhor forma esta honrosa e prestigiante participação?

Em primeiro lugar,o regresso destes jogadores e equipa técnica deverá ser saudada por todos aqueles que sentiram as alegrias e emoções ao longo deste Mundial; em Moçambique e em Portugal,familiares, amigos, simpatizantes e dirigentes desportivos deverão retribuir de uma forma condigna e respeitável, com comemorações e reconhecimento público a estes brilhantes atletas; a nível dos Clubes onde jogam, dos Campeonatos onde participam, nos locais onde vivem, nas ruas por onde circulam, um Olá Campeão, muitos parabéns e continuem assim, deverão ser os motes principais; tudo o resto que sirva para celebrar e comemorar esta participação será bem vindo.

Depois segue a fase de descanso e reflexão; Como continuar? Que fazer a seguir? Que ficou em suspenso e necessita de ser terminado e cumprido? Como aproveitar a recuperação dos Estádios principais depois dos Jogos Africanos,para a modalidade poder ser de novo praticada e divulgada?

Aqui a direcção e orientação por parte da Federação Mocambicana e seus dirigentes será fundamental; sei que o nosso Ministério da Juventude e Desporto vai querer continuar a apoiar a modalidade; por exemplo, o renovado Pavilhão do Estrela Vermelha passa a ser o palco principal para a realização dos jogos; a sua localização no populoso bairro da Malhangalene vai trazer muito público, particularmente os jovens que adoram ver com os olhos cintilantes de curiosidade e espanto, o rolar dos patins e aquela bola dominada por um stick, em alta velocidade e ritmo acelerado.

Fazer de cada jornada desportiva, uma vez por semana, uma verdadeira festa; as 6as feiras a noite, toda a gente sabe que ali na Malhangalene, no Pavilhão do Estrela, vai haver alegria, desporto e festa; muita musica para acompanhar, as escolas a apresentarem suas equipas, as actuais quatro equipas a entrarem em campo tal como os lutadores de boxe, entre luzes e cores, anúncios e voz dinamizadora de espectáculo, e muito mais que a imaginacao criadora dos Mocambicanos permite.

No dia a dia, o trabalho das escolas de patinagem, como o principal objectivo: no Desportivo, no Ferroviário, na Liga, no Estrela, na Académica, na Escola Portuguesa, pelo menos nestes locais, uma escola de patinagem tem que existir e funcionar; existem monitores capazes, treinadores suficientes e apoiantes para cada uma destas escolas; paralelamente, as 4 equipas existentes, treinarem regularmente e tentarem criar mais uma equipa.

Depois há ainda a escola em Quelimane, outra em Tete e ainda uma a ser criada na Beira e outra em Nampula; estes locais, a serem dinamizados contribuirão para a expansão da modalidade; ao fim de 2 anos e antes do Mundial de Angola,estas ideias terao que estar vivas e a serem praticadas; caso contrário, todo o esforço e desgaste deste último Mundial terá sido em vão!

Até breve;

ZC

No comments:

Post a Comment