Sunday 28 November 2010

Sábado, 27 de Novembro, tudo mudou!
















Ontem foi um dia lindo, frio mas com sol.

Hoje, Sábado, tudo mudou!

A manha dispontou com um manto de neve, a temperatura subiu relativamente e as habituais dificuldades em circulacao rodoviária regressaram.



Na zona onde moro, no Sudoeste, foi uma das partes do Reino Unido menos afectada; no Norte, na Escócia, no Nordeste e Este, nao parou de nevar e as dificuldades nesas zonas sao imensas; muitos jogos de futebol na Escócia , em outros estádios jogaram com o campo cobero de neve.



As previsoes continuam a indicar neve e frio nos próximos dias e recordes em temperaturas negativas abaixo dos 18 graus poderao ser registadas; há mais de 17 anos 1ue nao se registava neve tao cedo e tudo indica que o Inverno, que ainda nao ghegou, vai ser igualmente frio e com muita neve.



E ainda dizem que as alteracoes climáticas nao se devem aos problemas criados pelo Homem...para mim é a confirmacao da chegada da Era do Gelo!


brrrrrrrrrrr, vou por mais uma mantinha e aumentar o aquecedor!



ZC55

A caminho do trabalho na 6a feira





































Sexta Feira, dia 26 de Novembro de 2010, a caminho do trabalho.






O dia iniciou com uma manha soleira, céu aberto e muito frio, com temperaturas rondando os 5 graus negativos; uma manha bonita e usando os devidos agasalhos, até é agradável passar algum tempo lá fora, com o frio fustigando a cara, uma sensacao agradável e um contacto limpo com a natureza.





Fim de semana chegando e o anúncio de que o tempo vai mudar, amanha vai nevar em várias partes do Reino Unido.






ZC55

Kiko Esculudes

Kiko com a Seleccao Nacional de Mocambique no Mundial de Montreux / 97 (em baixo, 3o a contar da esquerda)
Kiko numa disputa d bolacom jogador Holandes,observado a distancia pelo Paulo Pereira, durante Mundial de Oliveira de Azeméis / 2003 (foto da UK Roller Hockey)

Kiko controlando abola,preparando um passe,durante jogo do Mundial de Oliveira de Azeméis/2003 (Foto da UK Roller Hockey)


Kiko e a sua equipa de sempre, o Ferroviário de Maputo; segundo jogador da esquerda p/direita, em pé



Outro excelente jogador Mocambicano, já com várias internacionalizacoes e uma longa experiencia em competicoes internas, Kiko Esculudes, mais um membro da família Esculudes, é sem dúvida um jogador fundamentalpara a Seleccao Nacional de Mocambique que irá disoutar o Mundial da Argentina / S.Juan / 2011.


Joga normalmente a defesa -médio,mas quando necessário, pode também jogar numa posicao mais avancada.


Gosta de marcar golos, faz imensas assistencias, marca e defende muito bem; tem um remate colocado e possui alguma técnica individual que lhe permite ultrapassar o adversário nas marcacoes individuais.


É o Sub-Capitao da Seleccao e tem um relacionamento calmo e respeitador com seus colegas, técnicos, dirigentes e adversários; diria que em muitos aspectos defensivos, é como seu pai Arsénio, um dos melhores defesas-médios que Mocambique teve, mesmo antes da Independencia Nacional.


Mais um jogador que vai ser peca fundamental no xadrez da equipa nacional de Mocambique e o técnico que vier a assumir o comando da Seleccao nao poderá deixar de contar com este valioso jogador.



Um dos aspectos em que tenho tentado ajudar o Kiko, é a possibilidade de jogar num Campeonato mais competitivo; houve uma proposta de Franca que acabou por nao se realizar e depois a oferta da Federacao da Catalunha para jogar numa equipa da 2a Divisao em Espanha,mas por impedimentos burocráticos por parte da Federacao Mocambicana, ainda nao foi possível ao Kiko poder evoluir num outro nível, onde de certeza melhoraria a sua qualidade técnica, assim como as suas condicoes de vida, que neste momento em Mocambique sao muito dificeis.


Ao Kiko desejo os maiores sucessos e que consiga ultrapassar as suas dificuldades, pois trata-se de uma pessoa agradável, respeitadora e muito humilde.


ZC55

Sunday 21 November 2010

St. Andrew's 3











Depois do aquecimento de todos os jogadores, as equipas recolheram aos balneários por acessos diferentes e opostos (este Estádio é um dos raros em que isto acontece), regressando depois ao relvado, em conjunto e utilizando um outro acesso, debaixo de um ruído ensurdecedor dos adeptos, tendo como pano de fundo um tema musical actual e cheio de energia, uma entrada espectacular!



Depois foi o jogo, onde o Chelsea nao marcou apesar das várias oportunidades que teve, tanto na primeira como na segunda parte do jogo; o guarda-redes do Birmingham e da última Seleccao Inglesa que na passada 4a feira foi derrotada pela Franca, Ben Foster, realizou uma execelente prestacao, acabando por ser o Melhor Jogador em campo (Man of the Match).



Regresso a casa, uma longa viagem de 3 horas, intercaladas com duas paragens, num princípio de noite fria e seca, com temperaturas a rondarem os 2 graus positivos. Mais uma experiencia extraordinária num Estádio simpático, numa cidade enorme (a 2a maior do Reino Unido), com futebolde 1a qualidade, num dos melhores jogos desta jornada.



ZC55

St. Andrew's 2
















Desta vez fiquei nas bancadas por detraz de uma das balizas; normalmente os adeptos da equipa visitante, neste caso o Chelsea, ficam "acantonados" num dos topos e durante o aquecimento da equipa, ficando perto dos seus jogadores e assim poderem interagir com os mesmos antes do jogo.
Como cheguei cedo, deu para tirar umas fotos do aquecimento dos guarda-redes, entre eles o Portugues Hilário; quando o chamei pelo seu nome, o Hilário notou logo a diferenca no sotaque e fez-me um sinal que iria posar para uma foto quando possível e assim o fez.
Pouco depois, um dos momentos mais altos da tarde, mesmo antes do jogo ter inicío: recebi uma tremenda ovacao por parte dos adeptos do Chelsea e do Birmingham juntos a baliza onde os guarda redes Petr Cech, Hilário e Turnbull aqueciam com o treinador de guarda-redes; uma das bolas rematadas pelo técnico veio na minha direccao e num gesto automático devolvi a bola ao técnico, com um cabaceamento colocado, próprio de um avancado, como comentaram logo os 2 segurancas que se encontravam por perto!
Claro que depois da ovacao passei a ser a figura central naquela zona, com os putos a cercarem-me e perguntarem se eu era também jogador, em que língua estava a falar com o Hilário, enfim, um daqueles momentos que ficará para sempre registado na minha memória; o meu amigo Michael ficou impressionado, mas nao surpreso pois já ouviu muitas histórias minhas e este "golpe"de um verdadeiro profissional da bola, apenas confirmou que nem tudo sao baboseiras...
(cont.)
ZC55










Como ch
eg

St. Andrew's 1







No Sábado fui até St. Andrew's, Estádio do Birmingham FC, para ver a equipa da casa defrontar e vencer o Chelsea, líder do Campeonato Ingles (Premiership) por 1-0, um golo do jogador Lee Bowyer aos 17', numa jogada de contrataque, quando o seu marcador Ramirez do Chelsea se atrazou no acompanhamento da jogada e numa rara oportunidade o Birmingham marcou e ganhou o jogo.




Numa manha chuvosa e cinzenta, fiz a viagem até Birmingham num Q5 (Audi Quattro 2.0TDi) do meu colega e amigo Michael, que mais uma vez me convidou a acompanhá-lo desta vez num jogo do Chelsea fora de casa.




É completamente diferente assistir um jogo fora ficando no topo do campo e por detraz de uma das balizas, passando todo o jogo em pé no meio de fans fervorosos e entusiasmados, sem pararem um minuto no apoio a sua equipa.



(cont.)



ZC55

Friday 19 November 2010

Campeonato de Maputo


Teve início na passada 4a feira o Campeonato da Cidade de Maputo, a ser disputado pelas 4 habituais equipas da Cidade, único local onde existe competicao num imenso Mocambique, onde outrora quatro Provincias tinham competicao e se podia fazer um Campeonato Nacional.


Assim o Campeonato da Cidade acaba por ser tambem um espécie de Campeonato Nacional, a nao ser que uma equipa de Quelimane consiga representar numa competicao, o esforco que se fez naquela Cidade ainda há pouco tempo, mas que me parece estar agora estagnado.


De acordo com o Jornal Noticias, a equipa do Maxaquene conseguiu um empate frente ao Ferroviário, tendo sido uma surpresa; para mim é uma afirmacao e prémio para um conjunto de jogadores, técnicos e simpatizantes, que teimam em representar uma colectividade com enorme prestígio no panorama desportivo Mocambicano, mas por outro lado a equipa nao é acarinhada pelo próprio Clube.


No outro jogo o Desportivo venceu folgadamente um Estrela Vermelha que nao consegue melhorar as suas prestacoes, apesar de todo um esforco em manter viva a modalidade num clube que foi o primeiro Campeao Africano e que muito fez pelo hóquei em Mocambique.


Em relacao ao Estrela Vermelha, um clube com ligacoes ao SISE e Ministério do Interior, duas instituicoes com afectacao de fundos estatais elevados, continua a enfrentar dificuldades para apoiar a modalidade; li recentemente um artigo do jornalista Machado da Graca, em que se refere ao orcamento do SISE como sendo superior ao Ministério da Saúde e ao da Educacao,mas para o desporto e neste caso o hóquei nao me parece haver muita afectacao desse orcamento.


Publico aqui a notícia do Jornal Notícias de hoje:



Campeonato de Hóquei em Patins da Cidade de Maputo: Campeões feridos defrontam Estrela
A SEGUNDA jornada do Campeonato da Cidade de Hóquei em Patins, a disputar-se na noite de hoje, ganhou maior nível de interesse depois na primeira ronda, realizada quarta-feira, o Maxaquene ter surpreendido o Ferroviário, detentor do título, com um empate a quatro golos.
Maputo, Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010:: Notícias

Hoje, os “locomotivas”, feridos no seu orgulho, defrontam o Estrela Vermelha e a expectativa é ver até que ponto esse resultado negativo terá afectado o grupo. O encontro tem início previsto para as 20:00 horas no pavilhão do Desportivo.
Na partida que encera a ronda, o Maxaquene e o Desportivo medem forças entre si, a partir das 21:00 horas.
Entretanto, como foi referido anteriormente, na primeira jornada registou-se um resultado que estava fora das cogitações de muitos até dos mais optimistas adeptos “tricolores”. A equipa do Maxaquene pôs em sentido o campeão em título com um empate repleto de golos.
Os “tricolores” não se intimidaram com o poderio dos “locomotivas” e entraram decididos a jogar o jogo pelo jogo. Por outro lado, os “verde-e-brancos”, sem o seu capitão Kiko, o líder da colectividade, denotavam grandes dificuldades para fazerem fluir o seu jogo. O certo porém, é que os comandados de Abdul Azize chegaram a estar a ganhar, por 4-1, no final da primeira parte, um resultado que deixou boquiaberto os presentes no pavilhão do Desportivo.
Mas na etapa complementar, talvez ávidos em que o jogo terminasse naquele instante, a equipa “tricolor” desconcentrou-se e permitiu que os “locomotivas” chegassem ao empate.
O Maxaquene passou assim ao lado de uma vitória história sobre o poderoso Ferroviário.Quem tirou proveito deste resultado foi o Desportivo que recebeu e goleou o Estrela Vermelha, por 10-2. Mesmo desfalcado de muitas das suas unidades, os “alvi-negros” impuseram o estatuto de favoritos a conquista do título e obtiveram um triunfo incontestável.


ZC55



Tuesday 16 November 2010

Por de Sol







Fotos do Por de Sol no meu Bairro.


As manhas tem sido frias, cobertas de gelo e com um brando nevoeiro que aos poucos se vai dissipando, através dos ténues raios solares que ao longo do dia muito tímidamente vao emergindo por entre as nuvens carregadas de chuva.
Quando chove, a temperatura sobe e suporta-se mais fácilmente o frio; mas quando nao chove, as temperaturas baixam e aí comecam as minhas dificuldades em lidar com este clima.
Ainda antes das 5 horas da tarde, o Sol comeca a desaparecer no horizonte, como as imagens que recentemente capturei no meu Bairro Ferroviáio! O Inverno está a chegar...
ZC55

Saturday 13 November 2010

Bruno Pinto






















Bruno Pinto, jogador Mocambicano actualmente a jogar no Clube de Hóquei do Carvalhos, faz parte de uma família de desportistas que ao longo de muitos anos fizeram parte do panorama desportivo em Mocambique.
Seu avo António Soares Azevedo, praticou ciclismo no Clube Desportivo do Alto-Maé, jogou futebol no Clube Desportivo da Malhangalene e foi Seccionista do Hóquei em Patins do Clube Ferroviario de Mocambique; as fotos dos cartoes de atleta e dirigente desportivo atestam a carreira eclética do "Mais Velho"; interessante a isencao da licenca de bicicleta por ser praticante de ciclismo, através duma postura camarária; será que actualmente, uma isencao deste tipo poderia reactivar e dinamizar a modalidade de ciclismo em Mocambique, principalmente agora que se aproximam os Jogos Africanos?
A mae do Bruno, a Paula Azevedo, minha conterranea do Chiveve, praticou basquetebol igualmente no Ferroviário; seu tio Miguel jogou hóquei no Ferroviário e daí a influencia que teve nos seus sobrinhos Bruno e Paulo (sobre este escreverei mais tarde).
O Bruno joga a defesa-médio, possui uma violenta stickada de ambos os lados (é um jogador dextro), um óptimo organizador de jogo, defende muito bem e fisícamente é muito forte; os seus adversários (e ás vezes os próprios colegas) quando chocam com ele, batem e caem atordoados!
Gosta de marcar penalties, é eficaz na sua marcacao assim como nos livres directos, situacoes que de acordo com as novas regras sao fundamentais nos resultados finais dos jogos; marca muitos golos, efectua muitas assistencias e recupera rápidamente para zonas defensivas.
O Bruno tem 25 anos, pesa 88 kgs, mede 1,79m e será sem dúvida alguma uma mais valia para a equipa nacional de Mocambique, principalmente agora que alguns dos seus jogadores mais influentes deixaram de praticar a modalidade (caso do Bruno Adriao).
O Bruno tem um carácter firme e com muita dignidade, apresentacao exterior calma, fortemente determinado e motivado para representar o País que viu nascer seus progenitores.
ZC55

Monday 8 November 2010

Arnaldo Queiroz














Arnaldo Queiroz tem sido um dos útimos guarda-redes a defender a baliza de Mocambique.

Normalmente tapado pelo Nuno Adriao, o Arnaldo teve neste útimo Mundial de Vigo poucas oportunidades para brilhar; isso só veio a acontecer já na parte final do Campeonato, onde uma actuacao segura no último jogo contra a Colombia, permitiu a Mocambique alcancar a 11a posicao.


O Arnaldo é resultado do trabalho das Escolas do Estrela Vermelha, iniciou a competicao defendendo as cores da MOSOPESCA, empresa patrocinadora que viria a ser extinta depois da desagregacao da ex-Uniao Soviética; perdia-se assim um grande patrocinador, mas ganhava-se um guarda-redes que por muitos anos defenderia as cores nacionais.


Dotado de uma boa compleicao fisica, seguiria a técnica administrada pelos técnicos do Desportivo de Maputo, clube para onde se transferiu.


Presentemente nao tem estado activo e vai fazer muita falta ao combinado nacional no próximo Mundial em S.Juan/Argentina/2011.


ZC55
(Fotos do site UK Roller Hockey)

Thursday 4 November 2010

As cores do meu Bairro...
















Com a chegada do Outono, a paisagem muda por completo: os verdes escasseiam sendo substituidos pelos amarelos, laranjas, castanhos, vermelhos, rosáceos, uma enorme variedade e mistura, que arregalam os olhos aos mais atentos a este periodo de transicao.


Ao longo dos anos em que tenho vivido na Inglaterra, presto cada vez mais atencao a esta fase da Natureza: é de uma beleza extraordinaria, sensacoes únicas, prazeres visuais raros.



Há momentos em que o cair das folhas acompanhado por rajadas de vento, fazem cenários sómente vistos em filmes ou na televisao. Sem dúvida que esta estacao é das mais bonitas e indicativa de uma fase da vida, antes da chegada do frio,da neve e da chuva constante.

Até agora as temperaturas tem sido amenas, durante o dia tem feito cerca d 15 graus centigrados e de noite a temperatura tem estado acima dos 5 graus.


As manhas sao frescas, com muita geada e algum nevoeiro, que depressa se dissipam com o raiar do Sol que tem aparecido, embora mais fraco; a hora mudou no passado Domingo, permitindo mais uma hora na cama e um cedo deitar.


Assim vai o meu Bairro Ferroviario...


ZC55

Monday 1 November 2010

Angola organiza Mundial "A" 2013




Existe um ditado Mocambicano que diz:"Camarao que dorme a onda leva!"






Pois aí está: Angola vai organizar o primeiro Mundial do grupo "A" no Continente Africano, em 2013, conforme decisao tomada pelo CIRH durante o Mundial "B" recentemente realizado na Austria/Dornbirn.




Depois da retirada do Mundial "A" 2011 a Mocambique, com uma tentativa no meio por parte da Federacao Angolana em substituir Mocambique, a atribuicao final a Argentina/S.Juan, em 2013 será a vez de Angola, que tem apostado sériamente nesta modalidada.




Reproduzo aqui a noticia do Jornal dos Desportos de Angola hoje publicada em









"Angola pode albergar Mundial de 2013
Silva Cacuti - Hoje

Patinagem (FAP) que presenciou a reunião magna
A Assembleia-geral do Comité Internacional de Rink Hockey realizado a 29 de Outubro em Dornbirn, na Áustria, decidiu, por unanimidade, atribuir a Angola a organização do campeonato do mundo de 2013. Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP) que presenciou a reunião magna daquele organismo internacional, disse à nossa reportagem que havia na mesa da assembleia as candidaturas de Portugal, França e Chile, mas pesou o facto de em Angola a prova vir, pela primeira vez, ao continente africano.O encontro, que decorreu à margem do campeonato do mundo B, aprovou as datas dos campeonatos de juniores de Barcelos, Portugal, de 11 a 17 de 2011. Ficou também aprovada a data de 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2011para a disputa do mundial de seniores A, na cidade argentina de San Juan. Recordar que o continente esteve perto de receber a prova de 2011 cuja organização, inicialmente atribuída a Moçambique, acabou por lhe ser retirada, por alegados atrasos nos aspectos organizativos e atribuído à Argentina.Angola, que já esteve preparada para acolher a prova mundial em 1974, na Cidadela Desportiva, mas que não se efectivou devido às convulsões políticas em torno da Independência Nacional, vai entrar para a história como o primeiro país africano a acolher o evento. De resto, a FAP já tem demonstrado prontidão organizativa. Recentemente Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, presidente da FAP apresentou um pavilhão multiuso moderno na zona do Kikuxi que, especula-se, poderá ser palco do evento. O recinto com capacidade para 2000 lugares sentados é dotado de cabines de imprensa, piso de madeira, placard electrónico, entre outros. Campeonato da Argentina tem Lusófonos no mesmo grupo Pela primeira vez na história dos Campeonatos do Mundo, em San Juan, Argentina Angola, Portugal e Moçambique vão jogar a primeira fase inseridos no mesmo grupo que, agora, fica completo com a integração dos Estados Unidos da América, vencedor do campeonato do mundo B. Já é considerada a festa da lusofonia e sabe-se que muita rivalidade vai apimentar a irmandade do grupo C, a julgar, não só pela nova luta entre angolanos e moçambicanos mas também, devido ao crescimento da selecção angolana, alguma hombridade que pode haver no jogo com os portugueses.Em Vigo, angolanos e moçambicanos jogaram no mesmo grupo e o resumo ficou manchado pela tentativa dos mambas em desqualificar o conjunto angolano por alegada má inscrição de João Pinto que, aliás, acabou por não jogar o resto da prova. O Brasil, outro lusófono, vai ser cabeça-de-série no Grupo D, grupo onde também vai estar a Inglaterra, além da França e da Colômbia. O grupo B integra o terceiro país africano, a África do Sul, que depois do segundo lugar no Mundial B junta-se aos angolanos e moçambicanos na prova principal. A Argentina é cabeça de série e completam o grupo B as equipas da Itália e Alemanha. No grupo A a Espanha, campeã mundial, vai jogar com a Suiça, Chile e Holanda, terceiro classificado do mundial B."


Nesta reportagem é feita alusao ao protesto apresentado por Mocambique por irregularidades na inscricao do jogador Angolano Joao Pinto, o qual foi validado pelo CIRH com a suspensao do jogador durante o resto do Campeonato e uma multa de cerca de 500 Euros, mas sem retirada de pontos a Angola que assim beneficiou desta inverdade desportiva; o Jornal de Desporto esqueceu-se de igualmente dizer que nao era apenas o jogador Joao Pinto que estava mal-inscrito, mais dois jogadores foram irregularmente inscritos, casos do André Centeno e Tiago Sousa (guarda-redes); opinioes opostas, como sao opostas as suas lateralidades continentais!



A Federacao Mocambicana nao se fez representar nesta Reuniao do CIRH (nem sei se terá sido mesmo informada ou convidada)





ZC55



(Fotos do Website Roller Hockey UK)