Wednesday 22 September 2010

Seleccao na Africa do Sul


Noticia publicada hoje no Jornal Noticias de Maputo:


"MUNDIAL DE SAN JUAN-2011 - Selecção de hóquei inicia preparação em Pretória

A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins já escolheu a primeira base para dar início a sua preparação tendo em vista a participação no Campeonato do Mundo do Grupo A a realizar-se em San Juan, Argentina, no próximo ano. Trata-se da cidade de Pretória, a capital política da África do Sul, que na próxima semana irá contar com a visita dos hoquistas moçambicanos que já centram as atenções em mais uma presença na mais importante competição mundial.

Em Pretória, mais concretamente no pavilhão da ACP (Associação da Comunidade Portuguesa), a equipa nacional irá realizar jogos de controlo frente a selecção sul-africana que também se prepara para marcar presença no Campeonato do Mundo do Grupo B a realizar-se em Dornbirn, Áustria, no próximo mês.

Nesta primeira fase de preparação, a equipa moçambicana não contará com a presença dos internacionais que se encontram a jogar em Portugal (Paulo Pereira, Júlio Soares, Nuno Adrião e Bruno Adrião), devendo ser inteiramente constituída por hoquistas a actuarem no país, sendo bem provável que se registem algumas estreias de jogadores que estiveram presentes no ”Africano” ao serviço do Estrela Vermelha e que deixaram muitas boas indicações.

Pedro Tivane, técnico que irá dirigir a Selecção Nacional em Pretória, afirma que começar cedo a preparação é muito importante pois permite que se faça um trabalho mais pormenorizado em todos os aspectos (táctico-técnico e físico), bem como abre mais espaço para se fazer uma observação minuciosa em relação a condição de cada atleta.

O facto é que ver a Selecção Nacional começar com a preparação quando falta pouco menos de um ano para o Mundial, pode ser visto como uma revolução no hóquei nacional, se se atender que nas anteriores edições os trabalhos se iniciaram a poucos meses da abertura.

Refira-se, que no último Campeonato do Mundo realizado em Vigo, Espanha, no ano passado, o colectivo nacional ocupou a décima primeira posição e parte para San Juan com objectivo de melhorar essa classificação.

Na fase de grupos, Moçambique terá como adversários Portugal, Angola e o primeiro classificado do Mundial do Grupo B, que provavelmente venha a sair do trio constituído por Andorra, Holanda e EUA, na condição de candidatos fortes ao título B."


Esta noticia faz referencia a jogadores internacionais a jogarem em Portugal; de facto, apenas o jogador Julio Soares tem treinado e prepara-se para jogar, para poder participar mais uma vez (devera ser a sua ultima participacao ) num Mundial do Grupo "A"; os restantes jogadores mencionados, Paulo Pereira, Nuno Adriao e Bruno Adriao ja arrumaram os patins, desde que terminou o Mundial de Vigo e nao fazem intencoes de retornar a pratica de alta competicao.


Estao ja identificados varios jogadores que poderao substituir estes 3 ex-atletas, muito mais jovens e com muita forca de vontade em representarem as cores de Mocambique.


ZC55

Saturday 18 September 2010

Joao Jorge, jogador Mocambicano

Inicio hoje a apresentacao de alguns jogadores Mocambicanos a jogarem nos Campeonatos de Hoquei em Patins em Portugal.

Sem duvida que uma mais valia para a Seleccao Nacional de Mocambique e o jogador JOAO JORGE, actualmente a representar a equipa senior do Parede FC.

Conheco o Joao desde que ele foi meu jogador nos Infantis do Parede, nas epocas entre 1999 e 2001; foi ainda jogador Iniciado e Junior do Benfica e da Juventude Salesiana, mas o Parede tem sido sempre o seu Clube de eleicao, onde igualmente treina conjuntamente com outro jogador ("Felix"/Filipe Martins) a Escola do Clube.

O Joao caracteriza-se como um jogador muito forte fisicamente, com uma boa patinagem e um remate poderosissimo, principalmente o "pranchado"; detem ainda uma boa tecnica individual de dominio, passe e drible; possui leitura de jogo, sendo forte na marcacao individual, actua como medio-ofensivo, gosta de ter a posse de bola e nao e egoista; faz imensas assistencias e marca igualmente muitos golos, sendo normalmente um dos melhores marcadoes em todos os escaloes e equipas onde jogou.

Tem varios Campeonatos, Torneios e Tacas como curriculo vencedor, muitos trofeus como melhor jogador ou melhor marcador; a sua vida desportiva esta descrita no seu blog
http://joaojorge88.blogs.sapo.pt/

Tem muitos amigos em Mocambique, tem uma vontade enorme em representar o Pais e de estar presente no proximo Campeonato Mundial a disputar-se na Argentina; gostaria imenso de poder ir ate Mocambique e por la ficar uma temporada, para ajudar a elevar o nivel competitivo local e ensinar alguns jovens na arte de bem praticar a modalidade.

Esta a patinar e a jogar hoquei em patins desde os seus 6 anos de idade e teve ao longo da sua ja longa carreira desportiva, apesar do seus apenas 20 anos de idade, varios treinadores consagrados que lhe foram transmitindo imensos e diversos conhecimentos; mesmo assim continua a trabalhar para se tornar ainda melhor jogador, sempre em progressao.

Sempre pronto a colaborar e ajudar, e sem duvida um jogador que ira engrandecer o hoquei em patins Mocambicano!

ZC55

Friday 17 September 2010

Seleccao no Xai-Xai


Como parte da divulgacao da modalidade e a primeira participacao de Mocambique como Pais Independente, os jogadores pre-seleccionados foram jogar a Xai-Xai, no piso do Clube de Gaza.
Na foto pode-se reconhecer:
em cima, da esquerda p/ direita:
Ferreira (Dirigente), Alfredo Nicolas (GR), Mario Goncalves, Arsenio Esculudes, Luis Marques (CUCA), Miguel Paulo, Cumba (GR) e Joao Mangue (massagista);
em baixo, esq. p/dir.: Antonio Simoes, Jose Mendes, Ze Carlos, Ze Mauro e Guilherme (roupeiro); entre mim e o Ze Mauro esta aminha filha Cristiana.
Destes jogadores, o Jose Mendes destacava-se como sendo o nosso melhor avancado,muito habilidoso, bom patinador e remate certeiro; no entanto, algo iria acontecer pouco antes da saida da equipa para o Mundial na Argentina.
Sem qualquer tipo de aviso, o Jose Mendes, de um dia para outro, desapareceu sem deixar nehum rasto: fizemos muitas perguntas, muitas diligencias e contactos, mas nada, ninguem nos dizia nada de concreto;o proprio seleccionador Fernando Adriao nao sabia de nada e apenas nos dizia que algo deveria ter passado, mas que ele nao tinha sido informado; como na altura a saida de pessoas do Pais era uma realidade e na maior parte das situacoes, uma surpresa ou accao nao contada, tal o temor que existia, acabamos por nos resignar com tal perda.
Alguns anos mais tarde, comecamos a receber algumas informacoes de que o Jose Mendes estaria na Zambezia, sua Provincia natal, possivelmente em Mocuba, que para la se teria retirado, para se juntar a sua mae; mas continuava o misterio, porque teria ele desaparecido sem nos dizer nada e ainda por cima sabendo que ele era o jogador mais influente da Seleccao e a sua ausencia se fez notar ao longo do Mundial?
Em 1990, vou de viagem para a Beira, em servico e ao mesmo tempo para levar material para uma escola de patinagem que existia na Beira e encontro-me com o Jose Mendes, o qual juntamente com os irmaos Marroquins, treinavam cerca de 30 jovens no Pavilhao dos Desportos (ex-Mocidade Portuguesa), no Bairro Central da Beira, mesmo de fronte da Catedral e antigo Hospital Rainha Santa Isabel.
Somente nessa altura o Jose Mendes me contou toda a sua odisseia: quando estava a treinar pela Seleccao e a jogar pela UFA e depois Mocambique Criquete, o Jose Mendes era correspondente do jornal Noticias da Beira em Maputo; trabalhava num escritorio por cima do Cafe Continental e escreveu um artigo que chamou a atencao das autoridades de seguranca,o que levou o envio de agentes do SNASP ao escritorio do Jose Mendes.
Durante a revista encontraram os planos de construcao de uma moradia situada no prolongamento da rua do Miradouro (ex-Duques de Connaugh), quem desce em direccao as traseiras do Hotel Polana; essa moradia pertencia ao Eng.Rui Ferreira, proprietario da UFA, onde o Mendes tinha jogado.
Depois da saida do patrao da UFA, o Mendes apoderou-se dos documentos da referida casa e ficou com eles, sem nenhuma intencao concreta, apenas por curiosidade e talvez pensando que os documentos poderiam mais tarde vir a ser uteis.
Mas por azar do Mendes, quem foi morar para essa moradia, depois do abandono do seu proprietario, foi nem mais nem menos o Presidente da ZANU Robert Mugabe, asilado politicamente na capital Mocambicana; esta-se mesmo a ver que a SNASP nao teve nenhumas duvidas sobre o envolvimento do Mendes numa operacao destinada a liquidar o Robert Mugabe e levou o Mendes para a BO e dai para os campos de reeducacao situatos em Niassa, donde viria a sair muito mais tarde.
E caso para dizer, que Mocambique nao teve melhor prestacao no Mundial da Argentina, porque o seu melhor jogador foi preso e condenado sem julgamento e enviado para a reeducacao!
Nao importava se era o melhor jogador, o que prevaleceu foi a suspeita e sem nenhuma possibilidade de defesa, o Mendes foi condenado popularmente e nos ficamos sem o nosso melhor jogador.
Depois do nosso encontro na Beira, o Jose Mendes ainda veio viver em Maputo onde tentou de novo jogar no Estrela Vermelha, mas ja nao era o mesmo jogador, as marcas deixadas pelos dificeis tempos, tinham custado imenso e o Jose Mendes era agora uma pessoa triste e acabada!
Refressou a Beira e depois nao soube mais nada sobre a sua vida.
(continua)
ZC
(Obrigado ao CUCA pela foto e inspiracao)

Fernando Adriao como Seleccionador


A Seleccao Nacional de Mocambique participou pela primeira vez num Mundial de Hoquei em Patins, na Argentina /S.Juan, em 1978.
Esta equipa foi convocada e treinada pelo Selecionador Nacional Fernando Adriao, considerado por muitos como o melhor hoquista de todos os tempos.
Como jogador, penso haver muita documentacao e registos sobre o Fernando Adriao, mas pouco se sabe como Selecionador desta equipa Mocambicana, que participou no Mundial da Argentina/1978.
O Fernando Adriao em 1977/78 foi por mim convidado para jogar pelo Benfica, juntamente com o Luis Brito, Carlos Pinto, Alfredo Nicolas, Tome dos Santos e Felix Manjate.
A equipa do Benfica formava-se depois de um encontro entre mim e o Julio Rito, numa situacao muito peculiar: conheci o Julio Rito quando ele foi embater nas traseiras do meu carro estacionado no passeio do meio da Av. 24 de Julho, em frente da Filmarte e do entao Quartel General das FADM.
O carro acabou por ser reparado nas oficinas do entao Presidente do Benfica (seria o Sr. Santos ?) um benfiquista ferrenho, que tinha recebido a presidencia do entao Benfica de LM, depois da saida de varios dirigentes benfiquistas para Portugal ou Africa do Sul; alguns socios e simpatizantes acabariam por apoiar esta equipa, nos seus ultimos dias como Benfica, pois em 1979 mudaria para Costa do Sol, depois de um periodo transitorio em que se chamou ex-Benfica (durou ainda alguns meses ate adopcao do novo nome).
Como jogador desta equipa e tendo ao meu lado um jogador da envergadura do Fernando Adriao, apesar dos seus 38 anos de idade, tive a oportunidade de aprender alguma tecnica individual, nomeadamente na proteccao de bola, remate usando a mao esquerda como alavanca e balanceamento do corpo, defesa individual e alguma tecnica de dominio de bola;igualmente aspectos tacticos e de marcacao de livres relacionados com a forma como se jogava na altura (defesa em quadrado, em losango e alguma marcacao individual).
Estes conhecimentos e aprendisagem tiveram seu prolongamento na Seleccao,onde o Fernando Adriao deixava de ser jogador para ser apenas o treinador; estivemos concentrados um mes na Catembe, na Casa de Praia da SUT, onde o mesmo Fernando Adriao era o Director-Geral; o cozinheiro era o Samuel que muito carinhosamente nos preparava as refeicoes e onde tivemos todo o apoio que precisavamos.
A nivel de preparacao fisica, o tecnico indigitado foi o Tome dos Santos que igualmente jogava (o unico jogador de campo suplente que tinhamos nessa equipa do Benfica) e teve uma accao importante nos trabalhos de resistencia, forca e velocidade, atraves dos circuitos de manutencao que nos dava, para alem de varios "crosses" que eu detestava, pela sua monotonia e longa duracao.
Num desses "crosses", na Av.Keneth Kaunda, fomos interrompidos e saudados pelo secretario do Partido, Marcelino dos Santos, um adepto do hoquei e que estaria presente na despedida da Seleccao antes do Mundial, num Pavilhao da Malhangalene completamente repleto de apoiantes que na altura acreditavam numa auspiciosa presenca mocambicana, liderada pelo campeonissimo Fernando Adriao; na altura ainda se pensou que ele poderia jogar, mas foi categorico na sua posicao: nao iria usar a camisola nacional Mocambicana contra Portugal, apesar de na altura ter ainda a nacionalidade Mocambicana.
(continua)
ZC55

Sunday 12 September 2010

Historial do hoquei em Mocambique pos-Independencia


























"TRANSCRIÇÃO do DOCUMENTO: Iniciamos hoje a divulgação de alguns promenores que julgamos de interesse para os leitores no que diz respeito à preparação da equipa nacional de hóquei em patins. A preparação duma equipa não se pode fazer espontanemamente. Existe a necessidade de se criar uma infra-estrutura que lhe preste todo o apoio necessário.Uma base. Assim, foi esta a primeira preocupação que surgiu.o estabelecimento duma infra-estrutura capaz de fornecer o indispensável apoio, integrando-se na selecção propriamente dita para, em conjunto, tentarem obter os melhores resultados. Essa base foi assim constituída:"


Logo apos a Independencia, a primeira Seleccao Nacional de Hoquei em Patins foi convocada pelos treinadores Garradas Domingues e Abilio Moreira, integrando varios jogadores dos quais a maioria acabaria por sair do Pais por varias razoes pessoais, ligadas a nova politica marxista-leninista orientadora da nova Republica Popular; o principal obejctivo desta Seleccao foi defrontar a equipa da Holanda que se deslocou a Mocambique tendo realizado diversos jogos em varias Provincias.


Apos a maior parte dos jogadores desta Seleccao terem saido de Mocambique, formariam em Portugal uma forte equipa, o Sesimbra, composta pelo Carlos Pereira (RIP), Carlos Cunha, Ze Pedro Flores Cardoso, Fernando Antonio, Carlos Silveira, Ze Adriao e Toni Guedes, conquistando um titulo europeu, uma Taca equivalente a CERS, confirmando o elevado nivel tecnico existente na altura a nivel do hoquei Mocambicano.


Outros ficariam em Mocambique e fizeram parte da segunda Seleccao Nacional que participou pela primeira vez num Mundial, em 1978, na Argentina, em S.Juan; esta equipa seria orientada pelo Fernando Adriao (RIP) e jogadores como o Arsenio Esculudes, Joao Boavida, Ze Mauro e Antonio Simoes representariam pela segunda vez as cores nacionais; em Mocambique continuaria o Miguel Rousseau, um jogador equiparado ao Antonio Livramento, mas por ter optado pela nacionalidade Portuguesa, assim como o Luis Brito, outro jogador de nivel elevado, nao fizeram parte desta equipa nacional.


A preparacao da equipa nacional para o Mundial da Argentina foi feita de acordo com o Organigrama aqui apresentado e divulgado no jornal Noticias, incluindo os jogadores convocados; os elementos directivos e atletas que fizeram parte desta estrutura organizativa tiveram varios destinos, alguns dos quais ja partiram deste mundo dos vivos, deixando saudades e memorias sobre a sua participacao no historial do hoquei em patins em Mocambique.


O topo da estrutura era liderada pelo Luis Magalhaes que seria depois indigitado como Presidente da Federacao, que muito trabalhou para que a participacao no Mundial da Argentina fosse uma realidade; pouco depois do regresso a Mocambique, o Luis Magalhaes acabaria por se afastar da Federacao por razoes profissionais (na altura era desenhador na Electricidade de Mocambique) e por motivos de saude, vindo a falecer uns anos mais tarde, sem ter tido nenhum reconhecimento oficial por parte das estruturas desportivas pelo trabalho desenvolvido na manutencao da modalidade no novo Pais.


Nesta estrutura organizativa, pode-se constatar a presenca do actual Presidente da Federacao, na altura responsavel do sector de Campos e Equipamentos, juntamente com o A.Ferreira, confirmando a longa ligacao deste amante da modalidade desde os primodios da Federacao Mocambicana, de facto o unico sobrevivente deste estrutura directiva que se encontra em Mocambique, para alem de alguns atletas convocados na altura.


(continua)
ZC55

(Obs: muito obrigado ao Luis Marques, o nosso conhecido CUCA, pela documentacao e fotos colocadas no seu Facebook)

Monday 6 September 2010

Familia Hoquista


Na foto de cima: Sandro dos Santos (esq.) e Pedro Tivane (dir.) conversando com jornalista (centro) com patinador observando caixas de equipamento


















Da esquerda para direita: Abdul Azize (Gito), Arsenio Farrangane, Nelson e Nicolau Manjate

Apos alguns dias de instabilidade, a capital Maputo e seus arredores voltaram a normalidade, ainda que algum receio do retorno as manifestacaoes esteja presente no dia a dia dos Mocambicanos nesta parte do Pais.

Entretanto, o reinicio da actividade hoquista devera acontecer em breve e para que tal seja possivel, a dedicacao e entrega de alguns hoquistas e fundamental.

Um dos principais dinamizadores e o Capitao da equipa nacional Bruno Pimentel e seus irmaos David, Celio, Jojo, Pedro, Celio e Paula que continuam motivados para o apoio e desenvovimento das escolas de patinagem, em particular com a escola do Desportivo de Maputo (fotos retiradas do Facebook do Bruno Pimentel)


Outros antigos jogadores como o Pedro Tivane, Sandro dos Santos, Abdul Azize (Gito) ligados ao Ferroviario, Estrela Vermelha e Maxaquene respectivamente estao igualmente entusiasmados pelo desenvolvimento das escolas de patinagem, fazendo igualmente parte desta familia hoquista.

Outros atletas como o Arsenio Farrangane fazem igualmente parte desta forca dinamizadora, a que se junta o Nelson uma cara familiar na familia hoquista,um potencial candidato para a Associacao de Patinagem de Maputo.


Faco votos para que outros ex-atletas e entusiastas venham a apoiar esta componente fundamental no relancamento da modalidade em Mocambique.


ZC55

Saturday 4 September 2010

Festa da pequenada


Festa da pequenada,poderia ser o titulo desta foto tirada recentemente em Maputo,no Pavilhao do Desportivo,por ocasiao da entrega de material e equipamento as Escolas de Patinagem.
Em contraste com estes momentos de alegria e esperanca, esta pequenada devera estar a passar por momentos aflitivos e em alguns casos confusos, pois nao percebem o que se esta a passar nas ruas da Capital Mocambicana, mas sentem que algo nao esta a correr bem, pelo menos patinar e jogar hoquei esta a ser dificil nestes dias que correm em Mocambique.
Faco votos que regressem rapidamente aos rinques de patinagem e disfrutem novamente do prazer e das alegrias que a nossa modalidade oferece e assim consigam lidar com as suas dificuldades de uma forma saudavel.
ZC55

Friday 3 September 2010

Inglaterra vence Bulgaria


Regresso da competicao internacional, depois do recente Mundial e das frustracoes da equipa Inglesa, eis que hoje conseguiu vencer por 4-0 a equipa da Bulgaria, no apuramento para o Campeonato Europeu 2012.


Uma vitoria por um numero expressivo, um hat-trick de Jermain Defoe, sem sofrer golos, somando os primeiros tres pontos no Grupo e um golo de estreia do jovem promissor Adam Johnson, que em apenas 12 minutos em campo conseguiu marcar na segunda tentativa de remate a entrada da grande area.


Apesar de nao ter sido uma exibicao fantastica como poderia indicar o resultado, a equipa Inglesa teve no seu guarda-redes Joe Hart uma garantia de seguranca, pois este jovem de apenas 23 anos, tem garantida a sua posicao como o guarda-redes principal, como ja me tinha referido logo apos o empate com os EUA na abertura do Mundial.


O lateral direito Glen Johnson nao me convenceu, nao esta na sua melhor forma, falhou nos cruzammentos e remates de fora da area; os centrais Jagielka e Dawson entraram bem e nao se deu pela falta dos habituais Terry e Ferdinand; o Ashley Cole esteve melhor na primeira parte ao avancar no corredor esquerdo e nos cruzamentos, tendo feito a assistencia para o primeiro golo de Defoe.

Barry esteve bem defensivamente, assim como Gerrard fez o seu habitual papel de condutor de jogo; Milner tem lugar garantido nesta equipa, trabalha muito para a equipa, flanqueia frequentemente e tenta remates de longe; o Theo Walcott que ja marcou 4 golos para a sua equipa do Arsenal em 2 jogos do Campeonato apareceu confiante e teve alguns rasgos habituais, nesta sua primeira aparicao como efectivo apos 1 ano e depois de ter sido dispensado do Mundial; o Rooney defendeu bem, tentou um chapeu e fez assistencia para o segundo golo do Defoe mas esta muito longe da sua habitual forma; o Cahill chamado a substituir Dawson lesionado, entrou algo nervoso nesta sua estreia na Seleccao, tentou alguns cabeceamentos ofensivos em lances de bola parada e a nova estrela do futebol Ingles sera sem duvida Adam Johnson, um esquerdino que joga na direita e traz sempre perigo e dribles quando tem a posse de bola;o Ashley young nao teve chances de mostrar aquilo que vale.
A Bulgaria teve nos seus jogadores Stelyin Petrov,Martin Petrov e Bojinov os seus melhores elementos e pouco mais consegui destacar nesta equipa que num passado recente atingiu um patamar elevadoa nivel europeu e mundial.


Gracas a uma serie de lesoes, o tecnico Capello conseguiu apresentar uma equipa renovada, caso contrario iria apresentar exactamente os mesmos 10 jogadores com que perdeu com a Alemanha (excepto o guarda-redes); para mim continua a ser o maior problema desta equipa Inglesa, mas ha quem o veja de uma forma diferente.
O publico fez as pazes com a sua Seleccao e nao deixou de animar o jogo, mesmo com a proibicao das vuvuzelas, mas com alguns trompetes autorizados; cerca de 65 mil espectadores acompanharam este jogo no belo Estadio do Wembley, numa noite fresca e estrelada.
ZC55

Wednesday 1 September 2010

Visita de Nicolau Manjate







Tive hoje a honra e privilegio de receber a visita do actual Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem, Nicolau Manjate.


Acompanhado de seus familiares, deslocou-se propositadamente de Londres ate a Gillingham/North Dorset onde me encontro a residir, para me visitar e podermos juntamente debrucarmo-nos sobre o estagio actual da nossa modalidade e planos para um futuro proximo e a medio prazo.


Neste dia de imenso significado pelos acontecimentos em Maputo e outras partes do Pais em que lamentavelmente houveram perda de vidas humanas, para alem de muitos feridos, tivemos inicialmente a nossa conversa em volta desta tragedia, para depois entao falarmos do nosso hoquei.


Senti que o Nicoalu Manjate esta extremamente motivado e no bom caminho, desde que assumiu a Presidencia da FMP; tem feitos varias consultas e estabelecidos contactos nesta sua estadia na Europa, com pessoas e organizacoes que lhe ajudarao a levar a bom porto esta sua embarcacao em que todos aqueles que estao interessados e querem ver a evolucao do hoquei em patins em Mocambique poderao com ele embarcar.


Eu faco parte dessa sua tripulacao e coloquei-lhe todo o meu conhecimento e ideias a sua disposicao, de forma a que consiga apresentar um Plano de Trabalho inovador, diferente, realistico e realizavel em tempo determinado.


Sao muitas as tarefas e accoes a serem levadas a cabo, tendo como base uma nova filosofia de estar na modalidade e que a concretizar-se, podera de novo relancar Mocambique para patamares anteriormente alcancados.


O hoquei em patins em Mocambique tem agora uma oportunidade suprema em se restruturar, planear e colocar em accao medidas para a revitalizacao das Escolas de Patinagem e sua expansao, a organizacao e arranque da competicao interna, a participacao no proximo Mundial do Grupo "A" em S.Juan /Argentina/2011, o inicio de outras disciplinas da patinagem, nomeadamente corridas e patinagem artistica, organizacao a nivel das Provincias de Nucleos e Associacoes de Patinagem, a agregacao de antigos atletas, dirigentes, arbitros, tecnicos e amantes da modalidade a volta da Federacao, apoiando, dinamizando, resolvendo, participando e colaborando num movimento unico e imperdivel.


Ao Nicolau Manjate desejo-lhe os maiores sucessos, muita saude e forca para levar avante todo o seu Programa, assim como a realizacao de todas as accoes planeadas.


Ao seu cunhado Virgilio Juvane, um jovial e alegre amigo, agradeco ter proporcionado este encontro e contribuido com a visao de alguem que de fora analisa e ve a modalidade no Pais e aquilo que sera importante realizar: muito obrigado Virgilio! A sua filha Denise um muito obrigado pela sua reportagem fotografica, uma profissional em perspectiva! As esposas um muito obrigado pela paciencia em terem aturado a hoquei-mania que nos apodera constantemente!

Forca Nicolau, o hoquei esta contigo!

Abracao

ZC55