Sunday 30 May 2010

Associacao Academica de Mocambique

Equipa junior da Associacao Academica de Mocambique, epoca 1973-74, de hoquei em patins.
Aos 17 anos de idade, depois de completar o 7o ano no Liceu Pero de Anaia na Cidade da Beira, fui viver para a entao Cidade de Lourenco Marques, para frequentar a Universidade de LM, na Faculdade de Economia.
Antes de ir para LM, tinha disputado o Campeonato Provincial de Juniores na Beira, representando o Ferroviario da Beira, tendo esse Campeonato tido como vencedor o Ferroviario de LM, depois de ter vencido na final a equipa do D. Bosco; a minha equipa terminaria em 3o lugar, a frente da Lusalite, ultima clasificada.
Durante o Campeonato Provincial disputado na Beira e porque meus pais estavam ja a viver no Dondo, eu fiquei com a equipa do Ferroviario de LM numa das carruagens estacionadas na Estacao dos CFM da Beira, tendo como companheiros o Herculano dos Anjos, o China, o Valdinho, o Matias, o Capitao da equipa, tendo sido convidado pelo Treinador do Ferroviario de LM para jogar pela sua equipa logo que chegasse a LM.
Assim o fiz, logo depois da chegada a LM e de me alojar no Lar dos Estudantes dos CFM, inaugurando o edificio conhecido por Rosas de Mocambique, na Av.Antonio Enes (actual Julius Nyerere), mesmo por cima do Restaurante El Greco.
Ainda fiz uns dois treinos pela equipa do Ferroviario de LM, mas por outro lado tinha o convite da Academica, principalmente do seu Dirigente Jose Manuel Domingues, que me dizia ser inadmissivel que um Lopes Pereira jogasse por uma outra equipa que nao fosse a Academica; para alem disso o ambiente da equipa do Ferroviario era muito diferente do ambiente academico, onde tinha muito mais contactos, amigos, colegas e ficava mesmo ligado ao Self dos Estudantes; assim acabei por ficar na Academica, iniciando a epoca 1972-73 com o Treinador Garradas Domingues e como colegas de equipa o Toni Raujo, o Van Zeller, Passinhas, Pires, Napoles, Araujo, Bernardo, Mota; nesse ano ainda jogou connosco o Matacanha, embora passasse a maior parte da epoca castigado.
Deslocava-me nos autocarros disponiveis entre o Museu e a Associacao Academica, o campo de treinos era no Colegio D.Bosco,onde tinhamos a carrinha da Universidade que fazia o transporte entre o Self (a frente do Tico Tico) e Lhanguene, ao lado da Missao de S.Jose.
Nessa altura a AAM possuia igualmente uma equipa de Seniores que tinha dois anos antes sagrado vencedora de um Nacional Senior na Beira, com os jogadores Jorge Pauleta, Vitor Rosa, Quim Pinto, Napoles, Pinduca, Jose Mauro, Joao Boavida, Mario Pires, Joao Raposeiro, Ernesto e como Seccionista o entusiastico Pina.
(continua)

Friday 28 May 2010

Longa semana!


Uma semana sem postar.........falta de ideias, trabalho desgastante, exame na Faculdade, futebol internacional, historial do hoquei mocambicano, jogadores para Mundial e Africano, tecnicos e equipas, entrevista para revista, a cozinha e internet, poderao ter sido os principais motivos para apenas hoje aqui deixar alguma reflexao sobre a semana que passou.



A nivel dos jogos internacionais de futebol entre equipas que irao participar no Mundial da RAS, gostei de ver a Argentina, com o seu Maradona barbudo (faz lembrar o Mamade "Adamo" Sulemane da Emopesca!!) e seus "muchachos" arrasando o Canada; por outro lado a pobreza da equipa inglesa e o vigor dos Irlandeses, mesmo nao apurados para o Mundial (lembram-se da mao do Thierry Henry da Franca? http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/internationals/8367420.stm ) derrotaram o Mexico e a Argelia, dois integrantes da competicao mundial; a final do Torneio de Toulon ganha pela Costa do Marfim, vencendo a Dinamarca, faz prever muitas dificuldades para Portugal poder ultrapassar a sua equipa senior.



A escolha de jogadores para as equipas que irao participar no Mundial e Campeonato Africano de Clubes, continua a ser um assunto que leva tempo e exige muita paciencia, pois lidar com estes assuntos a distancia nao e nada facil, nem moralisador.



A recolha de informacao disponivel na net, o contacto com outros amantes do hoquei que possuem registos, a divulgacao do pedido de informacao sobre a historia do hoquei mocambicano levou tempo, mas valeu a pena pois tenho recebido respostas positivas e animadoras; no entanto o tratamento da informacao recolhida e a sua divulgacao ainda vai demorar e consumira muito tempo e paciencia.



Recebi um honroso convite para uma entrevista com a revista desportiva mocambicana "Idolo", sobre a minha opiniao no desenvolvimento da modalidade, comecando pela iniciacao,mereceu igualmente algum tempo e trabalho, espero que sirva para despertar algumas cabecas adormecidas.


Oxala a inspiracao retorne!!


ZC55

Thursday 20 May 2010

HOQUEI em CUBA. CIRH quer ajudar


Esta noticia vem hoje publicada no blog do meu amigo Pedro Antunes


Achei interessante o seu conteudo e lembrei-me da 1a vez que Cuba participou num Mundial da modalidade; aqui vai a reportagem postada por mim no Blog do Pedro:

Mundial de Macau/1990
Grupo "B"
1a Fase
Campo do D.Bosco
Mocambique 3 - Cuba 1
Resultado que espelha o equilibrio na partida, apesar de uma maior posse de bola por parte dos mocambicanos, mas que tiveram imensas dificuldades para concretizarem em golos o seu maior dominio;
Cuba apresentou-se como uma equipa bem fechada na sua retaguarda, com contra-ataques perigosos e jogando com uma entrega total, muito fisico e concentracao defensiva;
Mocambique levou muito tempo para inaugurar o marcador e foi gracas aos remates certeiros e potentes de longa distancia do melhor jogador mocambicano Senito, que inaugurou o marcador ja no final da 1a parte;ainda durante a 1a parte as claques de Mocambique e de Cuba (esta muito mais reduzida, mas aguerrida) tiveram que ser separadas nas bancadas, devido as confrontacoes verbais e ameacas fisicas.
Depois do intervalo a equipa cubana chegou ao empate, tendo despoletado ainda mais confrontacoes verbais entre os ex-residentes de Mocambique a residirem em Macau, que ressentidos pela saida apressada de Mocambique, nao pouparam os poucos adeptos cubanos, estes causadores da nova politica marxista-leninista em Mocambique.
Mais dois remates certeiros de Senito e Mocambique conseguiu uma vitoria muito suada neste jogo.
Um jogo que ficara no historial do Hoquei Mundial,para aqueles que se aperceberam desta presenca unica de uma equipa cubana num primeiro Mundial da modalidade e dos dissabores que causaram a equipa mocambicana, surpreendida por tamanha resistencia cubana (de facto os cubanos continuam como os campeoes da resistencia!).

Foi sem duvida um Campeonato unico, com a participacao de 22 equipas, tendo o Brasil terminado no primeiro lugar, depois de eliminar Mocambique relegando-o para a disputa do Mundial Grupo "C"; nesta 2a fase do Campeonato, Mocambique terminaria em primeiro lugar, o qual mereceu o unico titulo mundial do Grupo "C".
Encontrei nessa altura em Macau varios amigos como o Severo Portela, apresentador do Jornal da Noite da Televisao local em portugues; logo na 1a noite, fui convidado pelo Portela para estar com ele em directo na emissao do Jornal, dando uma cobertura mediatica ao evento e a presenca de Mocambique.
A equipa mocambicana foi igualmente muito acarinhada e apoiada por um elevado numero de mocambicanos que tinham deixado Mocambique, mas que continuavam de alma e coracao ligados ao Pais; entre eles, o Paulo de Carvalho, o craque do basquetebol, que logo pos a disposicao da equipa sumos, aguas, sandes, etc, confortando os jogadores com todo este tipo de apoio e atencao; encontrei tambem o Miguel Rivotti, que na altura trabalhava na Radio Macau, tendo emitido uma entrevista minha,para alem de muitos outros mocambicanos como o medico Pipinhas que tinha um Restaurante numa das ilhas.
Os "aquarios" vivos, uns anfiteatros envidracados com exposicao de lindas mulheres de aluguer, os Casinos, os sumptuosos Hoteis, as ruas e avenidas ao longo da faixa costeira onde se disputam varias provas automobilisticas, o Pavilhao Multiusos, um Provincia cheia de misterios e historias seculares, a travessia entre Hong-Kong e Macau feita pelos Jet boats, propulsionados com motores a jacto da Boeing, fazem parte de memorias que ate hoje perduram nostalgicamente.
Saudacoes


ZC55
(Obs:a foto foi tirada no Mundial de 1998, tambem em Macau, onde Mocambique se classificou em terceiro lugar, garantindo a subida ao Grupo "A", do album do Bruno Pimentel, no Facebook)


Sunday 16 May 2010

Empossada Comissao Organizadora do Mundial 2011


Noticia do "O Pais on line":


"Empossada Comissão Organizadora do Mundial de hóquei em patins
Quinta, 13 Maio 2010 14:53 Redacção
O vice-ministro da Juventude e Desportos reconhece que o tempo é escasso
É a luz verde que faltava para Moçambique colocar em marcha o projecto de criação de condições logísticas e desportivas para organizar, com sucesso, a 40ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do Grupo A.
O vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos de Sousa, conferiu ontem posse aos membros da Comissão Organizadora deste evento a ter lugar em 2011. Nesta cerimónia, Hermenegildo Gamito, presidente da Comissão Organizadora, foi o grande ausente em virtude de se encontrar em Portugal em missão de serviço.
Três vice-presidentes
A cerimónia, dirigida por Carlos Sousa, vice-ministro da Juventude e Desportos, começou com o empossamento dos três vice-presidentes do Comité de Organização, nomeadamente, César Bento Madivádua, ex-presidente do Estrela Vermelha; Cândido Coelho, presidente da Federação Moçambicana de Patinagem; e Inácio Bernardo, director nacional dos Desportos. Seguidamente, foi empossado o presidente do Comité Executivo, Nicolau Manjate, figura que, actualmente, desempenha as funções de vice-presidente da Federação Moçambicana de Patinagem para área de relações internacionais.
Foram outrossim empossados Carlos Tembe e Sidique Ali, vice-presidentes do Comité Executivo. Na sua intervenção, Carlos Sousa reconheceu que a organização de provas desta natureza requerem tempo, que para o nosso país é escasso.
O vice-ministro da Juventude e Desportos disse ainda que este momento era importante porque, se duvidas houvesse quanto à realização deste grande evento em Moçambique, tal como chegou a ser veiculado nos meandros da modalidade a nível internacional, com este acto, queremos mostrar e vincar que o 40º Campeonato do Mundo terá lugar em Moçambique.
Por seu turno, César Bento Madivádua referiu que a organização desta prova “é, sem dúvidas, uma ocasião rica para que os moçambicanos exponham a todo o universo a sua grandeza, beleza e seriedade com que encaram esta prova”. Já Nicolau Manjate, presidente do Comité Executivo, notou que, “a partir de agora, dispomos de instrumentos para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado.”
ENTAO SR.HARRO, NAO DIZ NADA? (deve estar a precisar de um tradutor............)!
ZC55

Piri-piri mocambicano



Noticia publicada no jornal "O Pais on line":


"Moçambique quer exportar novos produtos para o mercado europeu
Quinta, 11 Fevereiro 2010 10:10 Belizário Cumbe

O país quer promover produtos não tradicionais. Moçambique vai investir pouco mais de um milhão de dólares na promoção de exportações de produtos não tradicionais dirigidos especialmente ao mercado europeu.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelo Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), em coordenação com a CBI, uma organização holandesa virada à promoção de exportações nos países em vias de desenvolvimento.
O financiamento deste projecto será coberto em 63% pela embaixada da Holanda em Moçambique, sendo que os restantes 33% estarão a cargo do Instituto para a Promoção de Exportações.
De acordo com a directora-geral do IPEX, Cecília Candrinho, o país pretende introduzir no leque das exportações nacionais para Europa produtos como manga, amendoim, ananás, artesanato, assim como garantir a entrada directa naquele mercado da castanha de caju, que actualmente é importada da Índia.
A representante avançou ainda que os produtos nacionais ainda enfrentam problemas de qualidade, nomeadamente no que diz respeito às embalagens, daí que o IPEX assinou 16 memorandos de entendimento com diversas organizações, tanto nacionais e internacionais, para ajudarem na monitoria e implementação do projecto."

Pois tem sido um habito comprar piri-piri mocambicano na cadeia de distribuicao TESCO, aqui na Inglaterra, por enquanto o unico produto nao tradicional que tem estado disponivel nos mercados que visito aqui na Inglaterra.

As fotos foram tiradas hoje e sao do piri-piri que comprei para acompanhar o caril de camarao, uma prova de que as iniciativas do IPEX poderao estar a resultar, pelo menos no que se refere a este produto de muita boa qualidade, com um sabor fresco e forte picante, que me transporta ate as memorias dos tempos em que tambem o produzia no quintal da Av.Anchieta 225 (hoje sede da ADEV-Associacao Desportiva Estrela Vermelha) em Maputo.

Combinado com a producao de anturios, a criacao de patos, galinhas e esporadicamente de um leitao que chegava a porco, para alem das fruteiras existentes (manga, papaia, limao, coco, banana) ajudavam a economia caseira, em tempos de austeridade e de salarios baixos, de uma economia centralizada e socialista, em que o cartao de abastecimento garantia um minimo necessario ao consumo diario de uma familia mocambicana.

Tempos do Marechal e da "Luta Continua", da "Independencia ou morte, venceremos"!!

ZC55


Torneio de Escolas


As Escolas de Patinagem em Maputo continuaram este fim de semana a disputar o Torneio iniciado ha uma semana.

Desta vez os jogos foram realizados no Pavilhao do Desportivo, em melhor condicoes do que o Anexo do Estrela Vermelha.

As Escolas do Desportivo e Estrela Vermelha estiverm presentes, no entanto a Escola do Ferroviario nao se fez representar, algo que necessita de ser acompanhado e apoiado, pois esta Escola e funamental no panorama da Iniciacao, essencialmente pelos jogadores que formou ao longo de muitos anos, alguns deles atingindo elevados niveis internacionais, como os saudosos Cumba, Senito e Raul Madivate, para alem do Telinho, Tivane, Mungoi, Passarinho, Horacio, Carlitos, Jaimito e muitos outros num passado recente, assim como no presente os manos Esculudes Kiko e Manito.


Outro aspecto a ter em consideracao, sera a reabertura do Pavilhao do Estrela Vermelha, antigo Malhangalene, ao hoquei em patins; desde que a Politecnica tomou conta das instalacoes depois de um longo periodo ocupado pela IURD, ja e tempo para a nova Direccao do CDEV de Maputo, relancar o hoquei, nao so pela tradicao que tem, mas tambem pela responsabilidade social que tem para com as gentes desse popular e populoso Bairro da Mlhangalene.

Votos para que esta iniciativa tenha continuidade e evolucao.

Hoje e dia para mais algumas definicoes nos Campeonatos de futebol na Espanha e Italia, espero que o meu "chara" consiga a dobradinha!

ZC55

Saturday 15 May 2010

Parabens Sra.Engenheira


Muitos parabens Samantha pela conclusao do teu Mestrado em Engenharia e Gestao Industrial!!!


E o resultado de muita luta, esforco, sacrificio e dedicacao aos teus estudos, o culminar de uma brilhante carreira estudantil.


Daqui para a frente desejo que continues a lutar pelos teus objectivos, pois sempre conseguiras alcancar todos os teus sonhos e desejos, pois es uma lutadora e ganhadora.


Estamos todos nos e em especial o teu Poppy, muito orgulhosos pelo alcance desta etapa importante da tua vida.


Muitas e muitas felicidades, sucessos e saude para ti!


Beijinhos imensos do teu


Poppy

Africano de Clubes em Pretoria


A organizacao do Africano de Clubes programado para ter inicio a 20 de Julho em Pretoria, esta a espera que duas equipas egipcias venham a participar na competicao.

O Al Dakhlyea, Campeao Egipcio tem estado a preparar-se e tudo indica que far-se-a representar na sua maxima forca, podendo ate constituir uma agradavel surpresa nesta competicao.

Existe no entanto a possibilidade de uma segunda equipa, constituida por outros jogadores, alguns dos quais que fazem parte da equipa nacional que ira participar no Mundial de Dornbirn/Austria de 23 a 30 de Outubro do corrente ano, se reunam em torno do Clube Al Zohour, liderados pelo entusiastico tecnico Mido e se facam presentes na competicao africana, ganhando assim mais experiencia internacional.

Esta segunda equipa egipcia podera ser agrupada com jogadores que possam individualmente suportar as suas despesas de viagem, ja que o alojamento, alimentacao e transporte na Africa do Sul e garantido pela organizacao.

Uma boa noticia, que de certeza ira alegrar os organizadores da prova, pois assim poderao estar presentes 8 equipas, sendo duas de cada Pais representando a Africa do Sul, Angola, Egipto e Mocambique. Sem duvida um passo enorme na consolidacao e divulgacao da modalidade, contribuindo para o alcance do tao almejado desejo de integracao olimpica.

Na foto estou ladeado pelos 2 principais actores do cenario hoquista egipcio, a esquerda o Seleccionador Nacional Samir e a direita o Mohamed Salah, Capitao do Al Dakhlyea a quem desejo sucessos nas suas carreiras desportivas e profissionais.

ZC55

Thursday 13 May 2010

Parabens Nuno!




Muitos parabens Nuno pelo teu dia, o 13 de Maio, dia das romarias a Fatima!
Ainda me lembro dos meus pulos de contente quando a parteira da maternidade do Hospital Central de Maputo me disse que era um rapaz, naquela manha de 1978; nesse mesmo ano e uns meses mais tarde tambem seria a minha estreia a nivel mundial, no primeiro Campeonato Mundial de Hoquei em Patins na Argentina/S.Juan. Tiveste o teu pecurso, onde este encontro com o Madiba ficara sempre na tua historia de vida, assim como o teu gosto pelos desportos nauticos e de montanha. Dizem que os filhos normalmente sao as setas do arco que os pais lancam e que alcancam metas e objectivos que nos os pais nao conseguimos alcancar; contigo tambem foi assim, chegaste aonde eu nunca consegui, como por exemplo fazer mergulho aquatico, deslizar nas pranchas de surf e da neve, saltar de paraquedas e nao me vou esquecer que jogamos os dois futebol lado a lado na mesma equipa (ainda vamos ter outra vez essa oportunidade!).
Desejo que tenhas um optimo dia na praia e nas ondas e que a picanha no final da tarde esteja saborosa!
Muita e muitas felicidades, saude e sucessos pessoais!
Do teu sempre
Poppy

Tuesday 11 May 2010

Tomada de posse

E ja amanha que ira decorrer a cerimonia de tomada de posse dos elementos que irao constituir as Comissoes e Comites organizadores do 40 Campeonato Mundial de Hoquei em Patins, a decorrer num Hotel da capital mocambicana.
Amavelmente recebi um Convite para participar, mas infelizmente por razoes logisticas e de excesso de fumarada vulcanica, nao poderei estar presente.
A cerimonia sera presidida pelo Ministro da Juventude e Desportos Pedrito Caetano, espero agora que o Sr.Harro do CIRH fique menos preocupado com a sua apregoada falta de resposta pelo novo responsavel do Ministerio; nao sei mesmo se alguma vez o Sr.Harro teve contacto com Ministros de Desporto em Paises como a Italia, Portugal, Espanha, Suica ou Estados Unidos, mas fez questao de ser tratado a nivel ministerial pelos mocambicanos, grande sortudo!
Em relacao a outros membros das varias Comissoes, aqui ficam mais algumas informacoes que sao do meu conhecimento e como tal subjectivas a minha propria interpretacao:
Para Director Administrativo e Financeiro foi nomeado o Engenheiro Carlos Laice, um veterano do basquetebol e accionista da DOMUS imobiliaria, marido da famosa escritora mocambicana Lina Magaia, figura popular e de forte influencia nos meios politicos; o Carlos e calmo, nao reage as situacoes de imediato, prefere estudar inicialmente os problemas e dificuldades e depois acaba por tomar decisoes resultantes de uma discussao colectiva; e um membro forte e dinamico, honesto e humilde, sem grandes adornos, e sempre agradavel entabular uma conversa "revival" com este Xamuari; tambem nunca patinou, mas gosta da convivencia dos hoquistas.
Para Director de Multimedia, Informacao e Comunicacao foi nomeado outro velho Xamuari, o Mario Ferro, que me conhece desde miudo das praias da Beira, do Clube Nautico e Ferroviario, accionista da empresa Ferro e Ferro que recentemente ganhou o concurso para a mesma area dos Jogos Africanos; como ele proprio diz, voltamos a patinar nos mesmos rinques e a sua participacao no Mundial ira de certeza garantir uma cobertura de informacao de uma forma operacional e actualizada com os melhores e mais modernos meios de comunicacao.
Deixei para o fim o proprio Presidente da Federacao, o Candido Coelho: um nome que se destacou no Desporto Mocambicano na area do atletismo e futebol, mais tarde como dirigente desportivo em varios Clubes; a sua passagem pelo Estrela Vermelha como Director Desportivo, a sua presenca no Africano de Clubes em Port-Said/Egipto e o convivio familiar que partilha com a maioria dos hoquistas, faz do Bekas uma pessoa da familia hoquista, embora lhe pese imenso toda a carga administrativa, financeira e representativa que muito heroicamente tem levado a cabo para que o hoquei em patins nao desapareca de vez; a sua luta muitas das vezes nao e reconhecida, pois sempre e mais facil criticar lacunas e falhas, do que valorizar conquistas e accoes realizadas; nem tudo depende de si, ele proprio tem que depender de outras pessoas e fundos financeiros para por a modalidade aonde ela merece; continuo a apostar na sua continuidade, pelo menos ate ao final do Mundial e depois logo se vera o que ele querera fazer, muito tambem em funcao da sua propria saude fisica que tem sido afectada por todo este stress e pressao que o seu cargo exige.
Em relacao a outros elementos (Jorge Jacinto da Destinos/Marketing e Publicidade, Pascoa Mendes/Hotelaria,Transporte e Protocolo) nao os conheco, mas penso serem pessoas que saberao corresponder a chamada (caso nao, la estaremos para dar as necessarias stickadas!).
Por hoje fico por aqui, depois das eleicoes britanicas terem hoje tomado um rumo mais claro com a nomeacao e tomada de posse perante a Rainha, do Conservador David Cameron para Primeiro-Ministro, mas ainda a tentar a coligacao com os Liberais-Democratas.
Saudacoes
ZC55

Saturday 8 May 2010

Composicao das Comissoes Mundial 2011


A Federacao Mocambicana de Patinagem ja divulgou a composicao das diversas Comissoes que irao estar a frente da organizacao do Mundial de Hoquei em Patins do Grupo "A" em Maputo/Mocambique a iniciar-se em 25 de Junho de 2011.



Para Presidente da Comissao de Honra foi indicado o actual Ministro da Juventude e Desportos Pedrito Caetano: ja a sua nomeacao para Ministro logo apos as ultimas eleicoes gerais, foi uma surpresa ver este ex-Dirigente da Provincia de Inhambane a assumir o cargo de Ministro, um desconhecido para a maioria dos mocambicanos, mas o Presidente da Republica la tera as suas razoes e acredito que seja uma pessoa que venha a disponibilizar-se para estar de facto a frente de uma Comissao cuja principal tarefa sera mesmo apresentar as "Honras" do Campeonato; penso nunca ter sido hoquista, oxala que aprenda algo sobre a modalidade e fique cativado para depois do Mundial continuar a honrar a mesma.



Para Presidente do Comite Organizador foi nomeado o Dr.Hermenegildo Gamito, que foi durante mais de uma decada o Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem; dedicou-se imenso a modalidade e muito fez pela mesma, tendo o hoquei em patins ficado muito abalado pela sua saida; desde que deixou de ser o Presidente, o hoquei mocambicano passou por varias dificuldades que apenas vieram a ser minimizadas depois do actual Vice-Ministro da Juventude e Desportos, Dr.Caze ter assumido a lideranca do Desporto; o Dr. Gamito tem muita influencia politica, empresarial e social e sera sem duvida que a sua volta se tomarao as decisoes principais, no seu estilo muito peculiar de dirigismo, utilizando colaboradores proximos e influencias para realizacao das accoes para uma organizacao capaz de dignificar Mocambique.




O Vice-Presidente para o Comite Organizador Inacio Bernardo e o actual Director Nacional de Desportos do Ministerio da Juventude e Desportos, um antigo praticante do Basquetebol, destacou-se como atleta de Alta Competicao e representou as cores do Estrela Vermelha, factor que tera sido determinante na agora carreira governativa; jovem, dinamico, com formacao academica e vasta experiencia desportiva, pessoa muito simpatica e trato agradavel, disciplinado e cumpridor, e sem duvida um forte elemento neste Comite; como ao mesmo tempo estao a ser realizadas accoes tendo em vista a organizacao dos Jogos Africanos, da CPLP e da SADC, a acumulacao de funcoes podera permitir uma maior dinamica e coordenacao, principalmente no esforco comum para a reabilitacao dos Pavilhoes; nunca jogou hoquei,mas acompanhou de perto a modalidade enquanto atleta e tecnico no CDEV de Maputo.




Foi igualmente nomeado o Dr.Cesar Bento Madivadua, desconheco o seu cargo,mas penso estar tambem ligado ao Comite Organizador; qualquer que seja o cargo que venha a desempenhar, o Dr. Cesar Bento que foi meu socio na Finage-Mar, tem varias conexoes politicas e empresariais, e um dos bracos direitos do General Jacinto Veloso, membro do Conselho de Estado, CC da Frelimo, ex-dirigente da Seguranca e Cooperacao Internacional, o guia "espiritual" de toda a maquina desportiva do Estrela Vermelha no Pais (representa o Ministerio do Interior e Seguranca); o Cesar Bento e igualmente casado com uma pessoa influente no Conselho Executivo da Cidade de Maputo, tem vasta experiencia empresarial, formacao academica e gosta do hoquei, embora nunca o tenha praticado; e de facto um regresso ao hoquei, depois de ter sido parte da Direccao do CDEV de Maputo nos tempos gloriosos da modalidade.




Para Presidente da Comissao Executiva foi nomeado o meu velho amigo Nicolau Manjate, pessoa "sui generis" e figura emblematica da modalidade; o Nicolau fez sempre parte do hoquei, desde a primeira Federacao logo apos a Independencia, tendo-se afastado temporariamente quando deu prioridade aos seus negocios, principalmente na Provincia de Tete;regressado a Maputo,cumpriu a sua promessa de voltar a apoiar o hoquei; tem 2 cunhados Ministros, um deles o Fernando Sumbana Ministro do Turismo e que foi igualmente Ministro da Juventude e Desportos na parte final do ultimo Governo e foi quem assinou o Contrato com o Sr. Harro; o outro cunhado e o Antonio Sumbana Ministro na Presidencia e acesso directo ao Presidente da Republica; assim o Nicolau, no seu estilo muito proprio de realizar as accoes pautadamente e cuidadosamente,ira levar a cabo os seus objectivos e tudo fara para que os problemas sejam resolvidos, nem que seja necessario utilizar seus proprios meios financeiros para ultrapassar dificuldades, um bom homem do hoquei, embora tambem nunca tenha patinado.




Para a Direccao Tecnica foi nomeado o Antonio Nabais; o Antonio esta completamente contaminado pelo virus do hoquei, nao tem hipoteses de fugir dele, nao consegue dormir sem pensar ou sonhar com o hoquei; tem o seu filho Filipe no Sporting de Portugal uma promessa garantida para o hoquei nacional, trabalha numa area em que muito vai contribuir para a solucao das questoes tecnicas do Campeonato Mundial, organizado, disicplinado, responsavel e com quem se pode contar a todo o momento, um verdadeiro homem do hoquei, embora tambem nunca tenha jogado hoquei em patins.
(Continua)
ZC55


Thursday 6 May 2010

Dia de Eleicoes e Africano de Clubes


Aguardando os resultados: faltam menos de 50 minutos para terminar o periodo de votacao para a escolha de um novo governo para o Reino Unido;depois sera uma corrida na contagem dos votos, havendo ate uma competicao para ver quem consegue terminar primeiro a contagem; no ano passado a Universidade de Sunderland foi a mais rapida, apresentando os resultados em menos de 45 minutos!Se inicialmente os Trabalhistas levavam alguma vantagem, os Conservadores acabaram por ultrapassa-los, deixando ainda os Liberais-Democratas no meio dos dois habituais concorrentes; a possibilidade de uma alianca paira no ar assim como toda a expectativa em seu redor. Eu como nao voto, prefiro acompanhar a distancia e aceitar aquilo que os britanicos decidirem para seu futuro. Com a situacao na Grecia e a possivel repeticao em Portugal, Espanha e Irlanda, o futuro proximo afigura-se ainda mais dificil e problematico.
As boas noticias vieram hoje do nosso amigo Joaquim Coimbra, Presidente do Comite Africano de Hoquei em Patins, confirmando a realizacao do Campeonato Africano de Clubes em Pretoria/RAS, entre 20 e 24 de Julho, esperando a participacao de 8 equipas, que serao divididas em 2 grupos , seguindo-se depois o cruzamento para apuramento dos semi-finalistas e das restantes posicoes do 5 ao 8 lugar.
O Comite Organizador sera basicamente formado pela Associacao da Comunidade Portuguesa de Pretoria (ACP), um "velho" conhecido nestas andancas africanas e que acaba sempre por corresponder a expectativa de uma forma positiva e exemplar.
Assim sera a preparacao da equipa egipcia Al Dakhlyea que me vai ocupar estes tempos mais proximos.
ZC55

Tuesday 4 May 2010

Parabens Caze




Parabens Caze pelo teu dia!

Foi assim que te conheci nos tempos da Universidade (foto da Reuniao Magna no Primeiro de Maio de 1974, encostado a coluna do edificio da Faculdade de Medicina) e das marchas contestatarias, revolucionarias, anti-imperialistas e anti-colonialistas, o LEMA, a AAM e as Reunioes Magnas da ULM; ja na altura demonstravas a tua filiacao partidaria, a Frelimo, que hoje retribui essa tua fidelidade ao longo destes anos todos, atraves do reconhecimento do teu valor profissional como medico e politico como Vice-Ministro da Juventude e Desportos.

Foram muitas as aventuras que passamos juntos, das quais destaco a tua participacao na equipa do ex-Benfica de LM em Hoquei em Patins, jogando ao lado do Fernando Adriao, sendo ao mesmo tempo o Medico da equipa; seguiu-se a primeira vitoria do Desporto Mocambicano no estrangeiro, o Torneio Internacional de Luanda em 1979, onde sofreste uma marcacao cerrada por parte dos angolanos, pois as tuas stickadas eram completamente imprevisiveis e perigosas! Formaste o Estrela Vermelha e a ti me juntei para depois lancarmos uma campanha vitoriosa a nivel nacional e internacional, culminando com a conquista do primeiro Campeonato Africano de Clubes em Port Said/1993; fomos aos Mundiais de Macau/90 conquistando o Mundial do Grupo "C" unico titulo ate hoje na historia do hoquei mundial; ficamos em 4 lugar no Mundial de Andorra/92 e tivemos aquela experiencia negativa que foi a retirada da equipa mocambicana do Mundial de Barcelos/82 por razoes politicas devido as relacoes desportivas existentes na altura entre a Africa do Sul do apartheid e a Nova Zelandia participante no Mundial de Barcelos; fizemos parte da mesma equipa nacional que foi jogar a Africa do Sul logo a seguir a queda do apartheid, jogamos juntos nos veteranos e tambem no futebol; hoje ter-te como um dos lideres do Desporto Mocambicano, e garantia de desenvolvimento e apoio ao hoquei em patins;como prenda do teu aniversario, encomendei uns patins supersonicos, computorizados e de liga super-leve, sendo a bota feita com sola de pele de andorinha, do teu tamanho preferido "5"!

Bem hajas, votos de muita saude e felicidades!

ZC55

Sunday 2 May 2010

Comboio 55


Poderia ser o titulo desta foto, o meu bolo de aniversario com o comboio numero 55!
Foi assim que comemorei o meu dia, com familia e amigos e varios petiscos,desde camarao melado a mocambicana, um balchao goes, uma feijoada portuguesa, uma massa chinesa, chamussas indianas, ice-cream com pastry twists ingleses, vinhos espanhol e italiano, shloer alemao e coca-cola americana, finalizado com cafe arabe! Uma verdadeira mistela internacionalista, sinonimo dos dias de hoje e das minhas proprias vivencias. Foram muitos os e-mails e mensagens amigas, telefonemas e cartoes, provenientes da familia e varios amigos espalhados por esse mundo fora. Logo pela manha o Bruninho de Maputo, depois o Nabais e Nicolau directamente do Campo do Estrela Vermelha de Maputo onde se desenrolavam os primeiros jogos da miudagem, sem duvida uma optima e animadora notica, uma boa prenda; do Tajiquistao o Nikos e familia, recordando outros tantos momentos passados juntos; mais tarde o Bekas e o Bessa, depois o Sidique, todos eles com noticias animadoras sobre a preparacao do Mundial, importacao de material e inicio de competicao em Maputo. Mais chamadas da familia em Portugal, de amigos em Maputo, de colegas aqui da Inglaterra, sinonimo de muita amizade e carinho daqueles que nao se esquecem deste dia importante.
Uma das maiores prendas tera sido um animador e-mail com informacoes sobre a organizacao interna do Campeonato Mundial de Hoquei em Patins 2011 em Maputo, com uma Declaracao de Intencoes por parte da Federacao Mocambicana sobre os objectivos a atingir e condicoes existentes que dao garantia de uma realizacao unica e inesquecivel, assim com a indicacao dos Responsaveis dos varios orgaos, figuras de reconhecido merito e dedicacao ao hoquei e desporto, destacando o Dr.Hermenegildo Gamito (ex-Presidente da Federacao Mocambicana e Presidente Honorario da mesma), do Inacio Bernardo, Carlos Laice, Nicolau Manjate,Antonio Nabais e Mario Ferro. Depois de saber do lancamento do portal do 40 Mundial a ser realizado brevemente, do inicio de reparacao dos Pavilhoes e da resignacao do CIRH em relacao aos direitos televisivos, penso estarem garantidas as condicoes para a efectivacao do Mundial em Maputo.
ZC55