Tuesday 30 March 2010

Visita ao Mercado Khan El-Khalyely


خان الخليلي traduzido significa o lugar das compras, criado desde da ocupacao otomana e que ficou com o nome de Khan El-Khalyely, um dos locais obrigatorios para uma visita onde comprei as lembrancas para a familia, colegas e amigos; fui acompanhado pelo Selecionador Egipcio Ahmed Samir e o jovem Hussen; de inicio nao falava, pois passava facilmente por egipcio,passaporte para precos mais favoraveis; mesmo assim nao deixei de discutir os precos,pedindo sempre e insistentemente descontos e precos mais baixos, uma luta que os locais apreciam e acabam quase sempre por acordarem com precos baixissimos.
Voltarei com mais episodios depois do treino de hoje.
Saudacoes faraonicas!!
Ze Carlos

Sunday 28 March 2010

Me and Michael
















Aqui esta a minha contribuicao para salvar o planeta, utilizando o Michael como meu novo meio de transporte (o pior e ter que aturar a sua rabugice e fedor, mas nao deixa de ser comico!!)

Champs Elysee

Esta avenida seria a Champs Elysee dos Faraos!

A Esfinge e pedra com inscricoes
















Quando olhava para a Esfinge, lembrei-me da falta de pontaria do Napoleao Bonaparte que apenas conseguiu destruir parte do nariz, quando treinava ao alvo uns canhoes novos que o seu exercito invasor tinha acabado de receber (era mesmo louquinho esse Napoleao!!);
Na outra foto tento perceber o significado das inscricoes, mas nada conclui, fica para a proxima vez!

O Casanova

Este e o Casanova que vos falei anteriormente, um camelo pouco conversador e sempre atento as movimentacoes (trabalha para a CIA, disfarcadamente claro!!)

As Piramides


Aqui estou de novo nestas famosas Piramides, muita gente, era 6a feira e existem como sempre um movimento desenfreado de turistas, guias, policias, aliciadores de passeios a cavalo ou camelo, enfim, uma autentica babilonia!

Friday 26 March 2010

Algumas iguarias


Sopa: Molokhya ملوخية
Carne: Lahma لحمة
Vegetais: Waraa` Enab ورق عنب - Koronb كرنب
Sumo: Batekh بطيخ
Mistura de massa e arroz e feijao, com tomate e temperos: Koshary كشري
Carne de carneiro: Lahma Dany لحمة ضانى

MacDonald's

Para uma refeicao rapida exitem as famosas cadeias de fast food por todo o lado, com uma caracteristica especial na adaptacao a realidade local.
O indispensavel cafe espresso diario tenho tomado no Costa onde o atendimento e efectuado as mesas em vez de ser ao balcao.
Penso que a organizacao laboral, dividida em turnos, permite uma diminuicao do desemprego e a rotacao de pessoal acompanha o funcionamento interrupto das lojas, restaurantes, bombas de gasolina, etc., nesta cidade que nao para.
O preco do combustivel e baixissimo (17 pences/british ponds) e isso permite ter um custo de vida igualmente baixo, onde aos baixos salarios corresponde um poder de compra minimo que permite a maioria ter comida basica para a sua alimentacao.
Saudacoes
Ze Carlos

Gastronomia e habitos culturais


Nem so de hoquei em patins tem sido a minha vivencia diaria: ser convidado por familiares dos meus jogadores a ter refeicoes ou a participar em cerimonias comemorativas, tem sido uma outra faceta desta minha estadia no Cairo.
Tenho comido deliciosos pratos tradicionais, todos eles confecionados caseiramente, experienciando paladares e cheiros novos e que me suscitam a curiosidade em saber os nomes e como sao preparados; alguns deles irei provavelmente experimentar em casa, mas ainda preciso de voltar a perguntar e registar algumas receitas; tenho tambem ido a restaurantes tradicionais depois dos treinos e a alimentacao tem aigualmente as suas caracteristicas especificas, onde nao faltam doces, sorvetes, bolos, sumos e muita agua que a secura do deserto aqui mesmo proximo requer a todo os momentos.
Hoje visitei as piramides e esfinge em Gize e conto colocar algumas fotos logo que disponiveis; fiz amizade com o Casanova, Moises e Michael, tres fedorentos e rabugentos camelos, mas que nao deixam de ser comicos, apesar dos resmungos de contestacao sempre que sao obrigados a dobrarem-se para permitirem o apeamento e montagem nos seus largos lombos.
Hoje efectuei duas sessoes de treino, uma de manha e outra a noite e a reaccao foi boa por parte dos jogadores que tem interiorizado as minhas instrucoes perfeitamente, apesar da barreira linguistica, mas o ingles tem minimizado as dificuldades e tenho tambem aprendido algumas palavras em arabe e ja comecei a escrever a numeracao.
Ontem a noite, vespera do dia de descanso que e a sexta-feira fui a um cafe-disco, onde pude apreciar a mistura do tradicional e do moderno: as cachimbadas em ahbli babs, os chas e cafes turcos, a cancao e musica tradicional, as separacoes entre homens e mulheres, as dancas exoticas com uma mistura de alegria e de bem estar saudavel que permanece constantemente no semblante das pessoas.
Apercebi-me das excelentes relacoes entre a maioria muculmana e a minoria crista, passei ao lados dos 2 cemiterios adjacentes um do outro e o respeito e amizade que existe entre estas duas comunidades, um verdadeiro exemplo a ser seguido.
A seguranca e fenomenal, em todo o lado se vem policias e agentes de autoridade, a paisana ou fardados, uma sociedade muito vigiada mas que tem os seus beneficios.
Continuo pasmado com o transito e forma de conducao, os nossos chapas em Maputo tem ainda muito que aprender para chegarem a este nivel desenfreado e sincronizado de uma conducao caotica e desregrada......ainda nao consegui perceber o significado desta atitude em relacao a esta sociedade.
As fotos que acompanham este post referem-se a uma das refeicoes em companhia do Nido e a outra foi tirada a porta da casa do meu jogador, uma casa que mais parece um palacio, mas nesta nova cidade do Cairo, bairros estao a ser construidos roubando ao deserto espacos, demonstrando a diferenca deste novo Egipto em relacao ao que conheci ha 17 anos.
Saudacoes e ate breve aqui no blog (em Maputo ainda nao sei!!)
Ze Carlos

Thursday 25 March 2010

Os meus dois jogadores



A foto em cima com o jovem Mohamed Hassen Ahmed , um avancado promissor e em baixo com o guarda-redes Waleed Gamal, o bom gigante que me tem protegido como se fosse o meu guarda-costas! Os dois jovens sempre simpaticos e afaveis, sedentos de novos conhecimentos e experiencias, com um enorme desejo em treinarem em Portugal e Espanha, contribuindo para a melhoria do hoquei praticado pelos egipcios; os dois sao jogadores da Seleccao Nacional do Egipto.

قلعة محمد علي


A traducao do titulo desta foto:
Castelo do Rei Mohammed Ali, que visitei ontem, acompanhado por 2 dos meus jogadores.

Cairo , a cidade que nao dorme!


Ca estou de bracos abertos a esta extraordinaria experiencia nesta gigantesca cidade que nao para!

Wednesday 24 March 2010

O despertar da mumia!!

Esta mesmo a acontecer, uma das famosas mumias egipcias esta a despertar e esta mumia e muito especial pois ela representa o hoquei em patins nesta parte das mais antigas do globo!
Cheguei ontem ao Cairo, depois de uma viagem explendida a bordo de um Boeing 777-300ER da Egyptair (membro da Star Alliance), uma verdadeira homenagem a aviacao moderna, um monstro voador; a viagem correu lindamente, tive o privilegio de vir sentado ca atraz, na ultima fila (dizem os entendidos ser das partes mais seguras do aviao) tendo na mesma fila duas hospedeiras da Egyptair que faziam parte de uma tripulacao que regressava ao Cairo, sem estarem a trabalhar e claro que tive um apoio personalizado por parte da simpatica (e bonita) hospedeira ao meu lado, caso para dizer que tinha uma hospedeira privativa e personalizada! Comi comida da Executiva que a tripulcao teve direito e trataram-me lindamente enquanto navegava num sofisticado e moderno Multiscreen com todo tipo de entretenimento que possam imaginar; deliciei-me com musica arabe moderna entre uma refeicao e depois uns snacks, numa viagem que durou menos que 5 horas.
A chegada ao novo e moderno aeroporto do Cairo, equivalente a um aeroporto europeu dos mais modernos, estava um Tourist manager ja a minha espera, levou-me logo a um Oficial de Policia, que me indicou o balcao para obter o visa, simples e rapido e depois atraves dos VIP e com o Oficial da Policia e Tourist Manager a tratarem de todos os tramites, levantei a bagagem sem problema enquanto mais 3 Oficiais chegavam e conversavam, saudando-me como uma celebridade e sempre desejando-me uma boa estadia; ca fora a minha nova familia do hoquei em patins do clube Al Daklia estava a minha espera; seguiram-se as cordiais saudacoes e depois ida para o Hotel Royal Palace, da cadeia de hoteis que o Ministerio do Interior tem para acomodacao de seus membros; o Hotel em estilo moderno, com ar condicionado, televisao, limpo e amplo, agradavel e com toda a seguranca necessaria; estou muito bem instalado e tenho toda a atencao e apoio por parte de todos os empregados, que me tratam como uma verdadeira estrela!
Pequeno almoco diferente, entre diversos tipos de pao e apas,ovos cozidos, queijo de cabra, bolo, sumo e cha, la fiz uma refeicao forte pensando no dia intenso que teria a minha frente.
Saida para tomar um cafe expresso e depois ir visitar o Forte e Mesquita do ultimo Rei Mohammed Ali, cujas fotos espero poder colocar aqui brevemente; rapida refeicao no MacDonalds, sempre acompanhado por 2 dos jogadores mais novos desta equipa de hoquei em patins, visita rapida a casa de um destes jogadores para conhecer a sua familia e seu pai e um politico destacavel do Parlamento, empresario e businessman dedicado a familia e ao desporto de seus 2 filhos, o hoquei em patins.
Regresso ao Hotel e partida para o treino; depois das iniciais apresentacoes, tive a minha disposicao 8 jogadores de campo e 2 guarda-redes, 2 treinadores adjuntos, um preparador fisico, um medico, um massagista e um Delegado; o campo e novo, de piso em cimento rapido, bem iluminado e de dimensoes 42x21, construido ha cerca de 6 meses no meio de um complexo turistico, pois o seu dono um dia viu hoquei em patins e quiz ter dentro do seu complexo um campo, que coloca a disposicao das 11 equipas actuais que existem actualmente no Egipto.
O treino foi bem correspondido por todos participantes, avidos de novos conhecimentos e dedicados a modalidade que amam e adoram; a equipa tem material e equipamento do mais moderno, importado dos melhores fabricantes, ofereceram-me um fato de treino novo Adidas com o emblema do Clube e depois do treino fomos todos ter uma refeicao em conjunto e nos despedimos ate amanha.
Que dizer-vos mais sobre este nobre povo, simpatico e alegre, bem disposto e prestavel, culto e inquiridor de mais conhecimento?Existem tremendas possibilidades para em breve o Egipto poder actuar a nivel de alta competicao com os melhores em Africa e no Grupo B; tem as condicoes todas necessarias para a expansao da modalidade, sabem o que querem, o caminho a seguir atraves de marketing e televisao para divulgacao do hoquei, principalmente aqui no Cairo com cerca de 22 milhoes de habitantes; apenas necessitam de maior apoio tecnico e de competicao a nivel internacional para rapidamente crescerem.
Ah, ia-me esquecendo: nao recomendo a cardiacos andarem de carro nas avenidas e estradas aqui no Cairo!!Simplesmente inacreditavel a forma como circulam, como e possivel nao haverem desastres em todos os momentos, uma verdadeira babilonia automobilistica e de condutores treinados neste tipo de conducao mais louco que ja experienciei!!
Ate breve, saudacoes faraonicas
Ze Carlos

Saturday 13 March 2010

A caminho do Egipto!!

Ter sido Campeao Africano em 1993 em Port-Said, pela equipa de Hoquei em Patins do Estrela Vermelha de Maputo (Red Star) e posteriormente Seleccionador Africano no Torneio Olimpico de Montreux em 1994, ainda me da garantias de poder ser de novo Treinador de uma equipa africana, desta vez o Al-Dakhlia Roller Hockey Club, a principal equipa egipcia, representante das forcas policiais e que pretende participar no Campeonato Africano de Clubes a ser realizado na Africa do Sul, na primeira semana de Maio/2010.
Trata-se de um convite honroso e prestigiante para o hoquei mocambicano, ter um dos seus tecnicos a colaborar com outras equipas africanas, na actualizacao de metodos de treinamento e das novas regras, assim como perspectivar um futuro promissor da modalidade, num dos Paises mais antigos na pratica do hoquei em patins e que pretende reaparecer no contexto continental e mundial.
A partir de 23 deste mes, estarei por 12 dias na capital Cairo, orientando treinos desta equipa egipcia e poderei de novo visitar as famosas piramides, onde nao deixarei desta vez de dar uma voltinha num dos camelos turisticos.
Mais noticias estarao disponiveis depois de la chegar!
Ate la, aquele abracao!
Ze Carlos

NADIA SAWALHA


Tenho uma nova amiga, a celebridade vencedora do concurso de culinaria MasterChef da televisao britanica BBC e actriz em varias series televisivas, uma das quais a popular EastEnders. A Nadia foi a apresentadora de um jantar de angariacao de fundos entre os desportistas profissionais e olimpicos britanicos, realizado esta quinta-feira passada num elegante Hotel de Londres, para a organizacao Action on Addiction, onde trabalho.
O Chief Executive da minha organizacao fala comigo quase que diariamente sobre desporto e principalmente sobre o Tottenham, sua equipa favorita e convidou-me para participar neste evento anual, onde varios desportistas britanicos, com relevancia para o futebol, raguebi, criquete, canoagem, basquetebol e atletismo se fizeram presentes, onde varias accoes de angariacao de fundos foram realizadas, conseguindo cerca de 1/4 de milhao de libras numa so noite!
Neste jantar, a organizacao do evento colocou-me ao lado de uma das convidadas principais, a simpatica e muito simples Nadia com quem passei um serao muito agradavel, falando de culinaria, televisao, desporto (ela vai correr a Maratona para angariacao de fundos para a nossa organizacao) e outros aspectos relacionados com a organizacao AoA; na mesma mesa sentou-se o Calum Best, filho do famoso futebolista George Best que faleceu ha poucos anos vitima de alcoolismo e que realizou recentemente um programa televisivo sobre o seu pai e como ele o influenciou.
Foi para mim um privilegio ter feito parte deste evento, onde varios desportistas mostraram a sua solidariedade para com aqueles que precisam de ajuda e de tratamento para se libertarem das grilhetas da adiccao.
Espero em breve poder colocar aqui algumas fotos desse evento.
Ate la, asminhas saudacoes!
Ze Carlos

Sentir a Frelimo!

Ter o privilegio de ver e falar com o Camarada Marcelino dos Santos, e sentir a Frelimo! O Dr.Marcelino dos Santos e a historia e vivencia da Frente de Libertacao e do Partido, ele e dos poucos sobreviventes da linhagem nacionalista libertadora do continente africano, a par do Presidente Mandela, que ainda se encontra entre nos. Estive recentemente com este Heroi vivo na residencia do Alto Comissario de Mocambique no Reino Unido onde falamos do desporto, do nosso hoquei em patins e recordamo-nos da despedida da Seleccao Mocambicana antes do Mundial da Argentina de 1978, "foi muito bonito, todos nos acompanhavamos os relatos", essas as suas recordacoes; em 1979, seria convidado juntamente com o Carlton Banze e a Binta Jambane, para participar no 4o Congresso da Frelimo e a um jantar na Presidencia da Republica, onde o Camarada Marcelino me apresentou o falecido Presidente Samora Machel e este me perguntaria: "Sabe porque os portugueses ganharam por tantos golos? Foi porque se queriam vingar da mudanca do nome de Lourenco Marques para Maputo!", uma forma eloquente de minimizar o desastre que tinha sido o jogo inaugural do Mundial na Argentina, onde perdemos por 19-0!!
Lembramos dos jogos que o Camarada Marcelino assistia regularmente, as varias Tacas que me entregou como Capitao de equipa do ex-Benfica de LM e depois Costa do Sol, dos seus incentivos na preparacao para o Mundial, dos nossos encontros com o saudoso Luis Brito e do seu Bebec.
Este veterano da luta armada foi igualmente um desportista, jogava futebol pelo Chamanculo, a defesa esquerdo, tendo como mais serio adversario o Malanga, tendo jogado com varios atletas que na altura se distinguiram como o Fernando Pires e Albasini; as memorias desportistas deste poeta e historiador, economista e estadista, merecem ser registadas em algum lado, pois nos esquecemos que existe um atleta e uma alma desportista nesta notavel figura politica.
O que me deixou surpreso foi ele nao saber (ou entao nao quiz manifestar-se) sobre a realizacao do Mundial de hoquei em patins em Maputo/2011; como e possivel haver um Mundial de Hoquei e o principal apoiante e visitante das inumeras jornadas hoquistas nao estar informado? Como e possivel a Frelimo nao estar informada? Logo que me foi possivel, falei com o Presidente e Vice-Presidente da Federacao Mocambicana de Patinagem para o contactarem e informarem sobre este enorme objectivo, que so podera ter sucesso se a Frelimo o interiorizar.
Falamos igualmente de aspectos correntes da vida Partidaria, da economia mundial, do colapso do capitalismo, do futuro do Pais, ficando prometido um novo encontro, se calhar em terras mocambicanas, onde me prontifiquei a fazer um chacuti, para digerirmos entre politica e desporto!
Saudacoes
Ze Carlos

Ora essa!!

Ora essa!!!
Era assim que o meu saudoso amigo JOHNNY MORGADO caracterizava a maior parte das situacoes e assim continuara a ser lembrado pelos seus amigos mais proximos. Foi no primeiro dia deste mes de Marco que o John se foi, depois de uma luta entre a vida e morte depois de um grave acidente automovel. Foi-se embora mais um amigo das varias situacoes vividas intensamente ao longo de muitos anos pelas terras mocambicanas.
Conheci o Johnny pela primeira vez no Bilene e seria ai que passariamos muitos momentos juntos que nao mais olvidarei. O Johnny era marido da minha colega Mane no Banco Standard Totta e seria no Restaurante Godinho a primeira vez que o conheci, num jantar que terminou ja tarde e com uma luta terrivel entre o Johnyy e mais nao sei quem: cadeiras, garrafas, socos, pontapes, enfim uma autentica cowboiada, mas foi isso que me atraiu no Johnny e desde dessa altura tornariamos amigos, passando muitos tempos juntos no Bilene, na pesca e ski com o "Wahoo", um fibra de vidro com um outboard Evinrude 40hp e um auxiliar Seagull de 9hp. Foi com o Johnyy que aprendi a "matar boi" nas Quintas para os lados de Magude, que ele tomava conta para a familia Roxo Leao e sua propria Morgado. Veria um elefante bebe a ser alimentado com uma bacia de leite de vaca, as passagens pelo aterro de Xinavane onde as criancas dancavam ao som da buzina da sua Toyota Land Cruiser, o passeio nas lagoas e represas, as fugas nocturnas para a sua casa na Malhangalene, os caes que ele sempre criava e ofereceu-me o"Fusa", um cruzamento proibido entre Alsacia e Boxer. Seria com o Johnny que a nossa carrinha Datsun 1200 seria recuperada, depois de ter sido roubada a porta de casa na Avenida Anchieta 225, hoje ADEV; os amigos Malafaia e Cabanelas, os varios episodios no Bilene, a pesca nocturna e os cardumes voadores das fateixas, uma abertura do canal com o Rose, as tentativas falhadas de o levantar da agua para se poder equilibrar nos skis, as aventuras com o tambem saudoso Joao Otao, dois Johns que partiram e foi com os dois irmaos Rui (Morgado e Otao) com quem falei depois dos falecimentos. Fica aqui a minha homenagem a este grande amigo, criado nas machambas, estudante da Escola Agricola do Chimoio, Comando da 4a Companhia, companheiro das Gorongosas e Malawis, contador de historias, trocador de motas (a minha 185 pela sua 200cc), copos e lutas do Mini-Golfe, enfim, muito mais para recordar um dia em mais pormenor.
DESCANSA EM PAZ, JOHNNY!!
Ze Carlos