Wednesday 13 October 2010

Arsenio Esculudes


Arsenio Esculudes (pai) (na foto ao lado do seu filho Ivan), uma figura lendaria no Hoquei em Patins Mocambicano, um Homem dedicado ao Hoquei, a sua familia e ao seu Ferroviario.
Arsenio dedicou-se ao hoquei depois de ser decidido por esta modalidade, em detrimento do futebol, onde era igualmente um optimo praticante.
Foi um dos primeiros atletas a representar Mocambique a nivel internacional, desde dos Juniores no SNECI, fazendo depois parte da 1a Seleccao Nacional que disputou 7 jogos contra a Holanda, em varias Provincias, logo a seguir a Independencia Nacional em 1975.
Fez igualmente parte da Seleccao Nacional de Mocambique que participou pela primeira vez num Mundial da modalidade, em S. Juan/1978.
Jogador de forte constituicao fisica, excelente patinador com bom dominio de bola, jogava como medio-defensivo e fazia imensas assistencias que resultavam em varios golos; tinha um boa leitura de jogo, era duro e fazia uso da sua boa constituicao fisica para ganhar lances divididos.
Disciplinado, jogador de equipa, viria muito cedo a assumir a posicao de Treinador, chegando a Seleccionador Nacional de Mocambique, tendo dirigido a Seleccao em varios Torneios de Montreux e Mundiais "A" e "B".
Os seus filhos Senito (RIP), Kiko e Manito deram continuidade ao nome Esculudes no panorama hoquista Mocambicano, sendo igualmente jogadores de elite e da Seleccao; Senito foi considerado um dos melhores jogadores pos-Independencia, tendo jogado ainda a nivel profissional na Italia; os manos Kiko e Manito continuam a ser titulares da actual Seleccao Nacional.
Esta na altura de ter uma homenagem, por tudo aquilo que fez pela modalidade e pelo seu esforco em contribuir para que a modalidade nao desapareca definitivamente do panorama desportivo em Mocambique.
ZC55
(Foto cedida pelo Manito, do seu Facebook)

3 comments:

  1. R.I.P Arsenio Esculudes

    ReplyDelete
  2. R.I.P papa Arsenio Esculudes, um dos grandes pilares do Hoquei Mocambicano. O país, a familia em geral sentirá bastante pela sua perda.

    ReplyDelete
  3. Colega, amigo e campeão Provincial de Moçambique pela equipa de Júniores do SNECI no ano de 1967/1968 formada por: Guarda Redes; Chico e Manuel Jorge, Defesa - Arsénio Esculudes (RIP), Avançados Ernesto R. Silva (eu) Luís Cabacinha, e Carlos Betencourte (RIP), Viegas e Raul.

    ReplyDelete