Friday 30 April 2010

Primeiro de Maio


Foi no primeiro dia do mes de Maio de 1955 que nasci na Cidade da Beira, as 6 horas da manha, com 4,800kgs (que ganda bebezao!!). Meus pais e minha irmazinha (3 anitos na altura) viajaram na noite anterior do Dondo para a Beira, tendo sido um amigo da familia, o Fernando da Casa Maia e Diniz que os levou numa carrinha, atraves da estrada Dondo-Beira que na altura estava a ser asfaltada. Foi no antigo Hospital Rainha Santa Isabel que uma freira parteira me trouxe ao Mundo e coitada deve ter ficada impressionada pelo tamanho do "rebento"!
A viagem de regresso ao Dondo ocorreu dez dias depois, de comboio, tendo sido esse o meu primeiro de meio de transporte, o que muito explica a minha ligacao com as ferrovias e comboios.
Outra ligacao que acabo de identificar e a minha ligacao com a Rainha Santa Isabel, pois de acordo com a Wikipedia "Isabel de Aragão OFS (ou, usando a grafia medieval portuguesa, Helisabeth; Saragoça, 1271 - Estremoz, 4 de Julho de 1336), foi uma infanta aragonesa e, de 1282 até 1325, rainha consorte de Portugal. Passou à história com a fama de santa, tendo sido beatificada e, posteriormente, canonizada. Ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, A Rainha Santa" pereceria em Estremoz, local onde tambem eu pela ultima vez treinei uma equipa senior de hoquei em patins em Portugal ; ainda nao tinha entendido porque tinha ido parar a essa linda e acolhedora Cidade de Estremoz, mas agora encontro uma explicacao. E seria na Beira que teria tambem uma paixao por uma Isabel que marcaria a mudanca e destino da minha vida. As fotos sao de dois locais com muita ligacao pessoal, a Estacao Central dos Caminhos de Ferro da Beira, onde estudava, brincava e ganhava imensos concursos radiofonicos com o meu amigo Quim Almeida, uns verdadeiros campeoes das emissoes da Radio Pax e Radio Clube da Beira;a outra foto refere-se ao Porto da Beira, onde passei muito tempo trabalhando como Director Adjunto da Emopesca Beira, gratas recordacoes de uma lideranca dinamica e renovadora, apos um grave acidente havido na frota pesqueira causada por uma depressao tropical nos inicios de 1982. O convivio e trabalho lado a lado com cooperantes cubanos e trabalhadores mocambicanos dedicados e verdadeiros herois do trabalho, que sempre recordo neste dia do Primeiro de Maio, assim como de todos os outros trabalhadores mocambicanos, sovieticos, portugueses, ingleses e varios de diferentes origens africana, asiatica, sul-americana, etc.; um dia comemorado internacionalmente por muitos Paises que reconhecem este dia como fundamental para a garantia de liberdade de expressao por parte das classes operarias.
A todos aqueles que festejam este dia, aqui vai o meu abraco por este dia que tambem e o meu dia!
ZC55

1 comment:

  1. PARABÉNS! RECORDAR O DONDO, A BEIRA, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, O CAIS, É UMA BOA MANEIRA DE CELEBRAR O 55º ANIVERSÁRIO.
    Cordialmente
    EV

    ReplyDelete