Tuesday 27 April 2010

Mundial Vigo 2009


Retrato de uma equipa desagregada, dividida, as pressas e sem tempo para se organizar, e assim que interpreto esta foto tirada antes do jogo inaugural contra a Espanha.
As camisolas e calcoes nao tiveram em conta os diferentes tamanhos dos atletas: O Bruno Adriao juntou-se a equipa ja em Vigo, tendo feito apenas 2 treinos antes do jogo inaugural e depois de ter estado uma epoca sem jogar, conseguindo ser um dos melhores jogadores mocambicanos e foi uma luta para encontrar um equipamento do seu tamanho. Antes do inicio do desfile de inauguracao, como Mocambique ia jogar logo a seguir contra o anfitriao, teve que se equipar antecipadamente; somente nessa altura e que repararam que as meias nao serviam , eram meias apertadas e para outras modalidades que nao usam caneleiras; tive que ir a correr pedir ao Brasil e ao meu amigo Didi para emprestarem as meias depois do desfile para podermos jogar; falei com o responsavel pela organizacao do Mundial e este conseguiu arranjar meias apropriadas ja durante o aquecimento para o jogo; enfim,um stress desnecessario por falta de conhecimento de quem liderou esta equipa para o Mundial.
O Seleccionador Nacional nao pode comparecer a ultima da hora (Pedro Pimentel) deixando a equipa entregue ao catalao Josep Barbera e Adjunto Julio Mungoi; na foto o Barbera esta distanciado e hoje segue distanciado pela forma como terminou a relacao com os dirigentes mocambicanos. O Jose Soares esteve igualmente distanciado e inconformado pela forma como a equipa se apresentava; o Bruno e Nuno Adriao fizeram todo aquele escandalo para conseguirem o premio da Suica que nao lhes tinha sido pago nem acordado com quem de direito, num ultimo grito de estertor para conseguirem mais alguns euros no final da sua participacao na equipa nacional, uma saida sem gloria nem distincao que bem mereciam depois de tudo aquilo que fizeram pela Seleccao e hoquei mocambicano. O Paulo Pereira triste e frustrado pela desorganizacao e imobilizacao da modalidade. O Siga chateado por nao jogar, assim como o Kiko que jogou quase sempre numa posicao nao usual; o Bruno Pimentel no meio da confusao,a tentar resolver o que nao era resolvido, zangado e ainda teve que carregar uma perna de presunto para o "Chefe"! O Vice-Presidente Sidique notoriamente interessado na foto para a posterioridade, ainda estou a espera do primeiro par de patins da China ou do envio de um dos jogadores identificados para a Catalunha; os outros foram-se acostumando ao proprio costume do desenrasca e salve-se quem poder.
E eu vim-me embora pois desta vez nao consegui ter estomago para tamanha desintegracao, desuniao, interesses pessoais, divisionismo, criticismo, enfim tudo aquilo que nao estou ja habituado e que pensava ter sido ultrapassado: puro engano e muita frustracao.
Mas a esperanca nao morre, continuo a apostar na mudanca de atitude e visao, para bem da modalidade!
Saudacoes
Ze Carlos

2 comments:

  1. Quero fazer parte dessa mudança que a seleçao de mocambique irá ter...
    grande abraço empresario

    ReplyDelete
  2. E preciso apelar a todos os moçambicanos que se unam em prol do hoquei

    ReplyDelete