Saturday 10 April 2010

Geracoes sem fronteiras


Esta tarde encontrei-me com o Luc Gagnaux e foram muitas as recordacoes de amigos e conhecidos comuns, de vivencias e episodios passados em epocas e lugares diferentes em Mocambique, das pessoas que gravitavam a nossa volta e de outras que deixaram memorias ainda frescas de um passado recente. A conversa estendeu-se por varias epocas e fases das nossas vidas, falamos do inesquecivel pai do Luc, o Dr.Gagnaux e do seu papel missionario e humanistico, do seu irmao Phillipe, medico e politico do JPC, do seu trabalho actual ligado a fauna bravia, do irmao Pierre e da sua passagem pelas pescas, trabalhando com o chileno Chacon, supervisionados pelo Manel Goncalves e de outros familiares.
Amigos comuns do hoquei, o Telinho e as aventuras motorizadas, o Dadinho Muge e do seu hoquei pujante, do Raul Madivate e sua esperteza, do Senito Esculudes e do seu hoquei habilidoso, todos estes excelentes praticantes do hoquei em patins onde apenas o Telinho se encontra ainda entre nos. Das coutadas de Marromeu e Inhaminga, das malarias e dengues de Pemba, dos nigerianos e tanzanianos, dos politicos e das politicas, desde do Dondo ate LM, passando por Manica e Beira, dos movimentos estudantis universitarios ate a Independencia, do carapau e das bichas ate ao desastre de Mbuzini e das teorias snaspianas e keigibianas, num dia em que mais um Presidente morre (Kaczynski da Polonia) em mais um desastre aereo em terras russas, coincidentemente como a origem do aviao em que viajava o falecido Presidente Samora. O assasinato do Dr.Gagnaux, as razoes por detraz desse acto ignominioso, as duvidas persistentes e a dor e perda que permanecem, tudo isto atraves de varias geracoes que nao tem fronteiras, nem limites, nem marcos separativos, por nos vivenciados e da qual nao consigo visionar Setembrismo, Marcismo ou Virofixagem, por entre Independentistas (assim diz o meu amigo Zuka no seu artigo http://forum.verdade.co.mz/index.php/topic,250.0.html) enxovalhados pela Rossana (http://forum.verdade.co.mz/index.php/topic,249.0.html) ou entao de outros olvidados (de Ngungunyane a Mondlane).
Claro que este convivio tinha que ser a volta do frango do Nando's, em Southampton, no West Quay onde tiramos a foto que ilustra este dia.
Um abracao ao Luc e sua familia!
(ah, Sidique se nao importares material de hoquei urgentemente, ja sabes o que vou fazer, nao e??)
Ze Carlos

7 comments:

  1. Boas recordcoes de bons tempos
    ainda consigo lembrar me de algumas passagens nossas em ferias em Xinavane onde o Dr.Gagnaux trabalhava ... ficavamos algumas vezes em casa dele , tinha um mini zoo dentro do quintal , lembro duma capoeira que ele vedou bem e tinha la crocodilos que ele proprio entrava na capoeira para dar lhes comida... Grande Homem , amigo da familia, pouco antes do seu barbaro assassinato tinha ido de barco com meu pai a Bela Vista ?Matutuine fazer prospeccao pois tinha intencoes de se mudar para la ... enfim .

    Nota : Essa do Sidique eu gostaria de ouvir lol

    Abraço

    BP

    ReplyDelete
  2. Alô zé Carlos
    Um dos filhos do Dr. Dr.Gagnaux foi da minha turma na primária (temos a mesma idade - 47 a caminho dos 48), lembro-me bem de passar pela Missão Suissa, para grandes brincadeiras com os filhos deles (o nome é que já se varreu da minha memória, é da idade)
    Um grande abraço
    Jorge Santos

    ReplyDelete
  3. Obgd p/v/comentarios:
    Jorge: penso tratar-se do Luc,pois ele tambem tem a tua idade; o Philipe esta nos 59 e o Pieree nos 45l
    Bruno: proxima vez k estiver c/ Luc falarei sobre essa viagem c/ t/ pai;
    abracao
    Ze Carlos

    ReplyDelete
  4. Eu tambem tava nessa viagem a Matutuine.
    até tirei fotografias .quanto ao filho de 47 a caminho de 48 deve ser o Marc pois ele faz 48 este ano eu faço 47 temos 11 meses de diferença .
    Quanto a ti Zé, sabes o que quer dizer '' off the record '' nao sabes ? hahahha..ja me esquecia nao és jornalista .
    muito nice
    um abraço a todos
    Luc G

    ReplyDelete
  5. nice , olha Luc , se puderes envia me essas fotos , gostaria de mostrar ao meu pai .
    Ele e a minha mae fizeram 50 anos de casado este ano e fizemos (nós filhos) uma grande festa no Kaya Kwanga em homenagem a eles que tanto nos suportaram hehehe, nessa festa fizemos um powerpoint com fotos dessa longa vinda e claro incluia algumas fotos do teu pai que era por nós muito acarinhado e ate hoje é recordado. Meu email é hoqueipimentel@hotmail.com ou bruno2pimentel@yahoo.com .

    Grande abraço e tudo de bom para ti e familia.

    Abraço Zé e thanks

    Bruno Pimentel

    ReplyDelete
  6. Oi Bruno e Luc:
    desculpem-me as idades, mas as vezes teclo erradamente e depois sai confusao!
    Yha Luc nao te preocupes, continua off record ate me encontrar com o "culprit"!
    Bruno, abracao aos velhotes, realmente ter k aturar uma turma deslizante e paulada como a vossa deve ter-lhes custado mesmo imenso.......
    Abracao
    Ze Carlos

    ReplyDelete
  7. Zé Carlos, como faço para entrar em contacto com o Marc.
    Um abraço
    Jorge santos

    ReplyDelete