Tuesday 20 April 2010

Francisco Velasco


Francisco Velasco dispensa apresentacoes: Campeao do Mundo por 2 vezes, Campeao Europeu, Vencedor do Torneio de Montreux, considerado um dos melhores jogadores do Mundo, eximio patinador e bi-dextro (tanto jogava segurando o stick com uma mao ou com a outra com a mesma eficiencia); os seus patins tinham uma caracteristica: quando lancados no rinque, rolavam circularmente e davam uma cambalhota, tal a forma com estavam (des)afinados, o que lhe conferia um estilo de patinagem muito proprio, ziguezagueado, flexivel e inesperados movimentos de mudanca de direccao e sentido; manejava o stick de uma forma peculiar, colava a bola na ponta do stick e esta saia disparada sem qualquer previa indicacao de remate, surpreendendo adversarios e guarda-redes; tremenda visao de jogo, estudava jogadas a fio, interminavelmente e diariamente, treinando afincadamente no SNECI e Ferroviario.
Quando em 1957-59 foi jogar para a Lusalite, um Bairro Fabril localizado ao lado do Dondo, uma vila onde eu vivia, meu pai levou-me a ve-lo jogar; nessa altura penso que recebi o "virus" e seria em 1960, aos 5 anos de idade que iniciaria a patinagem na Vila de Manica, onde entretanto meu pai tinha sido transferido para igualmente trabalhar na Estacao dos Caminhos de Ferro e claro, viviamos no Bairro Ferroviario.
A ligacao com o Xico tem lacos familiares; sua mae e meu avo paterno eram irmaos, meu pai e Xico sao primos direitos e eu sou primo em segundo grau, dai que existe uma componente familiar que contribuiu para a minha introducao na patinagem e mais tarde no hoquei.
Em 1980 quando o Xico regressou a Mocambique foi meu treinador no Costa do Sol, mas infelizmente um acidente de trabalho roubou-lhe sua mao direita; nessa altura trabalhava para o Ministerio dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes, liderado pelo falecido Engenheiro Alcantra Santos, que conhecia muito bem o Xico, pois tinha sido o Tesoureiro da Seleccao que na altura constituida por jogadores de Mocambique, conquistou o Torneio de Montreux/Suica. O Governo Mocambicano nunca lhe concedeu uma indemnizacao que lhe compensasse a enorme perda que teve, eu proprio tentei ajuda-lo quando uns anos mais tarde ele me pediu ajuda para interceder junto ao Governo, mas era muito dificil, ja ninguem se lembrava daquilo que o Xico tinha feito por Mocambique e pelo Desporto Mocambicano; nunca lhe foi feita uma Homenagem que merece em Mocambique, enfim uma ingratidao que me faz sentir desiludido e triste.
Muitas sao as vezes que falo com o Xico sempre quando tenho essa oportunidade de visitar Portugal, pois sempre aprendo algo com ele, oico as suas interminaveis historias; tive o privilegio de poder conviver com o Xico e Fernando Adriao ao mesmo tempo e com ambos ouvi muitas historias que nao estao registadas, mas que perduram na memoria e espero um dia poder "descarregar" aqui neste blog.
Hoje lembrei-me do Xico e da minha iniciacao no hoquei por causa o seu artigo no Mundo OK
Daqui envio um grande abraco ao meu querido primo e faco votos que tenha muita saude e muitos mais anos de vida para nos continuar a dar liccoes sobre a nossa modalidade. e sobre a vida em geral.
Ze Carlos

5 comments:

  1. AMIZADE E SAUDADE
    UM GRANDE ABRAÇO E MUITA SAUDE E MUITOS ANOS DE VIDA
    UM ABRAÇAO
    CLIMERIO FERREIRA

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado amigo Ferreira, votos que retribuo;

    e viva o Clube Futebol Benfica, donde um dia partiu para Mocambique o Fernando Adriao pai, tendo deixado um legado historico no hoquei em patins, que ainda hoje perdura nos rinques e bancadas do Malhangalene!

    saudacoes

    Ze Carlos

    ReplyDelete
  3. Nunca faltei a um jogo do Velasco enquanto jogou na Lusalite; sempre foi, para mim, o melhor jogador do mundo; para os de LM era o Fernando Adrião e, mais tarde, para os tugas, o António Livramento...
    Ainda hoje me lembro das stickadas do Xico do meio-campo, nem se via a bola partir, impressionante; o Xico e eu fizémos em conjunto um livro para crianças onde o Xico desenhou imagens lindíssimas, que talento; ele deve-se lembrar, o livro foi para um tal de Rogério Moreira que tem uma editora em Cascais; fiquei muito contente de saber que o Xico está bem, bem hajas...

    ReplyDelete
  4. Tao bom recordar os velhos tempos .....
    (Kathleen Binda Burt)

    ReplyDelete
  5. O Roger, Senhor Rogério Moreira e meu caro Amigo, continua vivendo em Cascais. Gostei de ver as fotografias dos melhores tempos do hoquei em patins português. O Francisco, sem dúvida, o melhor de todos os tempos. Recordo-me com 8 anos no SNECI de os ver jogar. Recordo-me com saudade de um amigo do Francisco...o "Galinha" o que é feito dele?
    Gosto também, do comentário da Kathleen Binda.
    Um abraço do
    João de Faria-Lopes.

    ReplyDelete