Wednesday 20 January 2010

Vovo nao dorme!


Seleccao Nacional de Mocambique na jornada inaugural do Campeonato Mundial de Vigo/2009, disputado entre 4 e 11 de Julho
Ja me tinha referido numa outra altura e num outro blog, logo depois do Mundial de Vigo, que "Vovo nao dorme" e hoje mais uma vez essa frase parece-me ser actual e revestida de um ressentimento que ainda nao consegui ultrapassar. De novo,um outro incendio deflagra no Porto de Pesca da Beira e mais duas embarcacoes da Pescamar (de acordo com http://allafrica.com/stories/201001200883.html tratam-se de embarcacoes novas, 3 anos apos construcao) acabam por se perder e ainda uma terceira ficou afectada. Tudo isto podera ter sucedido por varias razoes, as quais serao identificadas por equipas tecnicas, nomeadamente representantes da seguradora das mesmas; mesmo que existam explicacoes tecnicas e/ou humanas,para mim existe uma outra explicacao transcendental relacionada com a arrogancia, desprezo, falta de consideracao e compaixao evidenciada pela Administracao da Pescanova, principal accionista da Pescamar, aquando da minha visita a sua sede em Vigo, a 3 de Julho de 2009, por altura da realizacao do Mundial de Hoquei em Patins em Vigo; esperava eu que a Pescamar poderia apoiar a Seleccao Nacional de Mocambique durante a sua estadia em Vigo, nem que fosse com uma refeicao ou um par de sticks, mas nem isso foram capazes de oferecer, doar ou apoiar; a Pescamar captura cerca de 70% dos recursos de camarao de superficie de Mocambique e a sua ganancia e sede por lucros esta agora a ser paga de uma outra forma,pois a praga e mau agoiro que lhes foi rogada por mim e presenciada pelo Eng.Carlos Laisse e Sidique Ali (dois Vice-Presidentes da FMP) continua a surtir efeito!

E no futebol terminou o sonho, alias esse sonho assim como muitos outros, dificilmente se tornarao realidade se nao houver trabalho a partir da formacao,tal como no hoquei tambem a formacao no futebol precisa dos melhores tecnicos e nao de roupeiros feitos treinadores de iniciacao (como por exemplo o roupeiro Zefanias do Estrela Vermelha ser o principal monitor/treinador da iniciacao!!); a solucao e comecar tudo de novo, com uma filosofia desportiva para cada modalidade (em breve escreverei sobre a minha visao sobre esta "filosofia"!).

Hoje sem duvida e um dia escuro, assim como o ceu carregado que paira sobre mim!

Ze Carlos

2 comments:

  1. Hello Zé.
    Bom opiniões são opiniões, e no teu "Vovô não dorme" colocaste uma série de conceitos que, misturados, são ou poderão ser uma autentica bomba ao retardador. Mas, abstendo-me de me pronunciar sobre o transecendental uma vez que não me reconheço com "bagagem" adequada a fazê-lo, concordo inteiramente com as tuas observações sobre o papel da formação no desenvolvimento do desporto e em particular no alargamento da formação dirigida a talentos, como forma de ampliar a base de "recrutamento" de craques para a alta competição.
    Quanto à postura de alguns empresários, dos quais apenas exemplificaste um, eis o que eu penso. Esses alguns ainda têem dificuldade em entender que o investimento no desporto é não só uma forma de "redistribuição" social da riqueza, mas também uma maneira de desencadearem um efeito-cascata de estímulo ao consumo, criando mais possibilidades de aumento de consumidores, mas ainda mais ao promoverem a possibilidade de o desporto (ou a "indústriä" do desporto) passar a ser um contribuinte real para o PIB do nosso País. Mas é para essa luta, sem desfalecimento, que estamos cá aqui e agora.
    Bem hajas pelo teu blogg e pelas opiniões que canalizas. Espero sinceramete que ele estimule também o efeito-cascata de opiniões dos teus leitores e seguidores.
    Aquele abraço amigo de saudade .
    Cazé

    ReplyDelete
  2. Hello Sir Charles,

    Continuamos a constatar que o nosso hoquei teima em vencer, lutando contra tudo e contra todos. Se ao menos tivessemos uma mãozinha...
    Por isso é que disse, no outro dia ao Bruninho, que Moçambique deveria receber uma medalha cada vez que entra num Mundial e faz frente a selecções que não tem 1/1000 dos problemas que afectam a nossa selecção.
    Um cumprimento especial ao Dr Cazé, pois a sua opinião, baseada em longos anos de experiência pessoal, engradece a conversa e, consequentemente, o blog.

    Abraços,
    Rui

    ReplyDelete