Thursday 7 January 2010

Pavilhao do Ferroviario da Beira

Parte fronteirica do Pavilhao de Desportos do Clube Ferroviario da Beira (CFVB), foto tirada ha alguns anos, depois da sua degradacao quase completa; hoje existe um esforco para a sua reabilitacao,noticias recentes dao conta que a Federacao Mocambicana de Basquetebol doou um par de tabelas novas para serem utilizadas para competicoes.
Este Pavilhao ainda hoje aparece nos meus sonhos,tal a dimensao e extensao de memorias estacionadas no parque do subconsciente; memorias adquiridas pela vivencia quotidiana durante muitos anos da minha juventude.
Neste Pavilhao situado no Bairro do Ferroviario na Beira, treinei e joguei hoquei em patins, basquetebol e futebol de salao (entre 1962 e 1972)tendo depois rumado para LM; regressei de novo em 1982-3, para trabalhar na Emopesca / Beira e comecei atreinar uma equipa de hoquei, havia muita falta de material e de jogadores, a modalidade ja estava moribunda na Beira e a tentativa nao teve muito sucesso, acabando por me concentrar mais na equipa de futebol salao do Ferroviario, tendo ganho o Campeonato Provincial da epoca e depois fiquei em 4o lugar no Campeonato Nacional, tambem disputado neste mesmo Pavilhao; alguns anos mais tarde quando de novo visitei a Beira, entre 90-92, ja as infraestruturas estavam completamente destruidas, durante muito tempo nao deixava de falar nisso, tamanha a dor e desolacao.
Faco votos que consigam a sua recuperacao total, ainda nao perdi a esperanca de la voltar, calcar os patins e dar umas boas stikadas, rodeado de criancas avidas em aprender a patinar e jogar hoquei!!
Saudacoes
Ze Carlos

2 comments:

  1. hi.O meu pai foi treinador do ferroviario da beira em futebol de salao.O nome dele era Barradas.Ele trabalhava nos caminhos de ferro.Aonde e que eu posso encontrar fotos ou artigos dele.Foi entre 68/72? Um abraco.Luis Barradas

    ReplyDelete
  2. Comecei a treinar basquetebol nesse belo Pavilhão em 1961, era o treinador o Afonso Domingos. Joguei depois nos júniores e séniores até 1971, altura em que fui para a tropa tendo voltado à Beira em 1974. Ainda voltei a jogar mas a politização era muita e desisti, tendo vindo para a "metrópole" em 1976. Nunca lá voltei.
    Um abraço
    Jorge Trancoso

    ReplyDelete